quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Passo a passo para conseguir um emprego na área jurídica em Sydney (parte II)

Continuando o post anterior, uma vez vc tendo seu currículo e cover letter prontos comece a mandá-los para todas as vagas que puder. Esqueci de dizer que além do Seek, que comentei no post anterior, vc pode também mandar seu currículo direto para os recruiters e para os escritórios de advocacia. Eu fiz pouco isso pois sinceramente acho meio complicado mandar currículo genérico sem saber a vaga que eles tem em aberto. Eu sempre acho que esse tipo de abordagem faz seu currículo cair num buraco negro e ninguém vai guardá-lo pra quando uma vaga abrir. A não ser que vc dê a sorte de mandar justamente pra uma empresa que esteja contratando naquele momento pra uma vaga em que vc se encaixe, mas aí essa vaga vai também estar sendo anunciada no Seek e é melhor vc responder ao anúncio pois vai poder moldar seu currículo as especificidades da vaga. Se ainda assim vc quiser mandar, uma empresa de recruiter que eu sugiro é a People2People porque quando fiz entrevista lá o recruiter me comentou que eles tem muitas vagas temporárias e costumam entrevistar e encaminhar muitos advogados estrangeiros. Até hoje eu recebo email e sms deles com vagas temporárias que precisam de gente urgente. Ah, tem gente que sugere também ir pessoalmente nos escritórios/empresa deixar currículo. Eu sinceramente acho isso coisa de stalker, haha, e odiava quando faziam isso no escritório que eu trabalhei no Brasil. Mas já ouvi gente aqui que jura que dá resultado, então siga o que vc acha melhor.

Voltando ao passo a passo para conseguir um emprego:

3) A entrevista por telefone. Com um pouco de sorte e paciência, vc será chamado pra uma entrevista. Normalmente o que acontece primeiro é o RH/recruiter te ligar para checar seu nível de inglês e repassar sua experiência, fazendo uma mini entrevista por telefone. Aqui vai uma dica: procure sempre dizer que vc não pode falar no momento (porque está no trem, na rua com barulho, ou qualquer desculpa parecida) e peça para retornar em seguida. Por que? Imagina que vc mandou 20 currículos num dia. Aí te liga um cidadão falando mega rápido no intrincado sotaque australiano e dizendo que o nome dele é x, ele trabalha pra empresa y e perguntando se vc pode conversar sobre a vaga. O que vc entende? Bla bla bla bla + vaga = pânico. Quais as chances de vc, recém chegado aqui, ainda inseguro no seu inglês, entender 100% quem é a pessoa do outro lado da linha, lembrar qual é a vaga assim de cara e lembrar que currículo adaptado vc mandou pra essa empresa? Quase zero. Então a dica que me deram no curso que fiz aqui pra conseguir emprego foi: dê uma desculpa e peça pra retornar em seguida, nem que seja em 10 minutos, pra dar tempo de vc se recompor, checar nos seus emails que currículo vc mandou pra essa empresa e se preparar para a entrevista por telefone.

Essa dica é ótima e certamente deveria ser adotada sempre. Agora pergunta quantas vezes eu segui? Nenhuma! haha  Eu ficava tão empolgada de estarem me ligando e com medo de perder a oportunidade se pedisse pra retornar que acabava sempre dizendo: sim, claro que posso falar agora. Resultado: perdi oportunidade assim. Uma vez a mulher do RH de uma empresa me ligou, pediu pra eu contar minha experiência, eu comecei a falar meio genérico pois sequer tinha entendido de que empresa ela era, e quando eu terminei ela disse: desculpe, mas vc não se encaixa no perfil que estamos buscando, achei que vc tinha uma experiência mais específica na área corporativa. Certamente se eu soubesse com quem estava falando teria me preparado melhor. Então não cometam a mesma burrice minha e pode pedir sem medo pra retornar depois. Só peguem muito bem os detalhes de quem te ligou, claro.

Aqui entra outra questão: nossa insegurança com o inglês. É super normal que vc chegue aqui e se sinta inseguro com seu inglês, eu mesmo tendo tirado 8 no IELTS e gabaritado o “listening” da prova, sempre achei que meu inglês não era suficiente. E eu morria de medo de reconhecer que eu não tinha entendido algo que me diziam, então fingia que entendia, o que claro era bem pior. Imagina vc ter que retornar uma ligação sem saber o nome de quem te ligou! Meu conselho é: não tenha medo de pedir pra pessoa repetir o nome ou onde trabalha! Até os australianos fazem isso, pois vamos convir que quando vc atende uma ligação e a pessoa desanda a falar o nome, de onde é e o que quer, em 5 minutos de conversa vc mal vai lembrar o início da conversa onde ela se apresentou.

Simulando uma ligação de um recruiter, vc poderia dizer algo assim:

Recruiter: - Hi, may I speak with (seu nome) please?
Vc: - (seu nome) speaking.
Recruiter: – Hi (seu nome), how are you? My name is x, I work for y, we received your CV and I was wondering if we could have a quick chat about the position w and your experience.
Vc: - Of course we can, but I am in the train at the moment and it is a bit loud, is it ok if I call you back in about 10 minutes?
Recruiter: - Yes, sure.
Vc: - I am sorry, but could you please repeat your name and company again? The call isn’t very clear.
Recruiter: - Of course, my name is x and I work for y.
Vc: - Perfect, I will call you back shortly. (levando em conta que o número da pessoa apareceu no seu celular. Caso negativo não custa pedir, ou se vc estiver muito inseguro sempre dá pra pesquisar o telefone geral da empresa no Google, vc só vai perder a chance de conseguir o telefone direto da pessoa)

Aí vc vai nos seus emails, checa a vaga, vê o currículo que vc mandou, respire fundo e liga de novo:

Vc: - Hi, may I speak with x (nome do recruiter), please?
Recruiter: - Speaking.
Vc: - Oh, hi x, my name is (seu nome) and I am returning your call to discuss my application to the (nome da vaga) position.

E aí vc faz uma mini entrevista por telefone, que normalmente não dura mais de 10 minutos e serve mesmo pra pessoa confirmar seu nível de inglês e sua experiência naquela área. Das entrevistas que fiz com recruiters por telefone, em quase todas eles me chamaram pra uma entrevista em pessoa (com exceção daquela que narrei acima em que me confundi quanto a vaga em questão).

Aqui um detalhe: se te chamarem pra uma entrevista em pessoa, tenha certeza de que entendeu todos os dados quanto ao dia e local e não hesite em pedir que a pessoa repita se vc não entendeu. Na maioria das vezes o recruiter vai te mandar um email com os detalhes da entrevista pessoalmente, e se ele disser que vai te mandar esse email e em 24hrs vc não receber, pode ligar perguntando (vai que caiu na caixa de spam ou ele esqueceu de mandar).

4) A entrevista pessoalmente. Chegou o grande dia da entrevista frente a frente e vc está apavorado. Eu pelo menos estava… haha É super normal ficarmos nervosos com qualquer entrevista, imagina uma num país diferente e toda em inglês, pra uma função que vc nunca trabalhou e tem pouca ideia de como funciona na prática. Aqui vou dar algumas dicas, mas a verdade é que vc só vai aprender na prática e com seus erros. Vc pode dar sorte de conseguir algo logo de cara, ou pode precisar de mais tempo para se aprimorar. Eu nas minhas primeiras entrevistas que fiz era uma múmia, só respondia o que era perguntado e quase implorava pela vaga dizendo que eu topava fazer tudo. haha  Aos poucos fui me soltando e no fim já estava até contando piada em inglês. Mas mesmo vc achando que foi bem, se prepare para decepções. Uma vez fiz uma entrevista num escritório que amei: passei pelo RH deles, me chamaram para a entrevista com o sócio e foi ótima, achei que tinha me saído super bem, rimos juntos, ele pareceu super impressionado com a minha experiência, até chamou o outro sócio para me apresentar, enfim, saí de lá achando que tinha conseguido. Pergunta se algum dia me ligaram? Teve ainda uma outra vez que uma recruiter me amou e me encaminhou pra um escritório também com uma vaga ótima, exatamente o que eu queria. A entrevista foi maravilhosa, e quando saí a recruiter me ligou pra dizer que a advogada tinha ligado pra ela e dito que eu era exatamente quem eles procuravam e que eles tinham me adorado. Achei que tava certo, mas no dia seguinte a recruiter me avisa que eles decidiram promover alguém interno pra vaga e não iam me contratar. Imagina o balde de água fria! Mas essa experiência foi ótima porque com o feedback que a recruiter recebeu da empresa eu caí nas graças dela e ela queria me indicar pra toda vaga que aparecesse. E nada melhor do que cair nas graças de recruiter! Eu costumava odiar eles porque nunca me retornavam, haha, mas no fim quando caí nas graças de uns 3, foram eles que me encaminhavam pras vagas mais promissoras. Isso porque quando vc é selecionado diretamente pelo escritório/empresa, são dezenas de pessoas que eles estão entrevistando. Já quando vc vai recomendado por um recruiter, o escritório/empresa vai entrevistar no máximo 2-3 pessoas porque a ideia é justamente que o recruiter faça o filtro pra eles.

Chega de enrolação e vamos as dicas:

- seja pontual (sempre!). Se isso já é uma regra pra qualquer entrevista, mesmo no Brasil, aqui na Austrália então é fundamental. E nem adianta a desculpa de que pegou trânsito, o trem atrasou, etc, o mínimo que se espera aqui é que vc preveja esses imprevistos. Então se programe pra chegar no local uns 30 minutos antes, pare para tomar um café pra relaxar e chegue ao local marcado no máximo 5 minutos antes (chegar com muita antecedência também pega mal).

- não preciso nem dizer que tem que se vestir de forma adequada, né? Eu ficava na dúvida quanto ao grau de formalidade local, então na dúvida ia com uma calça social, camisa social e um blazer ou um vestido social e meia calça. Não precisa de salto alto pras mulheres, e acredito que pros homens não precise de terno, basta calça e camisa social (e talvez um blazer), mas na dúvida eu se fosse homem iria de terno já que o meio jurídico é sempre mais formal.

- sorria e faça contato visual.

- a abertura da entrevista é sempre uma conversinha fiada, normalmente sobre o tempo, ou como foi seu fim de semana. Então esteja preparado pra esse tipo de pergunta e pra manter esse tipo de papo furado por alguns minutos. Eu virei especialista nisso, Thiago vive me sacaneando que eu fico de papo furado com todo mundo, do motorista do onibus ao vizinho.

- se a entrevista for com um recruiter, pode contar que vai ter um teste de Word, Excel (e as vezes Power Point) e typing (não sei se é padrão, mas todos os recruiters que fui fizeram). O teste de Word/Excel é basicamente pra ver o quanto vc sabe desses programas e costuma ser bem fácil. Só tive dificuldade uma vez porque aparecia a pergunta e eu tinha que clicar direto na aba correta senão perdia o ponto da questão e eu sou péssima em saber a aba certa de cabeça, vou fuçando até achar o que quero, ainda mais porque uso diversos tipos de Windows e Mac. Ah, o recruiter pode te perguntar em que versão do Windows vc quer fazer o teste, pra mim dava no mesmo porque não sabia de cor nenhuma. haha O teste de typing é um pouco mais difícil porque eles querem checar sua velocidade de digitação. Vc vai ver que muitas vagas (principalmente de legal secretary) pedem especificamente uma velocidade x de digitação. Eu achava que era super rápida digitando e ia tirar de letra. Tolinha! Fui fazer um teste online e minha velocidade mal chegava a 55 wpm (words per minute) sendo que muitas vagas pedem 80 wpm! Mas no geral 60 wpm é o mínimo, e vc só alcança uma velocidade maior que isso se digitar com os “dedos” corretos, o que pouca gente faz (a não ser que vc tenha feito curso de digitação). Então se a vaga pedir isso, testa sua velocidade em casa (tem vários sites como esse aqui) e treina pra melhorá-la, se for o caso. Eu, mesmo com treino (no curso do TAFE tínhamos aula de typing também), nunca consegui passar muito de 65wpm, e isso nunca me atrapalhou nas entrevistas.

- prepare o que vc vai falar sobre a sua experiência profissional, dando exemplos concretos que se adeqúem a função que vc está aplicando. Repito o que eu disse no post anterior: não adianta dizer que vc era o bambambam do contencioso/tributário no Brasil se vc está aplicando pra uma vaga de suporte. Muitos entrevistadores vão te perguntar sobre uma situação x que vc encontrou no seu emprego anterior e como vc resolveu. Prepare algumas situações que se adeqúem a várias qualidades (teamplayer, multitask, deadline oriented) para vc poder usar. Exemplo: se te perguntarem um exemplo na sua experiência profissional que mostre sua habilidade de ser teamplayer. Vc pode dizer que trabalhou no projeto y que era muito desafiador e complexo, o prazo se aproximava e vc percebeu que não daria conta de cumpri-lo. Então vc foi conversar com seu chefe, negociou um prazo adicional e pediu ajuda de um colega, delegando tarefas. Só aí vc já respondeu o exemplo de teamplayer e ainda mostrou que não tem receio de pedir ajuda quando necessário, sabe negociar prazos complexos, etc. Eu achava isso tudo meio sacal e bobo, até porque fazia mais de 10 anos que eu não fazia uma entrevista de emprego. Nem sei se é assim que funciona no Brasil, mas aqui eles são bem metódicos e adoram um exemplo prático. Ainda mais pra essas vagas de suporte que são mais mecânicas. Mas claro que isso não é regra, na entrevista com meu chefe atual, que é americano, ele não perguntou nada disso e foi mais uma conversa genérica e eu até sacaneei ele, sem me dar conta na hora. haha  Explico: ele quando viu que eu era brasileira disse que o nome de uma das filhas dele era um nome brasileiro, disse qual era e eu, na maior espontaneidade: sinto te dizer que esse nome não tem nada de brasileiro.  haha  Ele riu e ainda tentou dizer que era sim, que era de uma modelo brasileira, e eu: ahhhh, sim, realmente tem uma modelo com esse nome, mas porque a família dela é italiana, porque o nome em si de brasileiro não tem nada. Pra completar quando terminou a entrevista ele perguntou se eu queria que ele me levasse pra conhecer o escritório e eu respondi: "não precisa, vou conhecer quando começar a trabalhar aqui". Juro que não sei de onde tirei essa ousadia e gaiatice toda, ainda mais eu que travava com qualquer piada em inglês. Mas acreditem: melhora com o tempo. No inicio quando comecei aqui no escritório eu morria de medo das conversas com esse sócio porque ele fazia piadas irónicas que eu nunca entendia (ah, os americanos). Hoje em dia até sacaneio ele, como no outro dia que o vi bebendo o segundo copo grande de café no dia (que aqui na verdade é uma dose de café expresso e 500ml de leite) e disse que ele bebia mais leite que o meu bb. E ele responde rindo: “get off my feet”. haha

- prepare algumas perguntas para o entrevistador. Na maioria das vezes quem está te entrevistando vai começar a entrevista falando sobre a vaga, a empresa e vai te dar muita informação e no fim quando te perguntarem se vc tem alguma pergunta vc se pega sem ideia e diz que não tem nada a perguntar. Só que isso cai mal, e acredite, vc sempre tem coisa a perguntar! Desde como é o trabalho em equipe na empresa, a progressão de cargos, quando vc pode esperar uma resposta do processo seletivo e mil coisas que eu já nem lembro mais mas com certeza o Google está aí pra te ajudar com mil ideias. ;)  Só cuidado, claro, pra não soar pedante ou demonstrar que vc não está interessado na vaga em si, que ela é só um trampolim para algo maior e daí cair na questão de vc ser “overqualified”. E também não vale bombardear o entrevistador com mil perguntas, uma ou no máximo duas já são mais do que suficientes.


- termine dizendo sempre algo como: “it was a pleasure to meet you and I look forward to hearing from you”.

No próximo capítulo dessa novela eu vou concluir com o que acontece quando vc recebe uma proposta de emprego, o que dizer quando te perguntam sobre sua pretensão salarial, etc.





P.S.: Esse post e o próximo é basicamente pra quem tem visto de residência. Nada impede que com outro visto vc consiga uma vaga nessa área, mas tenha em mente que vai ser beeemmm mais difícil.

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