quinta-feira, 10 de novembro de 2016

É viável contratar faxineira e babá na Austrália?

Aproveitando a pergunta da Fernanda no outro post, vou comentar como nós fazemos atualmente na questão faxina/babá pra cuidar do Lucas.

Há 3 anos e meio atrás escrevi um post falando sobre limpeza e como eu fazia com a casa.

Agora a situação já é bem diferente. Primeiro que estamos num apto maior, com 2 quartos e 2 banheiros. Segundo que temos o Lucas que não nos deixa muito tempo. Uma coisa que mudou bastante desde que chegamos aqui e, principalmente, depois de ter filho foi nossa alimentação. Se antes era aceitável comer fast food ou pular refeição, agora com o Lucas temos tentado cada vez mais dar o exemplo e manter uma alimentação saudável. Eu nunca fui muito fa de comida de restaurante, uma vez por semana ok mas todo dia eu não curto. Acho salgada, gordurosa e prefiro mesmo o temperinho caseiro e a garantia de saber exatamente o que tem no meu prato. Quando o Lucas começou a comer comida, era bem simples por ser papinha (apesar de eu nunca ter feito papinha daquelas batidas, mas eu amassava e intercalava com frutas e legumes inteiros pra ele comer com a mão). Só que com 10 meses o Mr. Independencia resolveu que não queria mais aquela comida insossa e só aceitava comer o que a gente comia. Aí tive que cada vez mais me policiar pra manter uma alimentação saudável (tá, admito, ainda sou viciada em chocolate, mas agora só como quando estou no trabalho ou quando o Lucas tá dormindo). Com isso passamos a cozinhar cada vez mais. Ano passado comprei uma Thermomix que facilitou muuuiiitooo a minha vida. Primeiro porque passei a conseguir cozinhar com o Lucas no colo, segundo porque ela faz refeições completas de uma vez e em tempo record, além de cortar, sovar, triturar, cozinhar no vapor, etc etc etc. Atualmente uso ela pra mil e uma coisas e não tem um dia que eu não a ligue. Nossa rotina costuma ser assim: sábado ou domingo cozinho um cardápio pros próximos 3 dias, congelo excessos, faço comidas extras pro Lucas pra ter sempre no freezer (tipo muffin de legume, mini sufles, bolinhos sem açúcar, biscoitos de banana e aveia, etc). Nisso perdemos umas 3-4 horas, isso graças a ajuda da Thermomix. Na terça ou quarta a noite faço outro cardápio pro resto da semana e congelo o excesso. Esse cardápio é só pros nossos almoços e pro almoço e jantar do Lucas. No resto da semana faço eventualmente risoto/sopa pro jantar, pães e massa de pizza (já que esses itens não compro mais industrializado, faço apenas em casa). Todo dia de manhã faço ainda um green smothie pra toda a família, que se eu deixar o Lucas toma o meu todo. haha O que eu sou viciada em chocolate essa criança é em fruta, nunca vi!
Minha amada Thermomix:
 

Com toda essa atividade na cozinha, tenho que comprar legumes/frutas pelo menos 1 vez por semana, e de 15-15 dias fazemos compras no mercado. Com isso não sobra muito tempo para faxinar a casa, já que agora cada vez mais temos prezado descansar depois que o Lucas dorme e passear em família no fim de semana. Nos dias que eu fico sozinha com o Lucas eu normalmente lavo a roupa e dependendo do bom humor dele (e do grau de cooperação que ele está disposto a me dar) faço mais alguma coisa da casa. Se nós ainda fossemos fazer faxina pesada na casa íamos perder pelo menos metade do sábado ou do domingo, coisa que não estamos dispostos a fazer. Então a solução foi contratarmos alguém para fazer a limpeza pesada. Aqui essa pessoa se chama cleaner e cobra em média 25-30 por hora. Como sai caro, nós preferimos chamar alguém apenas uma vez por mês e no resto do mês nós fazemos a manutenção. Manutenção essa que inclui limpar a bancada da cozinha todo dia após usar, limpar a pia do banheiro no fim do dia, passar aspirador toda semana. Só que estávamos cada vez mais preguiçosos pra passar o aspirador, então acabamos comprando um aspirador robô que limpa a casa sozinho. Agora quando saímos de casa ou vamos dormir o Thiago liga nosso ajudante e ele vai limpando a casa sozinho. Como amo a tecnologia!
Nossa recente aquisicao - iRobot
 
Muita gente pensa que ter uma faxineira na Austrália é coisa de gente rica, mas não é! Eu sempre digo que é coisa de família com filho pequeno, porque a vida fica uma loucura e não dá tempo mesmo de fazer faxina pesada. Claro que é caro, mas nada estratosférico, ainda mais levando-se em conta que a faxina aqui é diferente do Brasil. As principais diferenças são:
 
- num apartamento de 2 quartos a faxina não costuma demorar mais do que 3 horas (a não ser que a casa seja muito suja ou bagunçada). Isso dá no máximo $75-90, valor bem razoável de se pagar 1x por mês ou a cada 15 dias.
 
- ainda que a cleaner seja brasileira e limpe mais detalhadamente, não é o padrão limpeza do Brasil. Em 3 horas de faxina não dá tempo de limpar todas as janelas minuciosamente, as persianas, dentro do forno, limpar com cotonete o rodapé (juro que conheço gente que faz isso semanalmente no Brasil!) nem tirar a sujeira que se acumula nos trilhos do armário de correr. Faxina do estilo TOC de ser só uma vez a cada eclipse lunar.

- como os cleaners cobram por hora, quanto mais bagunçada e suja a casa estiver, mais vc vai pagar pela limpeza. Então esqueça aquela mania de brasileiro de deixar a louça acumular a semana inteira pra empregada lavar, deixar roupa e tranqueira espalhada pela casa. Aqui as pessoas arrumam a casa no dia anterior a faxina, até porque muitas cleaners só limpam o que está a vista então se estiver com tralha espalhada no chão/mesa/móvel elas limpam em volta.

- apesar de a maioria dos cleaners serem mulheres, existem muitos homens nessa profissão. Principalmente se for cleaner de escritório e de obra. Quando eu me mudei de um dos meus aptos, contratei um cleaner indicado pela imobiliária para fazer o end-of-lease cleaning (http://awaywego-rumoaaustralia.blogspot.com.au/2013/09/end-of-lease-cleaning-ou-bond-cleaning.html) e era um senhor colombiano super gente boa. Fui na casa dele depois pra pagá-lo e ele morava no mesmo bairro que eu, numa casa própria com carro próprio igual ou até melhor que o meu.


E como contratar um cleaner? Existem várias empresas que fazem o serviço, inclusive empresas fundadas por brasileiros. Normalmente as empresas com cleaner asiáticas são conhecidas por serem mais rápidas na limpeza (elas fazem uma casa inteira em 40 minutos, porque normalmente vão 2-3 cleaners ao mesmo tempo, limpam bem superficialmente e cobram mais caro também pela hora) e as cleaner brasileiras são conhecidas por fazer uma limpeza mais profunda. A maioria dos brasileiros que moram aqui contratam cleaner por indicação de amigos ou anunciam nos grupos de brasileiros do facebook que estão precisando de cleaner (os principais grupos que eu participo são: “Brasileiras em Sydney”, “Papo Calcinha em Sydney”, “Maes Brasileiras em Sydney” e “Maes Brasileiras na Austrália”. Sim, são todos só de mulheres e o que não é só de mulheres – “Brasileiros em Sydney” – é de uma baixaria tão grande que eu desisti de participar). Eu anunciei num desses grupos e em algumas horas recebi dezenas de mensagens de meninas oferecendo o serviço! É um trabalho muito procurado por estudantes internacionais, primeiro pela flexibilidade de horário segundo por ser um trabalho que não exige fluência em inglês. Pra quem chega aqui sem falar nada de inglês é o trabalho ideal.

Eu escolhi uma das meninas que me escreveu mais no feeling, porque não exigi experiencia nem nada, e foi a melhor escolha que fiz! Ela é um amor de pessoa e sensacional com crianças, tanto que se tornou babá do Lucas também quando queremos sair eu e Thiago sozinhos no fim de semana. Pra vcs terem ideia de como ela é maravilhosa, indiquei pra várias amigas e em pouco tempo ela está com a agenda lotada de trabalhos como babá (cleaner ela nem tem mais tempo de fazer). Agora eu peno pra conseguir marcar com ela pra ir lá em casa porque ela tá sempre com a agenda lotada! Me ferrei… haha Brincadeira, falo pra ela que fico super feliz de ver que ela está colhendo os frutos do trabalho excelente que faz e de ser uma pessoa maravilhosa e de excelente coração.

Lembrando que aqui o cleaner é um trabalho valorizado como qualquer outro, não tem a carga negativa de “subemprego” que infelizmente se dá no Brasil. Fora que se vc chama alguém pra fazer faxina na sua casa, é apenas para fazer faxina. Se vc quer que tome conta do seu filho, vc paga por fora pelo serviço de babá. Se vc quer que passe roupa, vc paga por fora por esse serviço. Se vc quer alguém que faca comida, idem. E por aí vai. O termo “empregada” (em inglês “maid” ou “housemaid”) é considerado super pejorativo aqui e ninguém utiliza. Se vc quer alguém pra limpar sua casa vc contrata um cleaner. Pra levar o cachorro para passear, um dog walker. Pra cuidar do seu filho, uma babysitter ou nanny. Pra fazer outros trabalhos leves de casa (light housework), uma housekeeper.

4 comentários:

  1. Bem legal seu post... Eu estou morando em Perth com meu marido e já fizemos serviços de cleaner.. Ele fazia mais end-of-lease e eu em casa de família... E a limpeza é bem superficial mesmo (em casa de família), pq end-of-lease eh uma limpeza muuuuito pesada! Eu quase chorei quando fiz uma, e fiquei completamente quebrada...
    Bjs
    www.doismatutosnaaustralia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino, Alana, da vez que contratei esse serviço o senhor colombiano levou 3-5hrs pra limpar um apto de 1 quarto e ele ainda tinha a esposa de ajudante. É um trabalho super pesado mesmo, ainda mais se a imobiliária for daquelas chatas e exige que o apto seja entregue impecável.

      Bjs,
      Denise

      Excluir
  2. Adorei!!! :)) Quando você disse "se você quer alguém que faça comida", isso também existe? Por que se um dia eu morasse fora, essa seria a ajuda mais valiosa pra mim, pois não gosto de fazer comida todos os dias...
    Beijos e obrigada pelo post, Denise!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe sim, Fernanda! Desde pessoas que vendem quentinha pronta, salgadinhos brasileiros, quentinhas fit, docinhos brasileiros, até brasileiras que vão na sua casa cozinhar pra vc 1x por semana ou quinzenalmente, daí vc paga por hora trabalhada também. :)

      Excluir