segunda-feira, 20 de julho de 2015

O retorno (será que agora vai?)

E mais seis meses se passaram sem post novo. Acho que vou me conformar que esse blog agora terá postagens semestrais. haha

O fato é que depois de um tempo fico meio sem assunto, a nossa vida aqui já virou uma rotina e nada mais me parece extraordinário, sabe? Fora a falta de tempo com o Lucas querendo atenção 24hrs. Talvez agora que voltei a trabalhar tenha como tirar um tempinho pra voltar a escrever posts, mas não prometo.

Ainda recebo bastante email de pessoas querendo emigrar pra cá e procuro sempre responder (ainda que na maioria das vezes com atraso, sorry). Infelizmente nem sempre posso incentivar pois alguns casos são realmente difíceis de se conseguir um visto de residência. E eu não acompanho mais esse assunto, então não sei mais as profissões que estão na lista de demanda, como está o processo de aplicação, etc. Nem sobre a área de direito eu tenho mais informações, pois como já disse abandonei por hora a ideia de validar o meu diploma e sinceramente não sei se o farei algum dia.

Há pouco mais de um mês voltei a trabalhar depois de 7 meses de licença maternidade. Não sei se já comentei aqui, mas a licença maternidade é de 1 ano, mas não remunerada. O governo paga 18 semanas (tem alguns requisitos como vc ter trabalhado 12 meses antes do bb nascer) mas apenas 1 salário mínimo por mês. Como o salário mínimo aqui é de $622 por semana, não é tão ruim, mas tá longe de ser o salário que eu recebia. Algumas empresas até pagam também uma licença que varia de 12 a 18 semanas. No meu caso, como minha empresa é americana, eles pagaram 6 semanas apenas e acharam que estavam fazendo muito. Eu juntei 1 mês de licença médica que tinha, mais 1 mês de férias (que acabei só recebendo 15 dias por conta de um erro da minha gerente) e o resto foi sem remuneração mesmo. Claro que ficou apertado, mas até que não foi tão ruim como achei que seria. Os gastos com bb não são tão altos como eu imaginei pois aqui se compra muita coisa de segunda mão super barato (outro dia mesmo comprei um saco com 100 roupas de bb, muitas quase novas, e paguei apenas $30), e mesmo coisas maiores como carrinho, mamadeiras, fraldas, etc, não é tão caro como no Brasil. Por exemplo, assim que o Lucas ficou um pouco maior (tipo uns 3 meses) passei a comprar fralda genérica (do supermercado Aldi) que é ótima e a metade do preço de uma da Huggies. Pra vcs terem uma ideia a fralda do Aldi custa $0.20 por fralda, enquanto a da Huggies custa uns $0.50 por fralda (e no Brasil quando fui de ferias eu pagava no mínimo $0.80 pela fralda da Pamper que, sinceramente, não chega aos pés da qualidade da fralda do Aldi!). Fora que com um bb e sem família por perto sua vida social beira zero, o que é mais uma economia. Então no fim das contas o que gastávamos antes com saídas, almoço fora, bebida, agora trocamos por fralda. rs

Eu tinha dito no trabalho que voltaria em agosto-setembro, mas sinceramente a vida de dona de casa não é pra mim e eu já estava enlouquecendo. Acho louvável as mulheres que optam por ficar em casa com o bb, mas não é pra mim. Então quando o Lucas fez 6 meses achamos que estava na hora de eu voltar. Claro que também não quis (e não quero) voltar a trabalhar integral, pois curto muito ficar com o pequeno. Assim voltei 3 dias por semana, e numa nova posicao – como paralegal. Eu já trabalhava como paralegal há tempos, mas eles ficavam enrolando pra mudar meu contrato. Aí quando voltei não tinha como mais me enrolarem e finalmente me deram o novo contrato. Como meu escritório paga muito bem (um oásis no mercado de paralegal), meu novo salário me garante um valor perto com o que eu recebia antes, mas para trabalhar apenas 3x por semana. E eu ainda reclamei porque queria mais. Haha Mas a verdade é que por causa da minha formação em direito eu faço mais que um paralegal, como diz a minha chefe, ela me dá trabalho de “second year associate”, então nada mais justo que eles me remunerem acima da mádia, não? Como estou retornando da licença vou ficar na minha por enquanto, mas eles que me aguardem pedindo aumento ano que vem. rs

A vida após o retorno ao trabalho tá bem puxada, mas aos poucos estamos entrando na rotina. E por incrível que pareça ter um filho me fez ter mais vontade de cozinhar, fazer uma alimentacao saudável pra ele e pra nós. Entao perco mais tempo na cozinha, o que tem me deixado inclinada a comprar uma Thermomix, se eu conseguir convencer o Thiago a gastar uma grana, mas isso é assunto pra outro post…

Enfim, vou ver se escrevo mais frequente e nos próximos posts vou comentar um pouco mais sobre esse retorno ao trabalho, como funciona creche aqui, atividades extracurriculares pra criancas e bbs, etc. Se alguém tiver alguma curiosidade ou sugestão de post, fique a vontade pra mandar sugestões nos comentários! Isso se depois de tanto tempo de blog morto ainda tiver alguém acompanhando… rs

2 comentários:

  1. Eu continuo acompanhando, claro! :) adoraria saber mais sobre o dia-a-dia da família com o bebê! Beijos e bom retorno ao trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi De. Que bom que vc ainda está por aqui! Vou postar mais sim sobre isso. Beijos

      Excluir