Como eu comentei no outro post, estamos envolvidos com a mudança de apartamento, que ocorrerá no próximo sábado.
Uma das coisas que me preocupa é deixar o apartamento bonitinho pra vistoria final, pra que não nos cobrem nada. Quando enviei pra imobiliária o aviso prévio de que iríamos nos mudar, eles enviaram uma carta com o valor remanescente de aluguel devido (pro rata ao dia da mudança) + um documento com a lista de coisas que tinham que ser limpas no apartamento.
A princípio tínhamos pensado em nós mesmos fazer a limpeza quando sairmos, mas depois de ver a gigantesca lista abaixo mudei de idéia.
Já ouvi histórias de gente que fez a limpeza por conta própria, teve um trabalhão, e no final mesmo assim a imobiliária achou uma besteira pra reclamar e descontar $200/$300 do bond pra contratar uma limpeza profissional. Pra não correr esse risco (e porque no way que eu vou ficar limpando no meio da persiana, o trilho do armário de correr minuciosamente, as paredes, etc) resolvemos contratar uma empresa de limpeza.
O negócio é tão comum por aqui que existe um serviço específico chamado “end-of-lease cleaning”, ou “bond cleaning”. Cotei com umas 5 empresas que achei na internet, e o valor pra um apto de 1 quarto com varanda ficou entre $200 e $300. Valendo ressaltar que isso não inclui a limpeza profissional do carpete, só uma passada de aspirador de pó nele. Muitas pessoas contratam também a limpeza do carpete, e o agente da minha imobiliária até me questionou se eu ia contratar, mas disse a ele que nunca derramamos nada no carpete (somos super cuidadosos), nem andamos de sapato em casa, então eu não via necessidade dessa limpeza mais profunda.
Um fato interessante é que a maioria dessas empresas de limpeza (senão todas) dão uma garantia chamada “bond back guarantee”, que significa que se depois deles limparem a imobiliária reclamar de alguma sujeira, eles voltam no apto e limpam de novo, garantindo que o “bond” será devolvido integralmente pro inquilino.
(um adendo: como eu acho que comentei no outro post, contratar limpeza profissional ao término do contrato não é obrigatório, e é ilegal qualquer cláusula no contrato de aluguel estipulando isso. O que acontece é que as exigências de limpeza são tão minuciosas que muitas vezes as pessoas acabam pagando esse serviço de qualquer forma. Me lembro que quando entramos no nosso atual apto ele estava tinindo de limpo. Só espero que o próximo esteja assim também...)
No final das contas acabei fechando essa limpeza com um cara (colombiano, uma figura por sinal, ficamos conversando em espanhol um tempão) indicado pela própria imobiliária, cujo preço ficou mais ou menos na média dos outros e tem a vantagem de já ser conhecido pela imobiliária e saber as exigências deles.
Fingers crossed pra ver se vai sair tudo direitinho e vão devolver nosso “bond” integralmente...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirThanks for the information and links you shared on End of lease cleaning. This is so useful and quite informative! Thanks
ResponderExcluirOffer extraordinary data about your blog, That's the thing I was searching for. I'm discussing all themes packaged in this blog. The blog is truly useful for me. A debt of gratitude is in order for sharing your blog here.
ResponderExcluircheap bond cleaning Melbourne
exit clean Brisbane
Thanks for the information and links you shared on End of lease cleaning. This is so useful and quite informative! Thanks
ResponderExcluirThanks for sharing this great information with us,- End of Lease Cleaning
ResponderExcluirNyc, I read this blog which will written by author in simple languages for end-of-lease cleaning in Brisbane . High recommended if you want services in Brisbane.
ResponderExcluirVisit Us:-end-of-lease cleaning in Brisbane