sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Começando a pensar na minha vida profissional na Austrália

Desde que recebemos o visto, e até antes disso, eu já tinha pensado em como seria minha vida profissional na Austrália. Meus planos, basicamente, eram: vou recomeçar do zero.

Sim, porque na minha área (Direito) eu sabia que não ia conseguir emprego sem ter que revalidar o meu diploma, o que é um árduo caminho e implica em refazer matérias, fazer prática forense, refazer o IELTS (e com exigência de ser o acadêmico e obter média 8, sendo a nota mínima de 8 no writing, 7,5 no speaking e 7 no reading e listening - ou seja, ferrou! rs).

Isso tudo somado ao fato de eu estar cansada da minha área e precisando de uma desculpa pra recomeçar numa nova profissão, pronto, cheguei à conclusão: iria recomeçar do zero.

Só que com a proximidade da data da viagem, as coisas começaram a mudar de figura e começou a bater o desespero. Vou recomeçar do zero fazendo o que? Se for outra profissão, teria que recomeçar tudo de novo na faculdade, e não sei mais se tenho saco pra isso (o fatídico aniversário de 30 anos contribuiu pra isso, com certeza... rs). Pensei, ok, posso trabalhar com qualquer outra coisa até me decidir. Mas trabalhar com o que? Tirando 3 meses de um primeiro emprego aos 18 anos, sempre trabalhei com Direito. Nunca fiz um intercâmbio, trabalhei em loja, nada do tipo, que experiência eu tenho pra procurar um emprego qualquer?

Aí, voltei a pensar no mundo jurídico. Com a brilhante ajuda do Thiago (que é impressionante na arte de achar coisas na internet, eu fico cansada só de pensar em procurar informação no google, já ele é insaciável nas buscas!), comecei a cogitar tentar um emprego como legal assistant (paralegal, clerk, etc). Só que ando na dúvida se vou conseguir uma chance nessa área, se a minha experiência como advogada aqui (7 anos de formada + 3 de estágio) conta pra alguma coisa. Quero muito acreditar que sim.

O fato é que agora comecei a me preocupar mais seriamente com isso. A reunir os documentos que vou precisar pra tentar validar o diploma, a procurar cursos rápidos de barista ou bartender (o que não tem sido fácil, já que até final de dezembro ainda trabalho em tempo integral), pra ver se ajuda na busca por um emprego.

Mas que dá um nervoso, isso dá. Estou há quase 10 anos trabalhando no mesmo local, nem me lembro mais como é fazer uma entrevista, que dirá em inglês e em outra área... Fora que tenho um bom emprego aqui, uma certa estabilidade, um salário mais do que suficiente para uma vida até certo ponto confortável. E em janeiro vou deixar tudo pra trás, com uma poupança que não durará nem 1 ano na Austrália, e sem nenhuma perspectiva de que emprego vou conseguir e quanto tempo isso vai levar.

Realmente, cada vez mais me convenço que as pessoas têm razão, somos mesmo muito corajosos em largar tudo e ir pra Austrália... rs

Denise

16 comentários:

  1. Eu li este comentário logo que você postou. E não sabia bem o que dizer porque veja, eu tenho MENOS experiência que vc mas eu adoro o que faço. Uma das razões que tô indo para a Austrália é que tenho chances muito muito grandes de continuar fazendo o que gosto.

    Mas veja só. Quando a gente tá aqui, no conforto do nosso emprego de todo dia, já tá acostumado com um padrão de vida, produtos, preços, restaurantes. É incrivelmente difícil descer de um padrão.

    Quando a gente vai pro outro lado do planeta, tá jogando todo o padrão que temos hoje pro alto. Então... recomeçar é consequência, um dos detalhes do processo. É uma oportunidade única na vida.

    Eu já vi muita, muita gente reclamando que os garçons e vendedores lá costumam ser super de mal com a vida. Se tem uma coisa nessa vida que eu sei ser é simpática! Ainda mais no teu nível de inglês, eu super seria vendedora.

    E nisso você se informa, decide. Coloca aí na agenda uma data, tipo um ano, pra ser um ano sabático.

    ResponderExcluir
  2. Entao, Artemis, meu maior problema nem sera sair do emprego aqui, que já tava cansada e querendo uma mudanca. Mas qd chega "a hora da verdade", dá o medo básico.

    Uma coisa que vc comentou é certa: tenho que me informar mais. Quem sabe aí vou alcancar o estado de calma absoluta do Thiago...rs

    ResponderExcluir
  3. Olá, casal, como vai?
    Embarco para Sydney em janeiro com minha namorada, e só agora percebi que vocês ainda estão no Brasil, mesmo seguindo o blog há algum tempo hehehe
    Eu fiquei ainda mais com a pulga atrás da orelha quando me dei conta que vocês já alugaram um apartamento pra usar quando chegarem, e pelo Gumtree.
    Primeiro: pelo que vi, o Gumtree só funciona pra quem já mora na Austrália, porque tem que ter número de mobile. Confere ou não?
    Segundo, o mais importante: como conseguiram alugar? hehehe Precisamos de ajuda com isso, caso possam nos ajudar. Queríamos o nosso cantinho logo logo, sem ter que ficar em homestay ou share.
    Qualquer ajuda é bem vinda.
    Meu e-mail é marcelosilva.reporter@gmail.com.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Marcelo.

    Pra alugar como nós fizemos, por temporada, não precisa estar morando na Austrália não. Vimos o apê através do Gumtree, mas fechamos com uma corretora de Sydney. Te mandei maiores informações por email.

    Abs,
    Denise

    ResponderExcluir
  5. Oi Denise! Minha situação é semelhante à sua, trocando apenas a área de trabalho e o salário razoável rs
    Fiquei e estou ainda no mesmo dilema (cheguei na Austrália na segunda-feira passada). Não sei se estudo, trabalho em outra área ou vejo como faço pra entrar na minha área mesmo. Pensei que ia decidir isso nos últimos dias antes da viagem mas o que eu menos tive foi tempo.
    Boa sorte na sua decisão!
    Abraço,
    Eveline

    ResponderExcluir
  6. Oi Denise!
    A minha área é Design Gráfico... não tem tantos empecilhos quanto Direito na parte do diploma, é mais na parte prática, precisa ter bastante experiência e um bom portfolio e eu também só trabalhei em um mesmo lugar desde que formei.
    Aerolíneas nunca mais hehehe eu não sabia que eles tinham todos esses problemas. Ano passado eu vim pra cá pela Tam, Lan e Qantas, foi mais tranquilo.
    Nessa viagem eu visitei Sydney e Melbourne e onde queríamos morar aqui inicialmente era Melbourne; estamos em Brisbane porque o Daniel foi transferido e a empresa dele fica aqui. Mas estamos gostando bastante!
    Bjs!
    Eveline

    ResponderExcluir
  7. Olá Denise,
    eu e meu marido moramos na Australia já fazem 1 ano e meio e tudo foi sempre mto melhor do q o planejado. Não te preocupas por antecipação, tudo vai dar certo, vcs vão ver como é maravilhoso morar aqui!! Dificuldades é claro q tivemos e temos, como validar meu diploma aqui como dentista. Enquanto isso estou trabalhando de auxiliar de dentista e aprendendo um monte! Meu marido é engenheiro e trabalha na área, o q facilita bastante. Bem, quero desejar um feliz 2012 e sejam bem vindos a Australia!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Francine, estou indo com meu marido em junho de 2012 (noivo mas vamos nos casar em maio). Estamos em dúvida entre Brisbane e Perth... Sou dentista tb, pretendo ir e no começo trabalhar com qualquer coisa e depois tentar validar meu diploma... Todo mundo fala q é difícil mas acredito q aki no Brasil tb seja, passar num concurso público q pegue beeemmm é muuuito difícil!!! rs Gostaria de saber onde vc está e como está sendo validar seu diploma aí? Beijossss

      Excluir
  8. Oi, Francine!

    Histórias como a sua são um alento ao meu desespero com a chegada da data da ida pra Australia...rs
    No fundo sei que vai dar tudo certo, mas sempre bate um medinho do desconhecido.
    Boa sorte na validação do seu diploma! E Feliz 2012!
    Bjs, Denise

    ResponderExcluir
  9. Olá Denise!

    Sou Arquiteta de Interiores, meu esposo e eu pretendemos nos mudar no inicio de 2015 com mais um casal amigo. Sei que as postagens sao de 2012 e por isso mesmo gostaria de lhe perguntar.. como vcs estao? Como esta sendo a adaptaçao e como foi começar a trabalhar ai?
    Meu esposo trabalha com móveis, marcenaria e moveis planejados aqui no brasil e nao fazemos ideia de como entraremos no mercado de trabalho australiano!! Eu ainda consigo trabalhar muito pela internet, ja desenvolvo projetos online aqui, mas sei que precisarei, para me bancar aí no inicio, trabalhar em algum bar, lojas etc... Como foi para voces?
    Vc sabe me dizer se aí eles tem lojas de moveis planejados como aqui ou marcenarias, onde meu esposo conseguiria se encaixar em algo sem ainda ter fluencia no ingles?? Estamos bem apreensivos com relacao a isso, eu nao me importo em trabalhar como vendedora em alguma loja ou garçonete nos primeiros anos, mas ainda nao temos ingles fluente e sera uma barreira nos primeiros meses..
    Me ajuda?? rs
    Compartilha a sua experiencia atual com a gente? Vcs moram em Sidney, certo? Estamos pensando em Melbourne.

    Se nao incomodar e puder nos contatar por email.. é q.af@hotmail.com

    Obrigada desde já!
    Queila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queila,

      As postagens não pararam em 2012, continuo escrevendo até hoje. A maioria das suas perguntas estão nos posts subseqüentes, dá uma lida pelo blog todo que vc acha. :)

      Marcenaria é uma área com muita demanda, inclusive com possibilidade de visto permanente. Arquitetura idem, então a princípio vcs tem condições de aplicar pra um visto permanente. Não vejo motivo de vc querer trabalhar em loja/bar se sua profissão é viável de conseguir emprego na área (desde que tenham um visto permanente). No meu caso meu marido leu muito o site da imigração e fez todo o processo sozinho, mas se vcs não se sentem seguros, contatem um agente de imigração.

      Meu email tá no blog, pode me escrever se quiser. Boa sorte!

      Excluir
  10. Denise, li seu relato de 2011, e estou planejando a ida para Sydney em 2016, no máximo 2017. Meu marido ainda está cursando direito, estamos na dúvida se vale a pena ele terminar lá ou esperar para ir com diploma em mãos. Ele é fluente em inglês, mas não sei se consegue 8,0 no IELTS. Ele morou em Gold Coast de 2005 a 2006. Se puder dar uma opinião, agradeço.
    Meu contato é: deborazeni@gmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SInceramente não sei, Debora, mas se ele terminar aqui vcs tem que levar em conta o preço das universidades e a diferença de grade curricular. De repente manda um email pras universidades (Sydney University, Melbourne University, etc) e vê se te dão alguma resposta.

      Abs,
      Denise

      Excluir
  11. Denise,tudo bem?

    Estou planejando ir para Sydney em 2016 com meu noivo.
    Eu sou projetista de móveis planejados á anos e estou concluindo meu TCC de Design de Interiores,meu noivo está concluindo a sua última prova para piloto de helicóptero ,mas ele ainda precisa fazer 56 hs de voo pra concluir totalmente o curso.
    Gostaria de saber se temos campo para trabalhar nessas áreas e se ele consegue concluir as 56 hs de voo la mesmo?!


    Abraços

    Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosangela,
      Não sei te dizer, não conheço ninguém que trabalhe nessas áreas. O ideal seria vc procurar um agente de imigração pra tirar suas dúvidas.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir