quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Ida a biblioteca

Hoje foi o dia de fazer nossa inscrição na biblioteca do nosso bairro (http://www.northsydney.nsw.gov.au/www/html/2036-stanton-library.asp).

Fica a alguns (muitos) quarteirões daqui (sim, eu sou reclamona e ainda não me acostumei com as caminhadas diárias...rs) e é super moderna e organizada, como vcs podem ver nas fotos do site.

Levamos os passaportes e o contrato de locação (pois eles pedem comprovante de residência e ainda não temos nenhuma conta no nosso nome, já que a zebra da atendente da companhia de eletricidade errou nosso nome todo - história pra outro post... rs). Entramos, falamos com o atendente, apresentamos os documentos, preenchemos uma ficha super simples e voilá: nossas carteirinhas foram entregues na hora.

Com a carteirinha somos membros da biblioteca, e temos direito a alugar 30 (sim, 30!!!) itens por vez, limitado a 10 CD's, 10 DVD's, 5 CD-room e 4 livros por assunto. Cada aluguel dá direito a ficar 3 semanas com os itens, podendo renovar por duas vezes pela internet. Se atrasar a devolução, pagamos a fortuna de $0,25 (vinte e cinco centavos) por dia, limitado a $15. Outros serviços da biblioteca:

- entrega em casa para aqueles com dificuldade de locomoção;
- internet gratuita nos computadores de lá ou wireless se vc levar o seu laptop;
- impressão de documentos;
- aparelhos no local para assistir DVD, ouvir música, audiobooks, etc;
- sala de conferência para aluguel;
- sala de estudos;
- coffee shop;
- máquina de cópia e outros mais.

Além disso eles têm diversos eventos para a comunidade, como grupos de livro, de tricô, de jogos, etc.

Prosseguindo: como já tínhamos livros em casa que ainda estamos lendo, dessa vez pegamos só DVD's. O acervo deles é bem fraco para DVD, tem muita velharia. Mas tb, seria pedir demais se eles fossem uma blockbuster, né? rs Acabei escolhendo 4 filmes (nada muito conhecido ou novo) e 1 DVD de seriado (tb sem muitas opções, muita velharia e outros que nunca nem ouvi falar...).

Depois de selecionarmos o que íamos levar, temos 2 opções: ir no balcão pra atendente passar os itens num escaner que lança automaticamente no nosso cartão e nos dá um recibo com a listagem dos itens e o prazo para devolução; ou fazer esse processo nós mesmos numa máquina para auto uso.

Vcs acham que acabou? Nananinanão! Aproveitamos que estávamos lá pra tirar cópia e autenticar uns documentos que vamos levar para o Navitas (que tem um vínculo com a imigração e concede aos imigrantes residentes um serviço de tradução gratuita de alguns documentos). Como vamos traduzir a carteira de motorista, tínhamos que tirar cópia e autenticar o passaporte e a carteira de motorista em si.

Na biblioteca tem uma máquina copiadora. Perguntei a atendente do setor de informações (sim, tudo é organizado e dividido por setores) como fazer e ela disse que era "self service", nós tínhamos que fazer tudo sozinhos. Ok, lá fomos nós. Passamos o cartão da biblioteca, colocamos as moedas correspondentes ao valor das cópias ($0,20 por cópia), ajeitamos os documentos no local indicado e voilá: saíram nossas cópias, sem complicações, tudo na maior facilidade.

E pra autenticar? Vcs acham que aqui tem que ir no cartório, pagar uma grana pro tabelião, etc? Claro que não! Na própria biblioteca fica um "Justice of the Peace" (juiz de paz, na tradução literal, mas com um sentido diferente do Brasil, claro), que é voluntário e faz as autenticações de graça, na hora.

Com isso saímos de lá super impressionados (mais uma vez) com a facilidade das coisas por aqui, tudo de graça, rápido, fácil e muito bem organizado, limpo, e prático. Tão diferente do Brasil... Ainda nos surpreendemos muito com essas pequenas coisas do dia a dia.

2 comentários:

  1. Tem muita coisa que é self-service, algumas eu não faço a menor ideia de como usar hahahaha

    ResponderExcluir
  2. Olá, interessante estas observações. Precisamos ajudar a construir o país que queremos e estas experiências precisam ser compartilhadas para que as pessoas entendam que os processos e os serviços podem melhorar.

    Claudia Regina
    Bibliotecária UFG

    ResponderExcluir