terça-feira, 28 de maio de 2013

100 Points ID

Assim que vc chega pra morar na Austrália, ao primeiro serviço que se tenta contratar, seja abrir conta no banco, seja comprar um celular, seja alugar um apartamento, o termo que vc vai mais ouvir é o tal “100 points ID”.

Isso nada mais é do que um checklist para a outra parte ter a certeza que vc é vc, ou seja, comprovar sua identificação. Para quem vem como estudante, as vezes pode ser difícil alcançar o tal 100 pontos, mas pro residente costuma ser mais fácil. O problema é que pra algumas coisas, como alugar um apartamento, os tais 100 pontos não são suficientes, “ganha” o aplicante que tiver mais pontos no total, o que significa maior garantia pra eles de que vc vai ser um bom pagador.

Basicamente a tabela de pontuação é a seguinte:




Algumas empresas/imobiliárias restringem mais essa lista de documentos que podem ser considerados, então vale perguntar caso a caso.

Outro detalhe é que se precisar autenticar documento, aqui não tem os burocráticos e caros cartórios como no Brasil. Existem pessoas (profissões) que tem poder de autenticar documentos, e o fazem de graça. São eles:

• Bail Justice
• Barrister
• Commissioner for Affidavits
• Commissioner for Declarations
• Commissioner for Oaths
• Judge
• Justice of the Peace (must show registered number)
• Medical Practitioner (registered under the Medical Practice Act 1992)
• Minister of Religion authorised to celebrate marriages (but not merely a marriage celebrant)
• Police Officer (of the rank of Sergeant or the highest ranking officer in the station)
• Proclaimed bank manager
• Sheriff
• Solicitor

O mais fácil, sem dúvida (a não ser que vc trabalhe num escritório de advocacia como eu e tenha acesso a vários advogados... rs) é o Juiz de Paz, que dá plantão em várias bibliotecas públicas espalhadas pela cidade, além de outros locais. Basta ver no site o mais próximo pra vc e contactá-lo pra ver os dias em que ele atende e onde.

Quando eu precisei do serviço morava em North Sydney, então fui na biblioteca do bairro no dia que o juiz de paz estava lá. Basta levar o documento original + a cópia que ele autentica na hora, de graça.

Só um detalhe: mesmo que vc conheça um advogado australiano, ou qualquer outra pessoa autorizada a autenticar documento, e mesmo que seja seu amigo, nem adianta que ele/ela não vai autenticar sem ver o original ao vivo e a cores. Acredite, eu já tentei... rs E nem foi pra mim: um advogado americano que foi contratado pelo meu escritório precisava autenticar o diploma dele e deixou o original nos EUA. Pedi pra outra advogada do mesmo escritório autenticar, ainda mostrei o original que estava anexado num email, mas não teve jeito, ela se recusou solenemente a assinar. Ou seja, esquece o jeitinho brasileiro, ele não existe por aqui. :-)

3 comentários:

  1. Oi Denise, tudo bem?!

    Deixa eu te perguntar uma coisa...

    No processo de validacao de diploma de seu marido, eles solicitaram uma "certificacao de foto"?? Ou seja, solicitaram que vcs enviassem uma foto em que uma autoridade atestasse no verso de uma foto de seu marido que aquilo seria de fato uma copia verdadeira do seu marido??

    Eh que no processo de validacao da minha profissao eles estao me solicitando isso, so que o cartorio diz que isso nao eh um servico para eles e em meu estado nao existe Consulado da Australia. O que me faria ter que viajar pra Sao Paulo apenas para que eles dissessem que EU sou de fato EU na foto, o que nao me custaria menos que uns R$700/800, devido os custos da viagem + taxa deles...

    Vcs precisaram tambem enviar esse tipo de foto ainda do Brasil?? Se sim, como conseguiram viabilizar isso??

    Desculpa ter escrito tanto, eh que tentei deixar o mais claro possivel (ou nao de repente, hehe).

    Muuuito obrigada pela atencao e desculpa o teclado sem acentos!

    Beijinhos,

    Narjara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Narjara.

      O Thiago teve que fazer sim, só que pro governo australiano outras profissões, como eu disse acima, tem fé pública pra autenticar documentos (aqui não existe isso de cartório).

      No nosso caso, como eu era advogada, eu que autentiquei, coloquei a foto numa folha de papel e escrevi que estava autenticando embaixo, assinei e coloquei um carimbo muquirana do meu escritório da época. rs

      Isso serviu, e ninguém reclamou. Acho que não tem necessidade de ir em cartório ou no Consulado, checa com com a Board da sua profissão se um advogado brasileiro pode assinar, no meu caso acho que nem perguntamos, assinei na cara dura mesmo. O Thiago disse que outras pessoas que ele conheceu em fóruns falaram que fizeram a mesma coisa, pediram para médicos/advogados (brasileiros mesmo) para autenticarem.

      Não precisa se desculpar, no que precisar de ajuda estou por aqui. Pode me escrever também: denisefpg@gmail.com.

      Bjs,
      Denise

      Excluir
  2. Isso sim é que é povo ético !! Não é preciso ninguém de fora controlando, a moralidade está introjetada nas pessoas, então as possibilidades de desvio são mínimas. É triste constatar que a construção do caráter do brasileiro não passou por esse caminho...

    ResponderExcluir