sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Jamberoo Water Park

No fim de semana que passou, aproveitando a onda de calor surreal que tem feito esse ano, fomos no Jamberoo, um parque aquático aqui em Sydney. Eu sou meio ressabiada com parque aquático porque nunca curti muito. Se não me falha a memória (e ela sempre falha, impressionante!) só fui nos parques do Wet ‘n Wild até hoje – uma vez (ou duas) no Rio, uma em Cancun, e uma em Sydney. Na de Sydney eu até fiz um post bem rabugento contando da experiencia aqui.

Aliás eu reli o meu post sobre o Wet ‘n Wild e o mais engraçado foi a parte que eu ficava espantada com os trajes da galera, as mulheres com biquíni grande e blusa ou maiô, os homens todos de bermuda, as crianças cobertas com roupas inteiras e chapéu estilo Chaves. E advinha como eu, Thiago e Lucas nos vestimos agora? hahahaha Ser mãe é mesmo cuspir pra cima, como mudamos a forma de pensar e agir! Primeiro que meus biquínis micro estilo brasileiro foram aposentados há tempos, porque convenhamos que um biquíni micro não combina com os quilinhos a mais que a maternidade traz ou com o fato de eu estar sempre correndo atrás do Lucas. Fora que usar biquíni de lacinho e cortininha com criança pequena é pedir pra ficar pelada na piscina/praia, porque óbvio que em algum momento a criança vai puxar ainda que involuntariamente. Então faz tempo que eu adotei o biquíni grande na parte de baixo e um top na parte de cima quando vou na piscine, principalmente se estou sozinha com o Lucas. Recentemente ainda adotei o maiô na piscina, bem mais prático. Na praia coloco uma parte de cima menor pra não fazer uma marca bizarra, mas evito os cortininha muito pequenos ou tomara que caia (esse último por motivos óbvios). O Thiago, por sua vez, aboliu a sunga na piscina porque absolutamente nenhum homem usa sunga aqui na piscina. rs Na praia ele ainda usa, apesar de poucos homens aqui usarem. Já o Lucas, assim como a grande maioria das crianças aqui, usa sempre uma roupa de praia com fator de proteção 50 que cobre pelo menos metade dos braços e metade das pernas + um chapéu estilo Chaves que cobre orelha e pescoço. Isso porque o sol na Austrália é um maçarico por conta do buraco na camada de ozónio bem em cima do país, e a incidência de câncer de pele é uma das maiores (se não a maior) no mundo. Então todo cuidado é pouco com as crianças, tanto que nas creches tem geralmente a regra de que as crianças tem que ir de blusa cobrindo os ombros, usar protetor solar e chapéu de aba larga sempre que forem brincar na parte externa.

Enfim, voltando ao Jamberoo. Eu continuo tento um nojo mortal de piscinas, mas com o Lucas não me restou alternativa senão encará-las, principalmente porque em dias muito quentes nem pra praia dá pra ir, então só me resta levar o Lucas na piscina coberta do clube. Daí resolvi encarar um parque aquático mais uma vez, apesar do meu receio do Lucas ainda ser muito novo pra curtir. Ledo engano! Ficamos quase 8 hrs dentro do parque e o Lucas curtiu cada minuto!
 
Começando do começo: o Jamberoo fica a 20 minutos de Wollongong, ao sul de Sydney. Como eu moro no Shire, são 1hr de carro pra lá. Do centro de Sydney deve dar em torno de 1hr40min a 2hrs. Saímos de casa bem cedo pra chegar na hora que o parque abre, 10am. Curiosidade na estrada: como tem trechos de subida/descida, a velocidade máxima era 80km/h para carros e 40km/h para caminhões e ônibus. Onde que no Brasil vc vai ver caminhão andando a 40km/h em estrada??? Ah, a Austrália que não cansa de me surpreender…

 
Chegamos lá as 10:10am e já estava lotado! O estacionamento bombava e eu comecei a ficar tensa imaginando o perrengue que íamos passar. Como tínhamos comprado o ingresso pela internet (custa $65 para adulto e $55 para criança maior de 3 anos), entramos direto sem fila, apenas com uma rápida parada na entrada pros seguranças revistarem as bolsas (mal e porcamente, diga-se de passagem). Um segurança me perguntou a idade do Lucas, mas não pediu nenhum comprovante. Como ele tem 2 anos, não pagou ingresso.

Uma vez lá dentro tentamos colocar as tralhas num armário (que custam $10 pelo dia) mas os que tinham logo na entrada já estavam lotados. Acabou que nem tentamos achar outro porque estávamos com o carrinho mesmo (já que o Lucas ainda tira soneca na hora do almoço) e deixamos as tralhas no carrinho perto das piscinas que íamos.
 
Uma coisa que logo de cara me surpreendeu no parque é a quantidade de verde, com árvores, grama (e moscas) por todo lado. Muito diferente do deserto de concreto do Wet ‘n Wild. Dá pra ver pelo mapa do parque:


 
Logo na entrada fica uma praia artificial, que tem uma parte com toldo pras crianças pequenas, com escorregas pequenos e piscina rasa. O Lucas já amou de cara (a cara emburrada é porque ele não curte foto, mas amou essa piscina):



 

De lá fomos pro Banjo Billabong que tem um enorme water play, com escorregas e tal. Infelizmente a altura mínima pra essa atração é 1 metro, então o Lucas não pode entrar. Essas as fotos dessa atração:


 
Daí fomos pro Mushroom Pool, que é uma piscina só pra toddlers (crianças menores de 3 anos basicamente, mas até 5 anos podia entrar). Lá tinha um escorrega só pra crianças menores de 5 anos que adultos não podiam ir. Eu fiquei tensa do Lucas ir sozinho, mas claro que meu pequeno corajoso quis ir e foi bem tranquilo. Foto abaixo:


 
Logo ali do lado tinha outra piscina pequena pra toddlers com vários escorregas e ao lado um tronco de equilíbrio pra crianças maiores (e adultos), que óbvio que o destemido do meu filho quis ir e colocou muito adulto no chinelo andando e se equilibrando direitinho no tronco.
 

Nessa hora já era meio dia e colocamos o Lucas pra dormir e fomos comer. Tinha bastante fila pra comprar comida, mas foi razoavelmente rápido. Isso foi outra coisa que gostei do parque: apesar de lotado era bem espaçado então sempre tinha lugar pra sentar, comer, descansar. A comida foi razoável, não dá pra esperar muito de um parque assim. Eu comi um fish & chips e o Thiago um hambúrguer (o meu estava bom, o do Thiago era bem ruinzinho). Tinha ainda cachorro-quente, pipoca, sorvete, essas porcarias normais de parque. Eu levei comida tipo lanche pro Lucas (fruta, cracker), e planejava dividir meu fish & chips com ele, mas ele fez greve de fome e comeu muito pouco o dia todo, o que ocorre normalmente em dias muito quentes. Depois de meros 40min dormindo, o danadinho acordou com a corda toda e rumamos pra Billabong Beach, que é uma outra praia artificial mas essa exclusivamente pra crianças menores de 5 anos. O Lucas simplesmente se acabou por lá pelas próximas 4 horas! O único senão foi o grande escorrega que tinha lá que não me deixaram ir com ele (tinha uma regra de que adultos não podiam subir na plataforma) e o Lucas até poderia ir sozinho, se subisse autonomamente. Eu não queria deixar porque ele é muito pequeno e o negócio é imenso, mas claro que ele é louco destemido e quis ir mesmo assim. Deixei, mas no meio da escada veio um jato d’água do alto que assustou ele (ele ama piscina mas odeia água na cara, vai entender…) e fez ele dar meia volta e descer e nunca mais tentar subir aquele brinquedo. Achei perfeito! Haha Tirando esse escorrega alto tinham vários outros escorregas menores, animais gigantes esguichando água e até uma mini caverna com desenhos dentro que o Lucas absolutamente amou! Vejam as fotos:



 
Esses eram basicamente os brinquedos pra crianças, além do Rapid River que é aqueles rios de correnteza que dava pra criança ir desde que acompanhada por um adulto. Detalhe que eu fui nesse rio sozinha com o Lucas e foi um desastre total porque era fundo pra mim (tipo acima da minha cintura) e eu não conseguia nem por um decreto entrar na bóia, no meio da correnteza, carregando o Lucas no colo. Uma amiga me ajudou a entrar, o que eu só consegui com ela segurando minha bóia e eu colocando o Lucas sentado na borda, mas acho que pela minha falta de jeito ele ficou com medo e não curtiu muito. Pra terminar, achando que a saída seria mais fácil, pulei da bóia com ele no colo e afundamos os 2 no rio. Coitada da criança, tomou um caldo da mãe desnaturada. haha Pelo menos foi um caldo de leve, melhor que o Thiago que foi levar o Lucas no mesmo rio, também sozinho, e tomou um caldo homérico pra entrar na bóia, daqueles de ficar debaixo d’água sem conseguir subir (ele Thiago, não o Lucas, porque como bom pai ele conseguiu elevar o Lucas acima da água). Segundo o Thiago o caldo foi tão feio que ele achou que os salva-vidas viriam resgatá-lo. haha Daí vcs vêem de onde o Lucas tirou essa alma corajosa e destemida, de 2 pais loucos. haha
 
Pra não dizer que não aproveitamos brinquedos de adulto, decidimos nos revezar com o Lucas nessa piscina-praia e fomos em alguns outros brinquedos. Eu fui no Perfect Storm, que é um tubo imenso e fechado com água dentro, simulando um rafting radical que vc desce de bóia com até mais 3 pessoas. Foi absolutamente sensacional! Já o Thiago foi no Funnel Web, que é parecido com o que eu fui, mas menos rápido. Como estava muito cheio e as filas enormes (eu levei quase 1hr pra ir no Storm!), não conseguimos ir em outros brinquedos, apenas no The Rock que é uma pedra de 5 metros de altura que vc pula pra uma piscina. Digamos que a pedra é mais alta do que parece e depois do salto rolou um: “merdaaaaa, é muito mais alto do que pareciiaaaaaa….” e uma engolição de água básica ao cair na piscina. haha

Saímos de lá com o parque fechando, absolutamente destruídos mas valeu tanto a pena que já penso em voltar lá em breve, assim que eu recuperar minhas energias, porque a sanidade eu pareço que não tenho mesmo pra me meter nessas maratonas. haha
 
 
P.S.: Detalhe pras nossas roupitchas nas fotos. O Lucas coberto dos pés a cabeça (a bóia eu coloco quando quero um pouco de paz, porque sem ela eu não posso piscar que o danadinho se joga de cara na água. E essa boia tipo colete foi a unica boia que ele aceitou colocar, aquelas de braço ele não deixa colocar nem a força) e eu e Thiago de camisa. Essas camisas foram fundamentais porque afinal passamos 8hrs debaixo do sol maçarico australiano. Além disso repassei protetor solar fator 50 em mim e no Lucas a cada 1hora, e com isso saímos de lá ilesos sem queimaduras ou pele ardida.


 

2 comentários:

  1. Hahahaha que odisséia! Morro de rir do jeito que vc escreve Denise. Sinto como se estivesse assistindo a cena! Mesmo que não comente sempre, sempre leio os seus posts. Thanks for sharing!
    Bjs
    Jacqueline

    ResponderExcluir