domingo, 26 de fevereiro de 2012

Momento "vida selvagem"

Hoje tive um típico momento vida selvagem. Estávamos no Centennial Park, num churrasco brasileiro, estendemos a toalha na grama para sentar, e eu me abaixo pra pegar minha bolsa que estava encostada numa árvore.

Só não vi que na árvore tinha uma imensa teia de aranha! Resultado: teia no meu cabelo, na minha blusa, junto com alguns dos recém adquiridos alimentos presos na teia. Arg!

Bom, vamos pensar pelo lado positivo, pelo menos a dona da casa não estava por perto no momento... :-P

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Passeio pelas redondezas


Ola galera,

Finalmente estou de volta ao blog, deixei os posts na mão da Denise por umas semanas pois realmente não estava muito inspirado. Bom, depois das duas primeiras semanas de desespero atrás de um apartamento nós finalmente conseguimos ser aceitos em um. Os primeiros dias foram de arrumação, limpeza, compras no mercado, mas nestes últimos dias nós conseguimos tirar um tempinho para conhecer as redondezas.

O primeiro passeio eu fiz sozinho mesmo, na verdade eu só fui dar uma caminhada pela orla e acabei percebendo que não estamos muito longe da baía de Sydney. Depois de uns 15 min caminhando eu me deparei com esta vista linda de fim de tarde.






Para quem não sabe nós estamos morando em North Sydney, um bairro pra dentro da orla da baía, o bairro que fica de frente pro Opera House é Kirribilli que por sinal é bem simpático, com muitos cafés e restaurantes interessantes.  Para quem mora no Rio eu diria que North Sydney esta para Sydney assim como Niterói esta para o Rio, principalmente por ter a melhor vista da cidade.
















No outro dia nós pegamos um ônibus aqui perto e fomos para Cremorne point, outra enseada na parte norte da baía com a mesma vista espetacular. Adoramos o parque e principalmente por termos descoberto uma piscina publica perto de casa. Vamos voltar lá com certeza para dar um mergulho.



















O único problema neste passeio foram as aranhas, encontramos uma quantidade absurda de aranhas, tinha até uma comunidade delas morando na mesma árvore. Como o verão está bem úmido, a proliferação das aranhas aumentou bastante.




Hoje nós aproveitamos o dia de sol para estrearmos nosso primeiro dia de praia na Austrália. Acabei escolhendo uma praia aqui pelo norte mesmo que parecia ser bem tranquila e bonita. Na verdade esta foi uma indicação de nosso colega de blog, Eduardo, depois que vi seu post fiquei curioso para conhecer o local.




















Realmente a praia é bem bonita, tranquila e muito limpa como toda praia aqui. A praia fica dentro da baía de Sydney, portanto não tem ondas. A criançada estava curtindo bastante e as mães todas tranquilas por não ter o perigo do mar.

Bom, aproveitem as fotos e que elas sirvam para deixa-los com mais vontade de virem aqui nos visitar.

Abraços,

Thiago.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Ida a biblioteca

Hoje foi o dia de fazer nossa inscrição na biblioteca do nosso bairro (http://www.northsydney.nsw.gov.au/www/html/2036-stanton-library.asp).

Fica a alguns (muitos) quarteirões daqui (sim, eu sou reclamona e ainda não me acostumei com as caminhadas diárias...rs) e é super moderna e organizada, como vcs podem ver nas fotos do site.

Levamos os passaportes e o contrato de locação (pois eles pedem comprovante de residência e ainda não temos nenhuma conta no nosso nome, já que a zebra da atendente da companhia de eletricidade errou nosso nome todo - história pra outro post... rs). Entramos, falamos com o atendente, apresentamos os documentos, preenchemos uma ficha super simples e voilá: nossas carteirinhas foram entregues na hora.

Com a carteirinha somos membros da biblioteca, e temos direito a alugar 30 (sim, 30!!!) itens por vez, limitado a 10 CD's, 10 DVD's, 5 CD-room e 4 livros por assunto. Cada aluguel dá direito a ficar 3 semanas com os itens, podendo renovar por duas vezes pela internet. Se atrasar a devolução, pagamos a fortuna de $0,25 (vinte e cinco centavos) por dia, limitado a $15. Outros serviços da biblioteca:

- entrega em casa para aqueles com dificuldade de locomoção;
- internet gratuita nos computadores de lá ou wireless se vc levar o seu laptop;
- impressão de documentos;
- aparelhos no local para assistir DVD, ouvir música, audiobooks, etc;
- sala de conferência para aluguel;
- sala de estudos;
- coffee shop;
- máquina de cópia e outros mais.

Além disso eles têm diversos eventos para a comunidade, como grupos de livro, de tricô, de jogos, etc.

Prosseguindo: como já tínhamos livros em casa que ainda estamos lendo, dessa vez pegamos só DVD's. O acervo deles é bem fraco para DVD, tem muita velharia. Mas tb, seria pedir demais se eles fossem uma blockbuster, né? rs Acabei escolhendo 4 filmes (nada muito conhecido ou novo) e 1 DVD de seriado (tb sem muitas opções, muita velharia e outros que nunca nem ouvi falar...).

Depois de selecionarmos o que íamos levar, temos 2 opções: ir no balcão pra atendente passar os itens num escaner que lança automaticamente no nosso cartão e nos dá um recibo com a listagem dos itens e o prazo para devolução; ou fazer esse processo nós mesmos numa máquina para auto uso.

Vcs acham que acabou? Nananinanão! Aproveitamos que estávamos lá pra tirar cópia e autenticar uns documentos que vamos levar para o Navitas (que tem um vínculo com a imigração e concede aos imigrantes residentes um serviço de tradução gratuita de alguns documentos). Como vamos traduzir a carteira de motorista, tínhamos que tirar cópia e autenticar o passaporte e a carteira de motorista em si.

Na biblioteca tem uma máquina copiadora. Perguntei a atendente do setor de informações (sim, tudo é organizado e dividido por setores) como fazer e ela disse que era "self service", nós tínhamos que fazer tudo sozinhos. Ok, lá fomos nós. Passamos o cartão da biblioteca, colocamos as moedas correspondentes ao valor das cópias ($0,20 por cópia), ajeitamos os documentos no local indicado e voilá: saíram nossas cópias, sem complicações, tudo na maior facilidade.

E pra autenticar? Vcs acham que aqui tem que ir no cartório, pagar uma grana pro tabelião, etc? Claro que não! Na própria biblioteca fica um "Justice of the Peace" (juiz de paz, na tradução literal, mas com um sentido diferente do Brasil, claro), que é voluntário e faz as autenticações de graça, na hora.

Com isso saímos de lá super impressionados (mais uma vez) com a facilidade das coisas por aqui, tudo de graça, rápido, fácil e muito bem organizado, limpo, e prático. Tão diferente do Brasil... Ainda nos surpreendemos muito com essas pequenas coisas do dia a dia.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Open Air Cinema

Ontem a noite fomos convidados por um casal de amigos para ir no Open Air Cinema, um evento ao ar livre que acontece todo ano no verão em Sydney (e em muitos lugares do mundo, parece que esse ano terá a primeira verão no Rio de Janeiro tb, chequem no site se a notícia confere: http://www.stgeorgeopenair.com.au/).

Trata-se de um cinema ao ar livre, no Botanic Garden, com a tela de cinema saindo da baía, um visual incrível. Ficamos muito tentados a ir, apesar do preço salgado ($35 por pessoa). O filme de ontem era "Extremely Loud and Incredibly Close", pré estréia aqui, estrelada pelo Tom Hanks e Sandra Bullock (sinopse aqui: http://www.stgeorgeopenair.com.au/program/extremely-loud-and-incredibly-close/).

Chegamos lá 18hs, na esperança de conseguir comprar ingresso, pois os antecipados hea muito tinham se esgotados. Estava uma fila imensa, fomos pra ela, mas nos demos conta que era a fila pra quem já tinha ingresso e chegou mais cedo só pra pegar um bom lugar. O Thiago foi pra fila de comprar ingresso (bem menor) e eu fui um pouco depois encontrá-lo. Qd cheguei perto, vi um cara falando com ele, saindo e rindo. Já cheguei falando: "fala a verdade, vc acabou de levar uma cantada, não?" haha E ele, atónito: "vc não vai acreditar, ganhei 2 ingressos de graca!". Como assim???? Era isso mesmo, do nada o cara deu 2 ingressos pro Thiago, sem mais nem menos e sem pedir nada em troca (não conhecem o conceito de cambista por aqui...rs).

Mal estávamos acreditamos, pensamos que o ingresso fosse falso, sei lá. rs Mas não, era verdadeiro e entramos de 0800!

Minha felicidade com os ingressos, já lá dentro:



O Thiago mereceu até comprar um champagne lá dentro. haha


Fatos curiosos do evento:

- na entrada dão bombom da lindt de graça, e ontem como era o último dia, deram tb um vale para trocar por sorvete, uma delícia!

- ainda na entrada tem um stand com papel adesivo e caneta, pra cada um anotar seu nome e colar na sua cadeira para reservá-la. Depois vc pode deixar a bolsa lá, sair para passear pelo resto do evento, e ninguém mexe na bolsa ou pega seu lugar! Qd que isso ia funcionar no Rio? rs

Vejam as fotos das cadeiras com as reservas (a sacola é do patrocinador, St George- um banco aqui -, e dentro tinha uma almofada pra colocar no assento e o Sydney Morning Herald - jornal local, tb patrocinador):


- apesar de chegarmos cedo, só conseguimos um lugar mais pro fundo, todo mundo chega cedo pra pegar bons lugares. Pelo menos não ficamos embaixo de uma imensa árvore que cobria parte das cadeiras do fundo e era residência de muitos morcegos que podiam soltar presentes na cabeça do público. rs Tanto que o pessoal de tras estava todo com capa de chuva, pra proteção preventiva. :-)

- tínhamos levado um farnel (ô pobreza...rs) pra lá, com sanduíches e bebida, já pensando em não gastar nada além da facada dos ingressos. Como entramos de graça, ganhamos o direito de comprar o champagne e comida. :-)


- dentro do evento tem um mega bar, comida e muitas mesas para o povo sentar e comer antes do filme começar. Teve tb uma tenda com música ao vivo, jazz e R&B. O máximo!



- depois do filme, novamente pq era o último dia do evento, teve uma sessão de fogos na baía, bem bonito.



Mais algumas fotos do evento.

Vista geral qd chegamos:



Subindo a tela pra começar o filme:



Fogos ao final:








Enfim, passamos uma noite super agradável, com uma paisagem incrível! A cada dia mais adoro essa cidade!