segunda-feira, 20 de maio de 2013

Limpeza

Nem sei como não escrevi esse post antes, eu que sempre tive TOC fui tão focada nisso. Um dos pontos que mais escuto brasileiros que vem morar na Austrália reclamar falar é sobre o quesito limpeza.

Primeiro de tudo, um parêntesis: somos muito limpinhos no Brasil, até demais pros padrões mundiais eu acho. Claro que ajuda o fato da maioria das pessoas ter empregada/faxineira, poucas são as pessoas de classe média que eu conheço no Brasil que fazem a limpeza pesada (só não digo nenhuma pois uma tia do Thiago que tem TOC passa dias fazendo faxina...).

Segundo parêntesis: quando conheci o Thiago, eu realmente tinha TOC com limpeza! Não podia nem sentar na cama quando chegava em casa sem tomar banho e trocar a roupa antes, só pra vcs terem uma idéia. Dentre uma das muitas coisas que o Thiago me ensinou foi a ser mais porquinha menos neurótica com isso.

No Brasil tínhamos uma faxineira de 15 em 15 dias (ou será que era semanalmente? Já nem me lembro mais...) que fazia o trabalho pesado, e nós apenas dávamos uma arrumação básica, lavávamos a louça, varríamos quando ficava muito sujo.

Ao se mudar pra Austrália, quanta diferença! Primeiro que quase ninguém tem faxineira, pelo simples motivo de que custa muito caro, no mínimo uns $30 a hora, e mesmo assim os cleaners (como se chamam aqui as faxineiras e profissionais de limpeza de uma forma geral) só fazem a limpeza “de leve”, passam o aspirador, tiram o pó por cima e ponto. Já me disseram que se vc pedir pra passar o aspirador debaixo do sofá, paga mais caro, e assim por diante. Resultado: todo mundo que eu conheço faz sua própria faxina.

Verdade seja dita: os produtos ajudam e muito. Primeiro porque toda casa tem dishwasher (lavadora de pratos), o que parecia um supérfluo no Brasil mas aqui aprendi a amar! Tem também aspirador de pó possante. E secadora, o que facilita a lavagem de roupa, não precisa ficar pendurando em varal, etc. A variedade de produtos no mercado também é maior que no Brasil, apesar de não ser no nível dos EUA, que acho que é bem melhor.

O fato é que os australianos são meio porcos. Quando íamos ver aptos para alugar entrávamos em casa muquifo imundo que nem te conto! Fora nos restaurantes fast food que ninguém joga seu próprio lixo na lixeira, as mesas vivem sujas (não sei como eles se cagam tanto pra comer, rendia uma tese de mestrado...rs), talvez por isso que se vê pombo até dentro das lanchonetes, uma loucura! Mas isso é só nesses itens que eu comentei, diga-se de passagem, as ruas são sempre muito limpas.

Voltando ao assunto: tão logo chegamos aqui nos demos conta que íamos ter que nos acostumar a um novo “padrão de limpeza”. As nossas regras agora são as seguintes:

1) Está fazendo comida, limpa logo a seguir. Caiu coisa no chão? Limpa na hora. Sujar o menos possível ajuda e muito a conservar a casa limpa sem muito trabalho.

2) Tiramos os sapatos ao entrar em casa, pra não ficar espalhando muito a sujeira.

3) Limpeza geral da casa, tipo passar o aspirador, fazemos 1 vez por semana. Isso quando não estamos preguiçosos e pulamos uma semana. rs Como a casa é toda de carpete escuro, não percebemos muito a sujeira. Eu sempre fui maníaca em arrumar a cama, mas desde que li esta matéria na Super Interessante, tenho ficado mais desleixada relaxada.

4) Espanar poeira dos móveis, uma vez por mês ou quando me dá uma louca (sim, sou hiper preguiçosa. Mas também tenho surtos de limpeza razoavelmente freqüentes, principalmente num sábado de manhã que acordo super cedo (no máximo 7, 8 horas), vou pra academia, volto no máximo 10 horas e, como o Thiago ainda não acordou, fico entediada e começo a sessão limpeza. rs).

Antes que alguém se insurja, vale dizer que a casa não fica toda empoeirada não! Impressionante como aqui não acumula poeira, talvez por não ter tanta poluição. O fato é que não acumula, e olha que eu saberia, pois sempre fui super alérgica e tinha rotineiras crises de rinite. Aqui nunca tive e mal dou um espirro.

5) Limpar vidros, fazer uma limpeza mais pesada das varandas, só quando está muito sujo ou quando acordo meio louca (tipo, várias vezes, como dito acima).

6) Limpar banheiro é a especialidade do Thiago, ele faz uma limpeza pesada uma vez por mês e no resto vamos mantendo pequenas limpezas de vez em quando. É aquela história: manter limpo é a melhor saída. A banheira limpo durante o banho, a pia depois de escovar os dentes, e por aí vai. Pequenas coisas que nunca fizemos no Brasil por saber que em alguns dias a faxineira iria lá, aqui virou hábito quase automático.

7) A cozinha normalmente não fazemos limpeza pesada, primeiro por ser pequena e integrada com a sala, quando passamos aspirador na sala passamos na cozinha junto. E fogão, pia e bancada da cozinha limpamos sempre que cozinhamos, então está sempre limpinho.

8) Passar roupa é um dos piores itens (outro que a faxineira fazia no Brasil...). Por absoluta preguiça a regra aqui é: passamos as roupas sociais e só; camisa de algodão, calça jeans, lençol (não sei se é todo mundo, mas até lençol e calça jeans eu passava no Brasil), nada disso mais passamos. Com as minhas roupas não aparece muito, mas as camisas de algodão do Thiago sempre que ele veste digo que ele parece que foi mastigado e cuspido. haha Estamos nem aí, fica por isso mesmo.

Resumo: quem tem TOC mania de limpeza deve estar chocado com esse relato, mas a nossa casa não é suja não, tá? Muito pelo contrário, está sempre limpinha, sem bagunça, cada coisa no seu lugar. Só não temos disposição pra ficar maníacos por limpeza, até porque o pouco que fazemos já consome horas toda semana, fazer mais que isso seria inviável, a não ser que vivêssemos pra isso, o que de modo algum é a nossa filosofia.

6 comentários:

  1. Adoro limpar meu apto também. Fico agoniada se ele esta sujo! Hehehhehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não chego ao ponto de "adorar" não... rs Mas tem dias que me dá a louca. :-)

      Excluir
  2. A gente não comprou a secadora passou a pendurar as roupas mais amassantes (tipo camisa e camiseta) em cabides na hora de colocar pra secar, dá uma ajuda enoooooooorme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso seria ótimo se o tempo aqui ajudasse... Nos meses mais frios a roupa não seca, então somos obrigados a usar a secadora. O dia em que eu me mudar pra Brisbane abdico da secadora. ;-)

      Excluir
  3. Gostei do texto e sou super louco por manter casa/coisas limpas e em sua devida ordem.
    Pretendo ir morar ai em breve.
    Até lá e forte abraço para vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Renê! Os loucos por limpeza aprendem aqui a reduzir o padrão de limpeza e focar em outras coisas. Foi assim comigo e vai ser assim com vc, te garanto. :)

      Excluir