quarta-feira, 7 de julho de 2010

Quando tudo começou.

Sempre que conversamos com alguém sobre esta nossa decisão de mudar para um outro país, ainda mais em se tratando de um lugar tão longe como a Austrália, a primeira pergunta que escutamos é: De onde é que vocês tiraram esta idéia? Ou talvez: Por que Austrália? Por que sair do país?
Apesar de termos estas respostas em nosso subconsciente, às vezes é muito difícil explicar como é que tomamos tal decisão. Na verdade foram um conjunto de acontecimentos, de coincidências, decisões ou seja lá como você preferir classifica-los, que nos levaram a este caminho e que agora fazem parte de nossas vidas mesmo que ainda de forma superficial ou indireta.

Na verdade nunca tínhamos pensado em morar fora definitivamente. Em certo momento pensamos em fazer um mestrado na Europa, mas acabamos desistindo por questões financeiras, já que não é tão fácil conseguir uma bolsa de estudos; profissionais, largar nossa carreira para estudar sem saber se na volta este mestrado iria realmente abrir portas para novos empregos; e por fim pelas questões de adaptação a vida em outro país.

Sempre tivemos esta vontade de buscar novos desafios, conhecer novas culturas, ter novas experiências, mas sempre esbarrávamos em obstáculos como estes, com as responsabilidades, compromissos e planos que vamos criando no decorrer da vida e que em certos momentos podem nos limitar a tomar decisões bruscas. Esta historia toda veio à tona com um acontecimento que ninguém poderia imaginar que ira nos influenciar desta maneira.

Tudo começou quando em meados de 2008 meu antigo chefe, o Ricardo, me contou que estava indo morar na Austrália, naquele momento a noticia me pareceu tão sem sentido que em nenhum momento cheguei a perguntar o porquê desta mudança ou o que o motivou a tomar tal decisão. Mesmo assim, antes de sair do Brasil ele ainda me deu um livro que explicava como era viver e morar na Austrália como imigrante e como era o processo de conseguir um visto para talvez ascender o interesse no assunto. Peguei o livro e deixei na minha cabeceira sem dar muita atenção a ele durante uns bons meses.

Durante os seis primeiros meses conversamos muito pela internet, e ele sempre comentava sobre suas experiências no país e de como haviam oportunidades para imigrantes qualificados lá. Contava sobre sua nova vida, os pros e contras de morar fora e de como estava sendo sua adaptação e aceitação das pessoas com sua família.

Apesar de ter me interessado pelo assunto, sempre levei na brincadeira a possibilidade de fazer o mesmo. Quando comentava sobre o assunto com a Denise, era sempre em tom de curiosidade, de comentar fatos interessantes, etc., mas nunca com intuito de realmente transformar isso em um estímulo para mudar nossas vidas.

Até que um dia em janeiro de 2009, quando estávamos conversando sobre futuro, sobre nossos sonhos, planos etc., nos deparamos com a possibilidade de fazer uma loucura como a que o Ricardo fez. O que parecia ser apenas um fato que passaria em branco por nossas vidas, ver meu ex-chefe mudando de país, se tornou em uma possibilidade. Lembro perfeitamente do dia que ponderamos como seria complexo este processo de conseguir o visto, mudar para outro país, etc., e ainda assim, vimos que valeria o sacrifício se era realmente isso que queríamos fazer.

O que faltava para começar a correr atrás da preparação para o visto era esta certeza de que ambos tinham o mesmo desejo de mudar e isto ficou mais do que claro para nós. No mês seguinte estava eu começando minhas aulas de inglês e iniciando minhas pesquisas sobre como conseguir o visto. Já tinha ouvido o Ricardo comentar como foi trabalhoso obter o visto, mas não sabia quer seria tão complexo assim. Foram diversos sites, manuais, fóruns, blogs, etc., que eu busquei, li e reli até começar a me organizar e entender melhor quais seriam os passos a tomar. Mas como todos sabem, quando decido uma coisa me enfio de cabeça até o fim. Então, aqui estou eu buscando concretizar este sonho.

Bom foi daí que veio esta idéia inusitada de morar na Austrália. Quando ao porque de morar em outro país e porque Austrália... Bom isso é assunto para outro post, assim como toda saga que foi conseguir os documentos para depois de um ano e meio, aplicar para o visto. No próximo post conto mais sobre as etapas cumpridas durante este período e o que ainda teremos que aguardar para iniciarmos nossa jornada. Abraço a todos.

4 comentários:

  1. Existe uma fina linha dividindo a loucura e a coragem...sinceramente nao sei em que lado dessa fronteira nos encontramos eu e Flavia.

    A unica coisa que sei eh que depois desse teu post a familia inteira deve me querer ver longe ;)

    Como dito milhares de vezes antes: boa sorte ao casal!! tem sempre uma boia quente aqui em casa pra vcs ( e pros filhos...)

    abs
    Ricardo

    ResponderExcluir
  2. Ricardo, muito pelo contrário: quero sabê-lo bem perto do casal aventureiro, eles irão precisar de bússola (e até, quem sabe, de 'bóia quente') - rss.

    Mamãe Vera Lygia

    ResponderExcluir
  3. Fiquei curiosa... qual o livro que você leu??

    ResponderExcluir
  4. Eu li este livro aqui:

    Living and Working in Australia
    David Hampshire (Author)

    é um dos livros mais conhecidos, na época ele estava bem atualizado sobre o processo de imigração, agora com as mudanças de pontos eu não sei.
    Mas ainda sim ele explica muita coisa sobre moradia, saude, seguros, etc. Recomento...

    ResponderExcluir