terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Bairros de Sydney (parte I)

Hoje eu estava respondendo um email sobre os melhores bairros pra se morar em Sydney e me dei conta que há séculos penso em escrever um post sobre isso e sempre adio. Mas é uma pergunta que sempre me fazem, o que eu compreendo porque quando se muda pra uma cidade desconhecida perdemos as referencias de melhores/piores bairros.

Só que essa discussão de melhor/pior bairro é muito, mais muito relativa. Afinal cada pessoa tem um estilo de vida, um histórico de vida e vem de cidades muito diversas do Brasil. Ainda tem a questão do objetivo da estadia em Sydney: é pra estudar? É pra viver de forma permanente? Tem filho pequeno? Vou tentar fazer um esboço geral das áreas mais conhecidas da cidade.

O Estado de New South Wales (NSW) é dividido em councils (prefeituras) e cada council engloba diversos suburbs (bairros). Esse mapa dá uma ideia geral da divisão em NSW como um todo e em Sydney especificamente (apesar que eu acho que alguns council estão desatualizados, como o de Rockdale que unificou com Botany Bay).

 
Uma forma mais abrangente de se dividir a Grande Sydney é por Regiões, usando como base o CBD (Central Business District), sendo elas:
  • Canterbury-Bankstown
  • Central Business District
  • Eastern Suburbs
  • Forest District
  • Greater Western Sydney
  • Hills District
  • Inner West
  • Macarthur
  • Northern Beaches
  • Northern Suburbs
  • North Shore
  • Southern Sydney
  • South-western Sydney
  • St George
  • Western Sydney
 
 
Vou falar usando como base a divisão dos councils e apenas de forma geral sobre as regiões que mais conheço (em negrito acima), sendo que info oficial só nos links que vou colocar, o resto é opinião minha apenas.

O mais famoso deles, claro, é o City ofSydney, que cobre a área central da cidade e engloba bairros famosos como Surry Hills, Sydney CBD, The Rocks. É uma das áreas mais valorizadas da cidade pela proximidade com o CBD. Nós já moramos naquela região, em Rosebery, eu gostava por um lado pela proximidade da City, mas foi ficando muito caro alugar um apto e achamos que não estava mais valendo a pena. Isso que Rosebery é um dos mais baratos da região, Surry Hills que é o bairro mais posh (chique) leva o quesito imóvel caro pra outro nível. rs Nesse council tem bairros com perfis diferentes entre si, como os alternativos (Glebe, Newtown), os posh (Paddington, Surry Hills, Elizabeth Bay), os modernos (Zetland, Waterloo), e ainda uma ovelha negra que é Redfern, que apesar de ser um subúrbio bem próximo do CBD é mais desvalorizado por causa de alguns conjuntos habitacionais que existem no bairro, muitos bares meio decadentes e que trazem muitos bêbados pras ruas, etc.

Outro council com área bem valorizada é o Woollahra que cobre Vaucluse, Bellevue Hill, Cooper Ward, Double Bay, Watsons Bay e Paddington, dentre outros. Igualmente caro, senão até mais porque tem algumas áreas com vista pra baía – caso de Vaucluse, Double Bay e Watsons Bay.
 
Outro queridinho é o Waverley Council que engloba o famoso bairro de Bondi, além de outros bairros queridinhos porserem a beira mar como Bronte, Clovelly, Tamarama e Waverley. Uma das áreas preferidas dos estudantes pra morar, pela proximidade da praia e enorme contingente de estudantes estrangeiros no local. Os preços de aluguel são caros e os imóveis antigos em sua maioria. Vc literalmente paga pela proximidade da praia, inúmeros bares e excelente comércio local, além de excelente acesso de transporte (incluindo trem que vai até Bondi Junction). Eu não moraria nessa região, particularmente, porque exatamente por ter um clima mais de festa e oba oba se torna uma área mais suja, com muita gente bêbada nas ruas a noite e tal. Uma exceção pra mim é Waverley, um bairro que sempre tive um xodó (e dizem que a escola pública da área é ótima), mas ainda assim acho que não vale a pena o preço que se paga pelo aluguel nessa região. Mas é o que eu falei no inicio do post: é tudo uma questão de opção de vida e tem quem prefira pagar mais por estar próximo do burburinho de Bondi e pertinho da City.

Ainda nos Eastern Suburbs tem o council de Randwick que engloba outras praias famosas como Coogee e Maroubra, além de uma praia que é o meu xodó – La Perouse. É até certo ponto uma área parecida com a de Bondi, tem praia perto, excelente comércio, bom acesso de onibus e imóveis um pouco mais em conta que Bondi, mas ainda caros pela proximidade com o CBD.
 
Hoje foi basicamente uma introdução, o CBD e os Eastern Suburbs. No próximo post continuo com as áreas sul, norte e oeste de Sydney.

8 comentários:

  1. Oi Denise, você disse que morava no Shire né? (ou talvez tenha sido outra pessoa em outro blog, sorry if so), mas reparei que tem vários bairros chamados "alguma coisa Shire". Isso é uma sub divisão ou não tem nada a ver?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo o meu amigo Google, rs, Shire nada mais é do que um "local government area" como os outros. A denominação é usada na Aus para áreas mais rurais, mas no caso de Sutherland Shire (onde eu moro), deve ter começado como uma área rural mas não é mais, mas como ainda tem uma área verde imensa (com o National Park) o nome "Shire" foi mantido.

      Excluir
  2. Denise, vc poderia comentar um pouquinho sobre o custo de vida aí na Aus? Minha esposa e eu gostariamos de mudar definitivamente com cidadania permanente, entao a duvida que temps é qto custa o aluguel mensal por ai em media? E qto precisamos ter por mes para ter uma vida confortável? Temos um filhinho de 3 anos tb.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jeferson. Já fiz 2 posts sobre isso, um antes de ter filho e outro atualizado depois. Dá uma pesquisada na lupa ou na tag utilidade pública (acho) no canto direito do blog.

      Excluir
  3. Excelente post! Leio muito sobre o geral. o país e as províncias, mas sobre os bairros foi a primeira vez. Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Olá, gostaria de saber se vale alugar um carro em Sydney.Poderia me dar uma dica de onde (bairro) me hospedar? Moro no Rio de Janeiro e gosto da região de Ipanema e Leblon. Pretendo ficar perto de uma praia com movimento. Desde já, obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo. A maioria dos brasileiros que quer morar perto da praia optam por Manly/Dee Why (no norte de Sydney), Bondi/Coogee/Maroubra (mais perto da City mas com aluguel caro) ou Cronulla (ao sul de Sydney mas não tão badalada qt as outras opções). Se vc quer movimento eu sugiro Bondi ou Manly, mas tenha em mente q vc vai gastar mais com hospedagem.
      Abs,
      Denise

      Excluir