sábado, 22 de setembro de 2012

TAFE

Como eu disse no post anterior, como no momento não dá pra ser advogada aqui, também não consigo nada na minha área, eu estava enlouquecendo de ficar parada. Preciso ao menos sentir que estou andando pra frente, sabe? Mesmo que não seja na direção definitiva, mesmo que role uma curva lá na frente.

O caminho mais fácil que arrumei foi fazer um curso no TAFE. Pra quem não sabe o TAFE, como eles mesmo definem no site, "is the largest vocational education and training provider in Australia and one of the best in the world" (https://www.tafensw.edu.au/).

Fazendo uma comparação muito rasa, é tipo um SENAI, ou CEFET, ou qualquer desses cursos técnicos que existem no Brasil. Não é uma qualificação de nível superior, mas te habilita a ingressar no mercado de trabalho, nas mais diversas áreas.

A diferença é que enquanto no Brasil os cursos técnicos não são tão valorizados como uma faculdade, aqui é a porta de entrada pra maioria das pessoas no mercado. Sinto que aqui as pessoas não dão tanto valor a universidade, a experiência profissional conta mais.

Fora que os cursos do TAFE são curtos e infinitamente mais baratos se comparados com os da universidade.

Para quem está na Austrália com visto de estudante, um curso no TAFE não vale a pena por ser muito caro. Mas pra residentes o preço cai de uma forma impressionante, na maioria das vezes não passa de $500 dólares por semestre.

A rigor o caminho de estudos no TAFE começa com o Certificate I, em seguida o II, III, IV e por último o Diploma, este último equivalente ao primeiro ano de uma universidade.

Tem curso pra todo gosto, vejam os nomes de alguns que peguei do site: "Animal studies", "Accounting", "Automotive Sales (Specialising in Replacement Parts and Accessories)", "Hospitality", "Printing and graphic arts", "Tourism", e muitos, muitos, muitos mais. O TAFE tem dezenas de campus e institutos, espalhados por toda o país, e é bem reconhecido por aqui.

Muita gente não começa do nível 1, que é muuuiiitoo básico. Qualquer experiência profissional que vc tenha ou formação anterior pode contar pra pular umas etapas.

No meu caso eu decidi fazer o curso de "Legal services - Certificate IV", cuja definição no site deles é a seguinte: "This course is for people who wish to work in the legal sector as a legal secretary, legal support officer, legal assistant or paralegal. You will learn how to work within the legal framework, conduct legal research, establish and maintain files and communicate effectively."

Em junho passado foi a inscrição, levei meu diploma e histórico do Brasil traduzidos, e me colocaram pra fazer uma prova de typing + conceitos básicos do word (tranquilo) e outra de legal terminology. Nessa última foi uma desgraça, cheia de pegadinha, muita coisa específica não só de direito em si, mas da função de secretariado. Resumo: não fui bem e a coordenadora do curso quis me colocar no Certificate III. Argumentei que não fazia sentido com meu "5 years degree" no Brasil, que os termos em inglês eu aprendia fácil, mas não teve jeito, ela disse que o curso estava lotado de qq forma (são só 15 a 20 pessoas por turma, 1 a 2 turmas por semestre, e tem prioridade quem fez o nível anterior). Eu podia ter tentado outro campus, pois essas regras e chatices variam muito, mas confesso que fiquei com preguiça, esse campus que fiz a prova (Ultimo) é na City, pertinho de casa. Fora que não quis correr o risco de perder mais 6 meses, e, afinal, mesmo dando um passo atrás sempre vou ter coisa a aprender, ainda mais em inglês.

Com isso comecei o nível III em agosto, o curso se chama "Business Administration (Legal)", e segundo o site: "You will learn how to use legal terminology, draft legal correspondence, maintain records for time and legal disbursements and apply principles of confidentiality and security in the legal office. You will learn how to
apply knowledge of the legal system to complete administrative tasks." Dura 6 meses, full time (3 vezes por semana o dia todo), e são 6 matérias, sendo 3 jurídicas (legal terminology, legal office & simulated legal office) e as outras 3 de business em geral (database, excel, power point, advanced word, keyboarding).

Essa semana encerrei o primeiro trimestre do curso, e já deu pra fazer um balanço: tédio total! haha

As matérias não jurídicas é de um be-a-bá impressionante. Isso porque teoricamente é tudo nível avançado! Fazemos tudo em aula, no Cert. III praticamente não tem trabalho pra casa, e as professoras pouco explicam, temos um livro de passo a passo e cada aluno fica seguindo o seu. Quando a professora resolve explicar, é pior ainda, quase dormi várias vezes. rs

As matérias jurídicas são mais interessantes, mas a professora avança a passos de tartaruga, os alunos parecem lesados, demoram anos pra entender um conceito simples. Talvez eu esteja sendo muito exigente pois já tinha tanto formação acadêmica qt experiência prática, mas enfim.

Claro que estou sendo muito exigente, no fundo sei que todo conhecimento é válido, mal ou bem estou sempre apredendo coisas novas, aprimorando algumas funções de word, excel, etc que já tinha esquecido, aprendendo os nomes em inglês. Na turma só tem eu e mais 2 meninas chinesas, os demais são australianos. Claro que isso também é ótimo pra eu melhorar meu inglês, ter mais contato com temas mais complexos. Achei que eu ia penar mais com o idioma, mas até que não está sendo ruim.

No final a meta de fazer esse curso foi mesmo ter uma qualificação na Austrália, por mais mínima que seja, e quem sabe com isso ajudar na busca por algo na minha área. Ainda estou na dúvida se vou seguir com o Certificate IV e Diploma, a princípio seria o caminho natural das coisas, mas o problema é que fazendo curso integral fico impedida de trabalhar. Até tem esses cursos noturnos no TAFE, mas dura 1 ano ao invés de 6 meses. E de jeito nenhum que eu vou ficar um ano fazendo um módulo desse curso lesma! haha

Bom, agora tenho 2 semanas de férias e depois mais 9 semanas de curso. Em dezembro, quando ele acabar, penso no próximo passo. Sim, porque se tem uma coisa que aprendi (a duras penas) desde que cheguei na Austrália é que tenho que dar um passo de cada vez (baby steps). Não faço mais planos a longo prazo, não fico mais ansiosa com o que o futuro me reserva (ou ao menos tento, projeto in progress...rs), vivo um dia de cada vez. :-)

14 comentários:

  1. Quando você diz: "levei meu diploma e histórico do Brasil traduzidos"
    O histórico seria aquele documento que descreve as materias que voce cursou em cada semestre na faculdade, contendo cargo horaria e nota que você conseguiu na mesma certo? Imagino que não seja o mesmo que do que conteudo programatico, que descreve o que é abordado em cada uma delas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo,
      Sim, o histórico é aquele com a relação de matérias, carga horária e as notas (normalmente tem umas 3 páginas).
      O conteúdo programático, também chamado de ementas, é bem mais detalhado e traz a descrição do que foi abordado em cada matéria. Esse eu até trouxe comigo, mas não cheguei a traduzir pois são mais de 200 páginas, ficaria bem caro traduzir tudo. Eu trouxe pro caso de querer validar meu diploma aqui, aí vc tem que apresentar as ementas traduzidas. Mas por enquanto não devo seguir esse caminho não.
      Abs,
      Denise

      Excluir
  2. Parabéns pela iniciativa de compartilhar suas experiências! Suas impressões sobre a vida na austrália estão sendo muito valiosas para mim. Sou acadêmico de Direito no Brasil, penso em ir pra Austrália!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou e boa sorte nos planos de vir pra Austrália!
      P.S.: Deixe o nome da proxima vez. :)

      Excluir
  3. Denise, estou considerando fazer um curso do TAFE e estou com dúvidas em relação ao inglês. Para ingressar no curso você precisou comprovar se nível de inglês através do IELTS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mim não pediram, mas fiz uma teste + entrevista por conta da parte técnica do curso (eu queria entrar num nível mais avançado), então não sei se isso já serviu pra eles avaliarem meu inglês. Fora que um dos documentos que mostrei foi um certificado do Skillmax (post sobre esse curso aqui: http://awaywego-rumoaaustralia.blogspot.com.au/2012/03/skillmax.html) que atestava nível avançado de inglês.

      Tenho uma amiga russa que tinha um inglês muito ruim (na época que aplicou pro TAFE) e não me lembro dela ter feito IELTS, mas fizeram uma entrevista com ela pra avaliar se o inglês dela era suficiente (e mesmo com o inglês capenga eles aceitaram). Alem disso, o TAFE tem um programa de auxílio a estudantes estrangeiros (http://www.sydneytafe.edu.au/studentservices/multicultural-support), eles ajudam nas provas, nos estudos e tal.

      Acho que vai depender muito do curso que vc quer fazer e do campus, cada um tem exigências próprias. O ideal é vc escolher o curso e entrar em contato com eles perguntando sobre essa questão do nível de inglês.

      Excluir
    2. E para o Skillmax, você não precisou comprovar nível de inglês?

      Excluir
    3. Sim, pro Skillmax precisa. De acordo com o site deles (http://ames.edu.au/courses/programs-for-migrants/skillmax-jobseekers), a exigência é de IELTS 6.5 pra fazer esse curso de “Jobseekers” que fizemos. Se vc tiver nível mais baixo que isso, eles tem outros cursos disponíveis, teria que ver se também são gratuitos.

      Excluir
  4. Olá Denise.

    Parabéns pela iniciativa do blog. Pode ajudar muitas pessoas que estão com o mesmo desafio de uma vida novo em outro país como eu.

    Estou com dúvida em relação a que escola escolher: Tafe x Centro de idioma. Inicialmente pretendo fazer um curso de inglês geral, e não sei em qual das duas instituições seria mais adequado.

    Dizem que o Tafe, o perfil dos estudantes são mais juvenis e por terem cursos técnicos o curso de idioma não são tão bons.

    Você saberia me dizer algo sobre isso?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelle!
      Eu nunca soube de alguém que tenha vindo como estudante escolher fazer curso de inglês no TAFE ao invés dos cursos de idioma tradicionais. A razão disso é que o TAFE é muito caro pra quem não é residente/cidadão. Pra vc ter uma idéia, eu paguei uns $400 pelo semestre, mas já ouvi dizer que pra quem tem visto de estudante o mesmo curso sairia em torno de $5000.
      Eu conheci uma menina do leste europeu que tinha escolhido fazer TAFE mesmo com visto de estudante, pagando caro, mas era um curso voltado pra área que ela queria trabalhar (enfermagem, se não me engano) e no futuro conseguir um visto de trabalho ou patrocinado, daí acho que vale a pena. Fora isso acho que não vale a pena não.
      Quanto ao perfil do curso de inglês no TAFE, não conheço ninguém que tenha feito, então não saberia te dizer. No que eu fiz a turma era bem misturada, tinha uma garotada mais nova, mas tinha também mães voltando ao mercado de trabalho depois de terem criado os filhos, imigrantes como eu, etc.
      Eu não falo muito sobre curso de idiomas pois já vim com o visto de residência e conheço poucos estudantes. No site do Jerry vc pode achar mais informações para estudantes: http://www.brazilaustralia.com/sydney-australia/.
      Bjs,
      Denise

      Excluir
  5. Olá Denise, meu nome é Gustavo, sou de Recife/PE. Esse ano tive a oportunidade de passar um mês na Irlanda e estou pensando seriamente em estudar/morar no exterior. Inicialmente pensei em fazer um curso superior na própria Irlanda (estou em vias de tirar minha cidadania italiana e o custo não seria tão absurdo), mas soube que na Austrália existem melhores oportunidades de emprego para se manter enquanto estuda. Aqui no Brasil estou me formando em Direito agora em 2015.2. Você acha que, para o futuro pós-curso, no sentido de arrumar emprego na área, curso técnico seria uma boa? Obrigado e boa sorte na sua jornada, estou acompanhando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gustavo.

      Acho muito difícil vc conseguir um emprego na área com visto de estudante. O curso técnico não vai te ajudar a conseguir um emprego na área jurídica se vc não tiver um visto de residência que te habilite a trabalhar 40hrs por semana. Se vc tem cidadania italiana e for elegível para o visto de work/holiday, aí talvez tenha mais chance pois esse visto permite que vc trabalhe integral. Mas ainda assim vc tem que pensar a longo prazo, como vc vai conseguir ficar na Australia sem um visto de residência? Converse com um agente de imigração, talvez ele possa te aconselhar algum caminho viável.

      Excluir
  6. Oi Denise,
    Primeiramente parabéns ao post criado e todas essas valiosas dicas.

    Estou em uma dúvida:
    Sou recém formado em TI , e quero fazer um outro curso na área, sendo que já passei 1 ano e meio no Canada fazendo Intercâmbio, estágio na área de TI e voluntariado, todos com documentos e indicação.
    Estou tirando meu IELTS para facilitar a aprovação.
    Seria mais prudente aplicar um TAFE(já que é mais barato que um college de 2 anos)seria melhor tirar um Certificado IV de 1 ano , tentando arrrumar alguma oportunidade na área já de imediato ao iniciar o curso ou um trabalho qualquer, ou aplicar para um PR já que vi no Site de Imigração que a minha área está na lista de demanda de profissionais.
    O Tafe permite e da condições em vc conciliar trabalho e estudo?
    Muito Obrigado

    Fique com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiz,

      Eu sempre fui da opinião que se vc tem uma profissão que permite aplicar pro visto de residência, vale mais a pena fazer logo por esse caminho do que vir como estudante e tentar algo depois por aqui. Se vc vier como estudante pra fazer TAFE vc só poderá trabalhar por 20hrs por semana, o que dificulta muito conseguir um emprego na sua área. Fora os gastos que vc vai ter pro visto de estudante e pro curso em si, no fim das contas eu acho que sai mais barato e rápido aplicar direto pro visto de residência.

      Boa sorte!

      Excluir