domingo, 26 de maio de 2013

Carteira de motorista – continuação

No post anterior eu falei sobre as regras básicas pra tirar a carteira de motorista em NSW (atenção pois as regras podem variar de estado pra estado australiano, então sempre é bom dar uma conferida no site do RTA especifico do estado para o qual vc vai).

Nesse vou falar de algumas curiosidades:

1) Como eu mencionei, no nosso caso trouxemos a carteira de motorista do Brasil válida. No meu caso, eu tirei a carteira com 18 anos, mas no nunca dirigi ela perdeu a validade e não renovei. Sabendo das regras daqui, graças ao Thiago, corri para revalidar antes de vir pra Austrália e trouxe uma carteira novinha, mostrando que eu era condutora experiente há mais de 10 anos. haha
Não trouxemos a versão internacional nem tradução, só a versão em português mesmo.
O RTA exige uma tradução oficial do NSW Community Relations Commission For a Multi-Cultural NSW.
Outra opção (a que fizemos) é uma tradução feita pelo Department of Immigration and Citizenship (DIAC). No caso de residentes permanentes essa tradução é feita de forma gratuita, contanto que vc atenda os requisitos do DIAC – ter visto permanente e estar nos 2 primeiros anos de residência na Austrália. Como morávamos em North Sydney na época, fui no departamento do DIAC que fica dentro do TAFE do bairro de St Leonard, levei cópia e original do passaporte + carteira de motorista (me arrependo de não ter levado outros documentos, como diploma, histórico escolar. Parece que tem um limite de documentos que vc pode pedir a tradução gratuito, mas eu sequer tentei saber qual era, quando precisei traduzi com particular pagando pelo serviço. Burra...), preenchi um formulário deles lá e pronto. Em 1 semana veio a tradução pelo correio, sem custo algum.

2) Quando decidimos dar entrada na carteira, fomos munidos de todos os documentos (passaporte, CNH traduzida, comprovante de residência) no RTA do nosso bairro. Antes vc tem que marcar uma hora pelo site e pagar uma taxa (uns $60, acho). Chegando lá, um atendente muito do grosseiro barrou minha aplicação porque meu comprovante de residência não continha meu nome completo. Não adiantou eu explicar que todas as empresas reduzem meu sobrenome por ser muito grande, não bastou apresentar mil outros documentos, dentre eles um do próprio governo de NSW com meu nome todo. O estúpido continuava insistindo que eu tinha que me virar pra conseguir um comprovante de residência com meu nome completo. Como os tradicionais de água, luz, seriam inviáveis, a solução mais rápida seria um “bank statement” a ser solicitado do banco. Como isso foi num sábado, nada feito.

Fiquei com tanta raiva que só depois de sentar e respirar fundo é que fui falar com outra atendente, que foi bem mais simpática e disse que eu não ia perder a taxa que tinha pago pelo agendamento, ela ia reagendar pro fim de semana seguinte sem custo adicional, o que me daria tempo de ir no banco pedir o “bank statement”.

(parêntesis: já ouvi vários brasileiros reclamando de serem discriminados no RTA, maltratados mesmo, como eu fui, por causa dessa questão do sobrenome. Foi a primeira e única vez em que senti esse tipo de discriminação aqui, felizmente não é a regra, nem são todos os atendentes, mas acontece. Já me disseram que é porque nós brasileiros – junto com outras nacionalidades – podemos “pular” o processo de obtenção da carteira. Uma amiga coreana teve aborrecimento semelhante no teste prático, disse que eles são mais exigentes com estrangeiros que “pulam” o processo. O Thiago fez a prova prática com esse mesmo cara que me maltratou e não teve problema algum, passou de primeira, então não sei se é realmente algo generalizado.)

Indo no banco, ainda penei pra eles me darem o tal do “bank statement”, pois a alegação da mocinha que me atendeu é que nem no sistema deles meu sobrenome cabia completo (!?!). No final ela conseguiu encaixar e me deu o tal papel (de graça, vale mencionar).

3) Documentos ok, vc faz o exame de vista no balcão mesmo, eles colocam uma tela mais atrás com as letras e vc tem que ler a linha que eles pedirem. Como eu uso óculos, eles anotam na carteira esse detalhe, como ocorre no Brasil.

4) Em seguida, vc é levado para um computador pra fazer o teste escrito. São x perguntas múltipla escolha (não me lembro quantas, acho que umas 30) que vc tem que responder no computador, sem limite de tempo. Antes do teste vc pode baixar o livro (handbook) com as explicações e fazer online (ou por aplicativo a ser baixado no celular/iPad – buscar por RTA) testes pra treinar.

Dica: treine bastante! Não que o teste seja difícil, tem algumas perguntas até imbecis que vc responde só usando do bom senso, mas tem umas pegadinhas principalmente quanto a preferência de carros na rua que mesmo um condutor experiente se confunde. E pra ser reprovado basta errar 1 questão dependendo da parte do teste (o teste é dividido em seções, e vc tem que acertar acho que 75% de cada seção. Se a seção tem 10 perguntas ou mais, ótimo, vc pode errar 2, 3, até 4, mas se for de uma seção que só tem uma perguntas, se vc errar é automaticamente reprovado). Mas não se assuste, as perguntas são sempre as mesmas, e depois que vc faz o teste uma dezena de vezes vc decora tudo e fica quase impossível ser reprovado.

Exemplo de perguntas imbecis:

“You are about to make a right hand turn at this intersection. You have the green light. You hear a siren from behind and then see that a fire truck will soon overtake you. You should:
a)Stop and let the fire truck overtake you.
b) Continue and make the turn because you have the right of way.
c) Speed up to beat the fire truck.“

"You have a six year old child with you in your car. You have just parked so you can collect a prescription from the chemist. You should -
a) Take the child with you.
b) Ask an older person sitting nearby to watch the child.
c) Leave the child in the car."


Exemplos de perguntas pegadinhas:

“About what percentage of road crashes are caused by factors that include at least some human error?
a) 45%
b) 75%
c) 90%
d) 30%”

"What must you do when you are towing a caravan to help other vehicles overtake?
a) Drive at least 25 km/h below the speed limit.
b) Stop immediately and let the faster vehicle overtake.
c) Keep at least 60 metres behind heavy vehicles or other vehicles towing caravans."


Eu queria colar aqui uma pergunta com interseção (as mais difíceis, na minha opinião), mas não consegui colar a foto de jeito nenhum. Lembrando que aqui o motorista fica do lado direito do carro, então tudo é invertido nas ruas, fora o fato da maioria das ruas serem mão dupla, ou seja, numa interseção vai ter carro vindo de tudo quanto é lado ao mesmo tempo.

5) Terminando o teste escrito, na hora aparece se vc passou ou não e se vc quiser a carteira de learner, eles emitem na hora (tiram foto lá mesmo, imprimem, tudo rapidinho).

6) No meu caso e do Thiago, como ambos tínhamos a carteira de learner não podíamos dirigir juntos, então ele fez 3 aulas com uma professora (pagou acho que uns $60, $80 por hora/aula com um a professora brasileira que mora há décadas aqui na Austrália), sem seguida a prova prática e passou de primeira. No meu caso, decidimos que depois que ele tivesse a carteira plena ele ia me ensinar pra não termos que pagar novamente um instrutor. Isso já tem 6 meses. Sabem quantas vezes eu peguei no carro? 1... E nessa uma vez dirigi por menos de 2km pra ir até a academia e na volta ainda fui impedida de dirigir pois a plaquinha de L caiu e a perdemos no meio do caminho. Ok, eu confesso que não sou das mais interessadas em aprender a dirigir, mas também preciso de um incentivo, né? As vezes sinto falta, principalmente quando queremos sair com os amigos e não podemos ir de carro porque o Thiago quer beber, sendo que eu não bebo e acabo penalizada de qualquer jeito. Fora quando o Thiago viajou a trabalho e eu fiquei presa sem poder usar o carro. Tenho que mentalizar isso pra me forçar a aprender a dirigir e tirar logo essa carteira plena...

7) Na carteira de motorista daqui consta seu endereço, então sempre vc se muda tem que atualizar no RTA (o que é um saco, mas por outro lado a carteira passa a valer como comprovante de residência também). Veja modelo abaixo:




8) Assim como no Brasil, as carteiras tem várias classes: carro, moto, veículo pesado. A diferença é que aqui a categoria C (car) inclui “cars, utilities, vans, some light trucks, car-based motor tricycles, tractors and implements such as graders”, o que na prática possibilita dirigir aqueles caminhões pequenos, o que se faz muito aqui em mudança – vc aluga um mini caminhão por algumas horas e faz sua própria mudança.

9) Alguns estrangeiros não precisam passar por nada disso e podem pedir direto a “full licence”, caso de países como Canadá, EUA, Irlanda, Itália, Portugal, Espanha, Japão, entre outros. Eu não entendo a lógica disso, pois a maioria desses países não dirige na mão inglesa, então qual a diferença deles pro Brasil? Que preconceito... rs

10) Por fim: mesmo sem a minha carteira plena, só a de learner já é um super avanco e me ajuda bastante pois finalmente tenho um documento de identificação australiano. Sim, pois como aqui não tem RG ou CPF, antes pra tudo tínhamos que apresentar o passaporte (que conta menos ponto no 100 points ID – assunto pro próximo post), agora basta a carteira de motorista. Quando vou em boates - tá, quase nunca, só o forró mensal. :-) – a carteira de motorista me faz ir pra fila dos australianos, ao invés da fila onde ficam a maioria dos estrangeiros que não são residentes. Fico me sentindo... haha

2 comentários:

  1. Tem o email ou telefone dessa professora de direção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segue:

      Beginners Driving School
      Tania
      tel: 0412 280 875
      email: beginnersdrivingschool@gmail.com

      Excluir