quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Malhação em inglês

Eu sempre fiz exercício no Brasil. Fazia ioga há anos, e em momentos diversos já fiz aula de tecido (acrobacia aérea), natação, vôlei de praia (tá, esse último só uma aula experimental, não continuei pois não chegaria a tempo depois do trabalho), já corri no Aterro do Flamengo e na Praia de Copacabana (quando morava perto de tais bairros) e até tentei academia uma vez, mas não durei 3 meses – odiava o clima de academia, odiava levantar peso, odiava as aulas de localizada.

Aqui em Sydney sempre reparei que as pessoas são muito ativas, correm na rua/parques, andam de bicicleta, nadam nas piscinas públicas, e isso mesmo no inverno, o que me deixou chocada ano passado quando éramos recém chegados na cidade. Enquanto no Brasil eu era a exceção entre meus amigos no quesito exercício físico (na minha roda de amigos a maioria era sedentária), aqui se vc é sedentário vc é a exceção.

Tentei voltar pra ioga, mas ia sair mais caro e temos um plano de economizar para alguns projetos futuros. Tentei os exercícios ao ar livre, mas no bairro onde moro o parque grande mais próximo demandaria pegar um ônibus ou ir de carro, o que inviabilizaria uma freqüência semanal. Fora que no inverno escurecendo cedo e com a temperatura caindo para 10 graus fica difícil fazer exercício ao ar livre a noite depois do trabalho...

Um dia parei de inventar desculpa e decidi encarar a academia, naquele esquema “não tem tu vai tu mesmo”. Depois de pesquisar várias e achar tudo muito caro (sim, eu sei que no Brasil também é caro, mas eu sou econômica desde sempre pão dura, fazer o que...), acabei recebendo a dica de uma chamada All Sorts Fitness perto de onde moro que sai no melhor custo/beneficio em razão de:
- não ter que pagar inscrição ou taxa de cancelamento, nem fazer plano fixo de meses para poder pagar um valor mais baixo (minha experiência no Brasil me custou 6 meses de plano e nem 3 de freqüência...)
- custar apenas $75 por mês incluindo acesso aos aparelhos de musculação + aulas de fitness (tem várias, entre localizada – que aqui se chama body pump –, zumba, body attack, MMA, etc) + piscina aquecida. Nas academias mais famosas (Anytime Fitness, Fitness First & Jetts) vc até paga uns $60-$75 por mês, mas só tem acesso aos aparelhos, além de ter que pagar inscrição, cancelamento, etc.

Comecei em janeiro, e tirando maio e julho que tive que parar por motivos de força maior (no primeiro a costela quebrada, no segundo a viagem pro Brasil), estou mantendo firme e forte minha rotina de exercícios pelo menos 3 vezes por semana. Tem semana muito ruim que acabo indo só 2 vezes, mas tento compensar dando uma corrida no parque no fim de semana. E tem semana que estou inspirada e vou até 5 vezes na academia, e ainda corro no parque. Ufa! O mais curioso é que aprendi a gostar da academia, e hoje sinto falta quando não vou. Gosto até de musculação, as vezes acho que fui abduzida e colocaram uma marombeira no lugar... haha

Agora estou empolgada para começar a correr nos diversos eventos que tem em Sydney todo ano. Como normalmente acontecem no outono/inverno, quando as temperaturas estão mais baixas, perdi a maioria desse ano. Só deu tempo de me inscrever pro Blackmore Bridge Run Festival, uma corrida que atravessa a Harbour Bridge. Claro que ainda não tenho capacidade de correr a maratona (40km), nem mesmo a meia (20km), então me inscrevi na Bridge Run (9km). Abaixo o mapa do percurso.


Faltam praticamente 4 semanas para a corrida, e pra não fazer feio (leia-se não conseguir completar ou pagar mico de ficar caminhando como se estivesse arrastando corrente), comecei a focar meus treinos na academia com foco na corrida. Semana passada exagerei e fui 4 dias seguidos, o que me deixou com uma baita dor nas costas/pernas e 2 dias de molho.

Voltando ao assunto academia, claro que paguei vários micos no começo com os termos em inglês. Se eu não sei os termos nem em português, imagina ter que discutir o programa de exercícios e os aparelhos em inglês... No dia em que o instrutor da academia foi me mostrar a primeira serie, foi uma desgraça... Eu não conhecia aparelho nenhum, nem em português, ai ele começava a explicar a série com os termos em inglês e eu boiando... Tinha que rolar uma explicação visual e mesmo assim teve um exercicio especifico pro bíceps que eu não decorava de jeito nenhum, no final liguei o foda-se e pedi a ele pra fazer uns desenhinhos básicos na minha ficha com os movimentos pra eu não esquecer. Ele fez, e durante meses eu ficava lá seguindo os bonequinhos toscos desenhados... haha



Agora to um pouco melhor, mas confesso que sempre que mudo de série rola um apelo básico ao youtube ou Google imagens pra ver como se faz determinado exercício. O curioso é que mesmo quando eu falo algo errado em inglês ninguém me corrige, todo mundo parece entender. Eu é que quando descubro que falei uma imbecilidade fico me martirizando. Acho que eu devia ligar mais o botão do foda-se... rs

O que aprendi basicamente foi:

- academia – “gym”
- esteira – “treadmill”
- série (de exercícios) – “program” (eu falava “series” direto, não sei como me entendiam... rs)
- musculação – eu no inicio chamava de “bodybuilding”, achava que era o sinônimo de musculação no inglês (e ninguém me corrigia). Mas não é... “Bodybuilding” é usado como sinônimo de fisiculturismo. O que se diz em inglês como sinônimo do que chamamos de musculação é “training”, normalmente “weight training” (treinamento com peso)
- malhar (em geral) – “work out”
- malhar com foco em levantar peso – “to pump (iron)”
- halteres – “dumbells”
- supino reto – “bench press”
- rosca direita – “curl”
- barra (de peso) – “t-bar row”
- tríceps no banco ou paralelas – “dips”
- levantamento terra (nunca tinha ouvido isso em português, mas agora faz parte da minha série então uso direto) - “deadlift”
- abdominal – “abs” (na verdade o nome completo é abdominal em inglês também, mas todo mundo fala “abs”). Se for o tradicional, usa-se “crunch”. Se for o obliquo, “ obliques”; obliquo com bola de peso é “oblique with balltwist”.
- flexão – “push-up”
- agachamento – “squat”
- aquecimento – “warm-up”

Tem muito mais, claro, mas muitos eu sequer sei o nome em português, quanto mais em inglês. Nesse site aqui tem muita informação em inglês e dá pra clicar na parte do corpo que se quer exercitar (feminino ou masculino) e aparece foto/vídeo do exercício com o nome em inglês - bem útil.

O duro ainda é quando rola uma rodinha de conversa no trabalho sobre malhação. Tem uma menina que trabalha comigo que levanta peso pesado (desculpe o pleonasmo), chega até a participar de competição. Entre os advogados, praticamente 90% deles faz academia, alguns com treinamento pesado e participação em maratonas regularmente. Como no escritório tem banheiro com chuveiro, muitos saem no almoço pra correr/fazer padling/andar de bicileta/malhar e depois retornam ao trabalho. Fora quando vem pro trabalho ou vão pra casa correndo e/ou pedalando. Aí vira e mexe rola uma conversa sobre o treino que cada um faz, e eu ainda me enrolo pra detalhar exercícios em inglês, mas dá pra dar uma boa enrolada. É, acho que existe luz no fim do túnel pra mim... :)

P.S.: Depois de muita insistência encheção de saco, o Thiago finalmente aderiu a academia comigo. Não no mesmo ritmo de maromba que eu, mas quem sabe no futuro... Baby steps...

3 comentários:

  1. kk rachei os bico do desenhos, muito legal seu post

    ResponderExcluir
  2. Boaaaaa!!!!!!!!!!!!!
    Também faço Academia aqui no Brasil, mas também não sei nome de tudo rsrsr
    Beijos.

    ResponderExcluir