terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Ir ao médico na Austrália

Já falei disso no blog algumas vezes (aqui, aqui e aqui), mas parece que mesmo pra mim o assunto nunca se esgota. Estou há quase 2 anos aqui e ainda tento me acostumar com o sistema diferente, ainda peno quando tenho que explicar sintomas, ir a um especialista, fazer algum tratamento.

Hoje mesmo estava pensando em ir no médico ver umas manchinhas de sol no rosto que tem aumentado e me incomodado, mas só de lembrar da saga de ir no GP, pedir encaminhamento pra um dermatologista, pagar pela consulta do especialista (e mesmo parte da do GP, uma vez que muitos não são bulk billed, ou seja, cobertos integralmente pelo Medicare), aprender como falar o que me incomoda em ingles, pagar pelo tratamento, ufa! Já me cansa (e doi no bolso) só pensar!

(antes que alguém pergunte, não, as manchas não são perigosas. Já tinha investigado uma – a precursora maldita – ano passado e o meu GP disse que eram “freckles” (sardas), que pioram com o sol. A injustiça é que eu me previno demais da conta, passo protetor solar fator 30 todos os dias, evito ficar exposta ao sol, quando vou a um parque/praia estou sempre de chapéu (tenho uma coleção, virou minha nova mania...rs). E ainda assim essas desgraças aparecem! Maldito sol da Austrália! rs)

Por isso hoje quando esbarrei com esse post achei ele super útil. Fica a dica pra quem quiser um mini dicionário de sintomas e partes do corpo em inglês. :)

8 comentários:

  1. Oi Denise

    Já tentou ir ao GP em petersham ambas falam portuguese e bulk bill.
    Fica a dica
    Fátima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fátima! Obrigada, mas Petersham é inviável pra mim pois moro em Sutherland e trabalho na City. O meu GP inicial até fala português (apesar de ser australiano ele é casado com um brasileiro), mas está meio contra-mao pra mim no momento, além de que andei implicando com algumas coisinhas. Já rodei alguns GPs e ainda não me “identifiquei” com nenhum...rs

      Excluir
  2. Coincidentemente nesse final de semana eu assisti ao documentário do Michael Morre SICKO, sobre o sistema de saúde americano, que é vil. Ele compara com alguns que são universais e gratuitos como UK, França, Canada, muito bom o documentário, recomendo. Infelizmente não fala nada do Australiano. Nem do maravilhoso SUS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo, eu já ouvi falar desse documentário, mas nunca assisti, vou tentar ver. O sistema australiano também é universal e gratuito (acredito que parecido com os paises que vc mencionou), nada comparado com o americano que é um dos piores do mundo, na minha opinião, e foi o que embasou o SUS. Como sempre o Brasil copiando os maus exemplos...rs

      Excluir
    2. O SUS tb é universal e gratuito, porém a gestão é padrão Brasil.

      Excluir
  3. Realmente fica um pouquinho ( coisa pouca rsrsrs). A minha tb atende ao sábado o que ajuda. Pense em vir aos pasteis de Belém e da um salto ao médico :p ou ao talho comprar coisas boas;)

    Fatima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vc acha que não vou regularmente? Pelo menos uma vez por mês faço uma "viagem" até Petersham pra abastecer meu estoque de picanha, coração de galinha, farofa, pão de queijo, etc, e claro que dou uma parada na La Patisserie pros pasteis de Belém, meu novo vício... rs

      Excluir
    2. Epá coração de galinha não vi por lá. A qual talho vai? ao portguês ou ao portguês/espanhol?
      Os pasteis de belem são fabulosos sim senhora, ainda por cima agora com duas novas variedades de maracuja e framboesa (ou frutos silvestres) jão me me lembro bem.

      Excluir