quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Então é Natal


Espero que todos os leitores do blog tenham passado um ótimo Natal com suas famílias. Por aqui o Natal foi só com amigos esse ano, já que não tivemos visitas da família e nunca conseguimos viajar pro Brasil nessa época do ano por conta do preço das passagens (e do calor do Rio de Janeiro que eu não toleraria mais. rs).

 

Aqui na Austrália só é comemorado o dia 25 de Dezembro, dia do Natal, data em que as famílias se reúnem para um almoço, muitas vezes ao ar livres em parques. O feriado nacional é apenas no dia 25 e no dia 26 (Boxing Day). Como esse ano o dia 25 caiu num domingo, o feriado foi automaticamente transferido pro primeiro dia útil seguinte, ou seja, dia 27. O mesmo vai acontecer no réveillon, quando o feriado do dia 1 (domingo) será transferido para o dia 2.

Aqui as tradições do Natal são até certo ponto semelhantes ao Brasil, com árvore montada na sala, Papai Noel entregando presente pras crianças e tal. Só que aqui os presentes são entregues no dia 25 de manhã, já que não tem ceia no dia 24, e muitas família colocam no dia 24 junto com as crianças, antes delas dormirem, um prato com leite e biscoitos pro Papai Noel (Santa Claus em inglês) e um prato com cenouras pras renas. Eu e Thiago não somos religiosos e ainda não decidimos como vamos abordar o Natal com o Lucas. Quando ele crescer mais um pouco provavelmente vamos explicar sobre a base dessa celebração mundial, e o que ela significa pra nós (uma data em que reunimos a família e praticamos o desapego e a caridade, sem muito consumismo). Claro que vamos dar presente pro Lucas, mas sempre 1 só e aproveitando a data pra fazer uma limpa de desapego na casa e doar os brinquedos que ele não brinca mais. Tentei fazer esse ano um calendário do advento com a contagem regressiva do Natal e atividades diárias pro Lucas entender essa festividade, mas ele não pegou muito bem a coisa, acho que é muito novinho ainda daí vamos tentar de novo ano que vem. Além disso somos contra essa figura do Papai Noel, essa coisa de ameaçar criança de que tem que ser “boazinha” (pra começar que eu nem gosto desse termo “criança boazinha”) pra ganhar presente, enfim, vamos explicar a ele de onde surgiu o simbolismo do Papai Noel mas sem essa ligação de ganhar presente atrelado a bom comportamento porque não é o que praticamos em casa de uma forma geral (não aplicamos castigos, muito menos palmada, e acreditamos que educar é formar o caráter da criança através do entendimento do porquê uma atitude é errada – machuca outros ou a si próprio –, da prática da empatia e da construção do livre arbítrio desde bebe). Mas esse ano o Lucas ainda é pequeno demais pra esse tipo de conversa, então apenas reforçamos a data como um dia de reunir a família e amigos.

 

Como os brasileiros comemoram a véspera de Natal também, esse ano fomos convidados para uma festa com outros casais brasileiros no dia 24, que foi ótima. Muitas famílias juntas, muitas crianças, o Lucas se acabou de brincar. No dia 25 quando ele acordou demos o presente dele (uma cozinha da Ikea que ele amou – essa aqui) e fomos na casa de outro casal de amigos que tem um filho da idade do Lucas para um churrasco de Natal, com direito as crianças se esbaldando num banho de piscina no quintal.

 

É aquela coisa, quando não se tem família perto, os amigos se tornam nossa família, laços se estreitam mais rapidamente e é ótimo ver o Lucas crescendo com tantas crianças da idade dele, crianças que ele já reconhece como amigos, chama pelo nome, brinca junto. Temos feito com alguns casais de amigos “share care”, onde um casal cuida das 2 crianças por umas 4-5hrs enquanto o outro casal pode aproveitar pra fazer um passeio a dois. Nós ficamos com o filho de uns amigos semana retrasada, e ontem foi a vez deles ficarem com o Lucas, tendo eu e Thiago aproveitado pra ir no cinema, coisa que raramente fazemos por não ter família por perto pra ficar com o Lucas.

 

Essa semana está sendo de recesso pra quase todo mundo, pois tradicionalmente no período entre Natal e Ano Novo a maioria das empresas fecham e os funcionários tiram férias forçadas. É ótimo pois é uma época do ano que todas as famílias estão reunidas com as crianças, seja fazendo passeios ou viajando. Esse ano não viajamos, então estamos aproveitando pra ir com o Lucas pra muito parquinho, praia e piscina já que tem feito um calor atípico esse verão, com semanas seguidas de temperaturas entre 20-35 graus (o que é muito quente pros padrões de Sydney).

 

Meu escritório é um caso atípico e não fecha nesse período do ano, então hoje estou trabalhando enquanto o Thiago fica com o Lucas (as creches em sua maioria fecham também nessa semana entre Natal e Ano Novo). Mas hoje é o último dia de trabalho do ano e só retorno semana que vem (e espero que com posts mais frequentes para 2017). Então desejo a todos um Ano Novo repleto de realizações, com muito amor e paz (coisa que esse mundo está precisando urgentemente). :)

3 comentários:

  1. Olá, Denise! Sou leitora assídua do seu blog e adoro! Gostaria de sugerir um post... Estava vendo a estimativa de gastos seus e do seu marido em Sydney quando vcs ainda não tinham filho e acharia interessante ler um post da estimativa de gastos agora que vcs tem uma criança. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ludinha. Já fiz um post atualizando os valores para pós filho, dá uma lida aqui: http://awaywego-rumoaaustralia.blogspot.com.au/2016/04/custo-de-vida-em-sydney-parte-ii.html?m=1

    ResponderExcluir
  3. Amei o post e a cozinha do Lucas!! Feliz 2017!

    ResponderExcluir