sexta-feira, 13 de julho de 2012

Balanço após 5 meses

Olá pessoas!

Estou de volta após alguns meses sem escrever no blog. Mas felizmente a Denise tomou a iniciativa de assumir o papel de blogueira e nåo deixou o site abandonado.  Vamos ver se consigo criar uma rotina de postagem, mas acho que a Denise esta fazendo um ótimo trabalho de sucessora. Hehe

Confesso que estes cinco primeiro meses foram um pouco difíceis pois esperávamos conseguir nos estabilizar um pouco mais rápido. Mas mesmo assim foi uma experiência de vida fantástica, muitos desafios, expectativas, mudanças, enfim, saímos da nossa zona de conforto e agora estamos aprendendo a viver o novo, tanto o lado bom quanto o ruim.

Em termos de qualidade de vida e das expectativas quanto a viver em Sydney (organização, transporte,  o povo,  o estilo de vida, etc), eu acho que as expectativas foram alcançadas. Estamos curtindo muito a cidade e tudo que ela pode nos oferecer. Talvez o que mais nos deixou angustiados foi exatamente isso, estávamos adorando viver em Sydney, mas precisávamos de uma coisa crucial: emprego...

Durante o tempo que fiquei esperando e planejando o visto eu acompanhei vários blogs de pessoas que estavam começando a vida na Austrália e isso com certeza foi muito importante pra nos prepararmos para a chegada no país. O único detalhe básico é que eu não contávamos com as dificuldade um pouco maior na hora de encontrar emprego.

Não sei se todos sabem, mas a grande maioria de imigrantes que conseguem o visto de PR são profissionais da área de TI e como todo lugar no mundo, existe uma falta absurda de profissionais da área. Além disso a transferência de experiência entre países é muito mais fácil, a linguagem é mundial, as empresas de TI são multinacionais,  enfim, a barreira da experiência local diminui bastante neste caso.

Estou dizendo tudo isso pra alertar aos que estão com planos de imigrar pra Austrália que dependendo da sua profissão o tempo de recolocação no mercado pode demorar meses, já ouvi gente dizendo que ficou 8 meses pra conseguir o primeiro emprego na área.  Felizmente viemos preparados com uma reserva pra ficar até 1 ano sem emprego o que nos deixou bem mais seguros que seria questão de tempo até aparecer a primeira oportunidade.

O que me ajudou muito foi ter amigos arquitetos que estão morando na Austrália e que me deram muitas dicas e me botaram os pés nos chão em relação ao mercado de trabalho.  Foi isso que nos motivou ainda mais a ter esta reserva de um ano. Eu já estava preparado psicologicamente pra aguardar até 6 meses por uma boa oportunidade de emprego, mas no fundo você fica sempre com a esperança que vai ser diferente, que em 3 meses tudo vai estar bem.

Bom, foram 5 meses procurando emprego como arquiteto, recebi milhares de e-mails negativos pois sempre esbarrava com a falta de “local experience” o que na minha área, e em outras áreas como engenharia, é muito solicitado aqui na Austrália. Além disso, outra coisa contribuiu para esta dificuldade, a crise na Europa acabou reduzindo os investimentos do governo e do setor privado, principalmente na área da construção civil. Com isso as chances de emprego na minha área caíram muito, e ainda continuam baixas, tendo muita procura e pouca oferta, com isso o imigrante recém-chegado acaba levando a pior...

De qualquer forma eu consegui um trabalho temporário por um mês em um pequeno escritório de arquitetura onde eu consegui minha primeira “local experience” e minha primeira referencia local, o que me ajudou muito. Aqui eles prezam muita as referencias profissionais que você tem, e quando digo referencia não é carta de referencia e sim o telefone do seu antigo chefe, e eles ligam mesmo.

E agora, finalmente depois de 5 meses, eu consegui uma oportunidade de emprego muito promissora em um grande escritório de arquitetura aqui em Sydney, e o mais importe: é uma vaga permanente! Vou começar como “graduate” mas por ser uma empresa grande existe boas chances de crescer lá dentro. Agora é trabalhar bastante para começar a fazer um histórico profissional aqui na Austrália.

Acho que já escrevi de mais, mas achei importante contar minha experiência e mostrar que existe um outro lado um pouco mais difícil na imigração para outro país. O meu conselho é se preparar ao máximo para a chegada no pais, tanto financeiramente quanto psicologicamente pois nem sempre as coisas saem do jeito que planejamos. Tente se preparar para uns 6 meses de instabilidade mas se poder vir com um planejamento de 1 ano acho que seria o ideal, pois mesmo depois do primeiro emprego ainda tem muita coisa pela frente até nos sentirmos realmente estabilizados. 

Se você me perguntar se valeu a pena? Te digo com toda certeza que valeu, pois acredito que quem persiste neste país mais cedo ou mais tarde alcança os seus objetivos. E mesmo se não alcançar ou perceber que seja hora de voltar pra casa, esta será uma experiência de vida única!

Boa sorte a todos nos imigrantes que estamos na luta dos nossos sonhos!




terça-feira, 3 de julho de 2012

Internet - a saga continua

Mudança devidamente feita no último sábado, estamos curtindo a casinha nova. O duro é arrumar tempo pra ir nas lojas comprar o que falta de decoração, com meus trabalhos dobrados e o cansaço se acumulando. Mas se tudo correr bem amanhã tenho um dia de folga e conseguimos ir na IKEA ver decoração.

Estou mega feliz com o nosso cantinho, e acredito que o Thiago também. O único senão continua sendo a internet...

Semana passada a Telstra ficou de vir aqui instalar a linha telefônica, o que eu já achei desnecessário pois conectamos o telefone e tem sinal, pra que o técnico precisa vir aqui, não bastava habilitar a nossa conta???

Enfim, marcaram na terça passada, de 8 ao meio-dia. O Thiago ficou aqui a manhã toda e nada. Quando chego do trabalho a noite, ligo pra Telstra. Segue o diálogo:

Eu: - Good evening, I would like to know why the technician didn't go to my house today, as scheduled, to install the telephone line.

Atendente: - Hold on, Ma'm, I will check with the person responsable.

(quase 10 minutos depois)

Atendente: - Ma'm, we apologyse, but the technician didn't go to your place because it was rainning.

Eu: - Are you kiddding me?????????

Atendente: - Is it rainning today there? (ela não deve ficar em Sydney)

Eu: - Well, yeah, but it was not a storm, only a light rain.

Atendente: Since the technician deals with cable and eletricity, he can't work in the rain. (?!?!?!?!?!?!) We are gonna have to reschedule for the 4th of July (8 dias depois da ligação e quase 2 semanas da contratação do serviço).

Eu: - Are you kiddding me?????????

Atendente: - I am sorry, but we have too many work in your area. Is that ok for you?

Eu: - Do I have a choice??????



Resultado: nada de internet, mesmo estando pagando pelo serviço. O novo agendamento está marcado pra amanhã, mas só acredito vendo.

Detalhe: desde quando estar chuviscando é desculpa pra não instalar telefone??? Fora que os cabos ficam dentro do meu apartamento e do prédio, não na chuva. E mais: uma amiga na mesma rua teve seu telefone instalado pela mesma empresa no mesmo dia! Tô começando a achar que é pessoal... rs