quarta-feira, 7 de março de 2012

Skillmax

Hoje completei 1 semana de curso no Skillmax, que como eu disse no post anterior é um curso de inglês focado na área profissional, cortesia do governo australiano para os imigrantes qualificados (detalhes em: http://www.ames.edu.au/content/coursesvolunteers.aspx). Na verdade descobri que o curso não é bem de inglês, quer dizer, o foco não é ensinar a língua ou aperfeiçoa-la, e sim ajudar na busca por emprego.

Eles fazem isso dando diversas dicas sobre como redigir o CV e a cover letter (carta de apresentação, exigência de todas as vagas aqui), além de ensinar técnicas de entrevista. Que fique claro que eles não ajudam a achar emprego em si, nem nos direcionam para vagas, apenas ensinam como se adequar ao modelo profissional australiano.

Eu confesso que achei que o curso ia me ajudar mais a melhorar o inglês, porque afinal não achava que o mercado profissional australiano fosse tão diferente do brasileiro e do resto do mundo ocidental. Pensava: quão dificil pode ser fazer uma cover letter e CV? Ledo engano...

Depois de uma semana de curso cheguei a conclusão que estamos (eu e Thiago) fazendo TUDO errado. A impressão que tenho é que temos contado com a sorte, porque por critérios técnicos nunca seriamos chamados pra trabalhar nas nossas áreas.

E não porque nosso currículo seja ruim, muito pelo contrário, todos dizem que é ótimo, que temos muita experiência. O problema é que aqui tudo tem uma técnica específica. Os anúncios pedem X - então vc tem que ler, analisar, extrair os atributos específicos do cargo, os intrínsicos, e se duvidar ler a mente do futuro empregador (rs) - daí vc extrai X + Y + Z. Passo 2: fazer uma cover letter para cada vaga e adaptar o currículo para cada vaga (sim, eu disse para CADA vaga! não vou ter tempo de fazer mais nada, 24hrs de trabalho só pra aplicar pra uma vaga...). Isso porque se o anúncio for de recruiter (empresas de recrutamento, ou headhunter como se diz no Brasil), o que ocorre com 90% dos que vemos, vc tem que colocar na cover letter E no CV exatamente os atributos (leia-se, palavra por palavra) que eles pedem, senão corre o risco de ser barrado já no programa de software que eles usam.

Sim, porque parece que aqui eles usam um software (inventado em Sydney, segundo a minha professora) que escaneia as cover letter e CV, e se não tem os itens pré definidos, sua aplicação nem chega a ser lida pelo recruiter, muito menos chega nas mãos da empresa.

Depois de tudo isso, se sua cover letter for lida e aprovada, eles lêem seu currículo. E se o CV for aprovado, te chamam para uma entrevista, onde tem mais um monte de pegadinhas (não cheguei nessa parte do curso ainda... rs Parece que eles tem no curso 2 semanas só de treinamento em técnicas de entrevista, gravam vc e tudo para analisar depois. OMG!).

Enfim, desanimador, ainda mais pra mim que não aplico para posições exatamente iguais as que eu fazia no Brasil, já que não posso advogar aqui.

Fora que tudo bem que fazia mais de 10 anos que eu não partia para a árdua tarefa de buscar emprego, mas juro que não me lembro da coisa ser tão penosa, ou melhor dizendo, meticulosa, no Brasil. Enfim, temos que nos adaptar ao jeito aussie de ser, fazer o que.

Pra quem é de TI, um aviso: a vida de vcs não será tão penosa, pelo menos pelo que ouço dizer... rs

Mas por outro lado é bom que tenhamos essa ajuda, nos motiva a recomeçar do zero e nos focar a refazer nosso processo de aplicação para aumentar as possibilidades de obter um emprego. Veremos o que o futuro nos reserva. :-)

7 comentários:

  1. #Oremos

    Mas essa parte de mudar o currículo e a cover letter de acordo com a vaga eu já sabia. Mas é insano!

    ResponderExcluir
  2. ôxe, que maluquice!!! Não é atoa que eles oferecem esse curso (remorso com certeza pela malvadeza)para explicar tintin por tintin o caminho das pedras. Só de raiva, mostrem pra eles que quem é brasileiro já nasce malandro - hehe. Fé e garra, vocês vão conseguir furar o bloqueio aussie!!bjs

    ResponderExcluir
  3. Isso é no caso de grandes empresas ou qualquer tipo de empresa?? Porque parece estranho uma empresa de porte pequeno ter tanto tipo de limitação (e scanner de cover letter), como eles iam conseguir achar alguém desse jeito? rs

    bjo,
    Eveline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eveline. Sim, isso acontece nas empresas normalmente maiores, que contratam recruiters. O que ocorre é que dos anúncios que temos visto aqueles com recruiters são maioria...
      Bjs,
      Denise

      Excluir
  4. Legal, Thiago / Denise!
    Estamos na torcida por vcs aqui... Bons aprendizados. Um amigo meu que é da área de TI realmente não teve mta dificuldade, mas, conversando recentemente com ele, ele comentou que vc tb tem q adequar o currículo e que a mentalidade deles aí é que se eles te considerarem "superqualificado" não te contratam por achar que vc vai ficar "bored" na vaga. Então sejam bem diretos no CV - ele já tá no 2o emprego e há 2,5 anos aí. Trablhou em Adelaide e agora tá em Brisbane. Abs e boa sorte!!

    ResponderExcluir
  5. Denise, para se matricular no Skillmax você apresentou o IELTS General ou Academic?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O General, eu nunca precisei fazer o Academic - tanto a imigração quanto o Skillmax e o TAFE aceitaram o IELTS General.

      Excluir