quinta-feira, 24 de março de 2016

Páscoa e Easter Show

Com a Páscoa se aproximando, não tem como fugir desse tema pra um post hoje, né?

Aqui na Austrália o feriado da Páscoa é sempre de sexta a segunda (isso porque o domingo de Páscoa é transferido pra segunda, como é a regra aqui quando um feriado cai no fim de semana). A sexta-feira da paixão (Good Friday) esse ano cai dia 25 de março, como vcs devem saber, e é o dia em que a maioria do comércio está fechado na Austrália. Então é bom se programar e estocar comida em casa, pois é muito difícil achar supermercado ou restaurante abertos na sexta. Nos demais dias do feriado (ou long weekend como chamado aqui) a maioria do comércio abre, ainda que com horários especiais de funcionamento.

Particularmente é meu feriado favorito por 2 motivos: 1) é o mais longo feriado seguido na Austrália; 2) envolve chocolate. :)
Eu e Thiago somos ateus, então não saberia dizer como são os costumes religiosos aqui apesar que eu acredito que por ser um feriado cristão sejam os mesmos costumes em qualquer país que segue o cristianismo. Nós sempre comemos normal no feriado (ainda que com um adicional de chocolate da minha parte), mas acredito que aqui também tenha a questão de não comer a carne tal no dia tal (foi mal, mas realmente não conheço essas tradições cristas).

Aqui os ovos de chocolate não são tão tradicionais como no Brasil, apesar de venderem nas lojas (mas não tem de sabores de chocolate em barra como no Brasil, aqui normalmente os ovos são de chocolate mesmo e ocos por dentro). O popular aqui mesmo são os hot cross bun, tipo um pão doce (foto abaixo).
 
Eu nunca comi (sacrilégio!) mas esse ano o Thiago está incumbido de comprar os hot cross bun na Lindt hoje. Vc acha eles em absolutamente todo lugar nessa época do ano (supermercados, padarias, cafés), mas apesar de nunca ter me interessado ontem quando passei na Lindt fiquei com água na boca – eles simplesmente adicionaram pasta de avelã no meio e gotas de chocolate aos pãezinhos. Ai, ai…
Outra tradição em down under são os Easter Show. O maior de todos é o Sydney Royal Easter Show que vai de 17 a 30 de março e acontece no Olympic Park. Achei bem interessante a definição do evento no site deles:

First held in 1823, the Show is now Australia's largest annual event, attracting over 800,000 people every year. Revenue generated by it allows the RAS (Royal Agricultural Society) to invest in agricultural programs, competitions, education, youth and rural NSW. In all, the RAS invests almost $7 million annually in these activities which are designed to promote agricultural excellence and keep our rural communities strong. The Sydney Royal Easter Show is a celebration of Australian culture, from our rural traditions to our modern day lifestyles, providing unique experiences for everyone. Every Easter, the country and city join together at Sydney Showground, Sydney Olympic Park, for fourteen days of agricultural competitions, animal experiences, live entertainment, carnival fun, shopping and much more.”

Os ingressos custam entre $37 e $148, dependendo do que está incluído.
Eu nunca fui no Easter Show (vergonha, vergonha, daqui a pouco cassam meu pedido de cidadania) e nem devo ir esse ano porque o Lucas ainda é muito pequeno pra tanta muvuca (o evento normalmente envolve muita gente, transito, filas, aquele pacote completo de grandes eventos). Mas deixo aqui algumas fotinhos junto com curiosidades sobre o que rola no evento:

Ride & Play – parque de diversões com carrossel, montanha-russa, carrinho bate-bate, etc. Com detalhe para um parque especial para as crianças menores. 
 

 


See & Do – entretenimento a noite (rodeio, música country, show de fogos), Grand Parade (“Three parades will showcase Sydney Royal Competition winners including animals, producers and champion woodchoppers, in a celebration of Australian agriculture”), Alpaca Promenade (pelo que entendi, levar uma alpaca pelo curso de obstáculos), exibição de arte e craft, passeio de pónei, e mais dezenas de bizarrices coisas que vc pode descobrir no site do evento.


 
Eat & Shop – dezenas de restaurantes e barraquinhas vendendo desde ostras, donuts, comida indiana, meet pie (a tradição australiana), sanduíches, etc, até todo tipo de bebida alcoólica. Além de barracas vendendo frutas e legumes frescos.

 

Learn & Grow – atividades pra ensinar as crianças sobre alimentação saudável, tosa de ovelha, como tirar leite de vaca, aula de bordado, entre outras.

 
Animals – competição de cachorros, show de pássaros, competição de aves domésticas (galinhas, pombos (!?!)), competição de ovelhas, etc.
 
Showbags – trata-se de uma invenção australiana que consiste em vender sacolas com um certo número de produtos (normalmente guloseimas e brinquedos) por um preço reduzido. São centenas de opcoes a venda, a maioria voltada ao público infanto-juvenil, mas tem também itens para os adultos. Exemplos de showbags desse ano são:




Como vcs podem ver, é um evento gigantesco e diversificado que assim que o Lucas estiver maior nós vamos conhecer e voltamos pra contar e o blog ainda existir até lá.
Além desse Easter Show maior, existem vários menores espalhados pela cidade. Num bairro pertinho de nós tem o Cronulla Easter Show, cuja entrada é gratuita e nada mais é do que um evento primordialmente voltado para as crianças com fazendinha, passeio de pónei, visita do coelho da Páscoa, carrossel, e as tradicionais showbags. Nesse nós vamos certamente, depois volto com as fotos.

 
Bom feriado a todos!

Um comentário:

  1. Todo ano, todo ano eu penso que eu deveria ir nesse Easter Show. E todo ano dá uma canseira e deixo pro próximo ano rs

    ResponderExcluir