quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Bracca e comunidade brasileira em Sydney

Como estou deixando alguns posts programados para as próximas semanas, já nao sei quando esse vai sair, então não dá pra dizer: “no ultimo fim de semana…”. rs

Melhor começar com: no último dia 15 fomos no jantar de Natal do Bracca. Pra quem não sabe o que é o Bracca explico: trata-se da Brazilian Community Council of Australia, cuja sede fica em Marrickville, um bairro de Sydney.

Eles são responsáveis por vários eventos brasileiros em Sydney, e no último dia 15 fizeram um jantar de Natal. Alguns amigos nossos se interessaram em ir também e acabamos fechando uma mesa de 8 lugares. Foi bem legal conhecer a sede do Bracca, a comida estava ótima e a música idem.



Fiquei até com vontade de participar mais da comunidade brasileira aqui, só me falta tempo (com trabalho + academia + afazeres de casa + curso + as centenas de horas de trabalho voluntário que tenho que cumprir pro curso, e ainda mais agora morando mais longe). Mas como eu sempre fui da teoria que falta de tempo é desculpa pra falta de interesse, já estou começando a correr atrás de algum trabalho voluntário com eles.

Uma coisa que sempre acreditei é que não se deve fazer com os outros o que não gostamos que façam com a gente. Uma coisa que foi crucial quando chegamos aqui foram as pessoas que nos ajudaram de alguma forma, os laços que formamos, e por isso procuro sempre retribuir, ajudar sempre que eu posso. Infelizmente muitas vezes não tenho a resposta pro que me perguntam por email, não conheço muito sobre áreas específicas e não sou agente de imigração. Também me irrita bastante os mal-agradecidos, os sem noção que acham que vc está ali pra servir, enfim, acho que todo mundo que tem blog reclama disso (aliás eu outro dia li um post ótimo sobre isso no blog do Renato, aqui) e esse não é um post de reclamação (quem sabe um dia eu faça um post só de mimimi... rs).

Morar em outro país é difícil, o começo é complicado e árduo, a saudade é uma constante que as vezes pesa demais e vc se pergunta se vale a pena continuar longe da família e dos amigos de longa data. Acho que morar fora é um eterno questionamento, uma eterna balança onde temos que ficar pesando se vale a pena ou não.

As vezes eu penso que não me envolvo mais com a comunidade brasileira porque muitas vezes o objetivo de vida é muito diferente, não me identifico com os estudantes que vem pra cá passar 1 ano e voltar, com o clima de oba-oba, com as atitudes erradas e falta de educação e civilidade que muitos trazem do Brasil. Também não me identifico com toda cultura brasileira, todo mundo sabe como é, o Brasil é grande demais e cada um tem suas preferências de “tribo”, preferências musicais. Eu, por exemplo, odeio música sertaneja (a não ser um cd antigo do Leandro e Leonardo que me traz boas lembranças das viagens de carro que eu e minha irma fazíamos com nosso pai... E que o Thiago odeia quando coloco pra tocar. haha), odeio pagode, odeio funk, axé, bossa nova me irrita, etc. haha Então nos festivais brasileiros confesso que preciso de uma boa dose de paciência pra aturar a maioria das músicas, o apelo sexual que sempre tem nas danças (aliás esse é outro ponto que sempre me irritou no Brasil, o machismo e o apelo sexual feminino. Mas isso é assunto pra outro post...).

Por outro lado, é a nossa cultura, sinto falta de ouvir português, do calor humano dos brasileiros, da simpatia. Por mais que vc more 5, 10, 20, 30 anos na Austrália ou qualquer outro pais fora do Brasil, o Brasil nunca sai da gente. Se um dia tivermos filhos aqui, com certeza farei questão de mantê-los ao máximo próximos da cultura brasileira, da música, dos livros, ensinar a língua, etc. E nesse ponto ter uma comunidade brasileira atuante aqui é muito importante, dá uma certa referencia, apoio.

Como esse post já ficou sem pé nem cabeça e nem era esse meu objetivo ao começar, segue a dica pra quem quiser saber mais informações: procurem o Bracca. Eles certamente vão poder indicar um advogado, um serviço, etc. E claro, contribua fazendo a sua parte, atuando na comunidade, retribuindo cada pequena ajuda que receber em dobro.

No fim acho que esse post vai sair bem no Natal, e com espírito natalino. :)

3 comentários:

  1. Legal o post. Já tinha ouvido falar do Bracca.
    Feliz Final de ano para vocês.
    Descansem e divirtam-se!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Parece que fui eu que escrevi esse post! Pelas opiniões e pelo fato de ter ficado sem pé nem cabeça hahaha (às vezes uma ideia puxa outra meio nada a ver na cabeça).
    Vou até me apropriar da parte do questionamento, com os devidos créditos :)

    ResponderExcluir