segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Aviso aos leitores (2)

Eu tento, de verdade, ajudar todo mundo que tem o sonho de vir morar na Austrália. Acho uma experiência incrível mas ao mesmo tempo muito difícil, e só quem veio sabe os percalços com que nos deparamos, principalmente no início. Eu mesma passei um primeiro ano infernal e senti falta de uma ajuda em muitos momentos. Por esse motivo comecei a escrever no blog, pra tentar ajudar outras pessoas que estão começando nessa jornada.

Nesses 2 anos de Austrália conheci dezenas de pessoas incríveis pelo blog, muitas encontrei pessoalmente e algumas até viraram amigos. Esse retorno, e saber que de alguma forma minhas postagens ajudam outras pessoas é extremamente gratificante.

Por outro lado, como todo blogueiro acabo atraindo muita gente sem noção também, muita gente mal agradecida, e gente mal educada mesmo. (p.s.: isso de forma alguma é uma indireta relacionada com os últimos emails/mensagens que recebi, na verdade o que me motivou a escrever foi um post que li num outro blog de brasileiro vivendo no exterior e fazia tempo que eu queria escrever um post sobre isso)

Eu NUNCA, em tempo algum, ignorei um email ou mensagem no blog que recebi pedindo ajuda. Respondo a todos, mesmo os sem noção, com perguntas genéricas ou os que me irritam profundamente na primeira linha (já explico o que me irrita). E de certa forma respondo até rápido, pois eu detesto deixar pra depois o que posso fazer hoje. Procrastinação definitivamente não é uma das minhas características. Como também não é dizer que estou sem tempo, pois sempre fui da teoria que falta de tempo é uma desculpa que na verdade quer dizer falta de interesse.

Enfim, sempre respondi os emails e tento sinceramente responder da melhor forma possível, sem achismos e desinformação. Só que as vezes confesso que me cansa ser tão solícita e ter que aturar certos emails que me irritam, sendo o principal deles aquele que te escreve achando que vc é serviçal do remetente e sequer agradece depois. Juro, já recebi email que vinha no título: URGENTE e no corpo do email algo como “preciso de informação sobre isso, isso e isso”. Fora um outro surreal que o Thiago recebeu uma vez dizendo: “meu filho (?!?!?) quer se mudar pra Austrália como arquiteto, me diz o que ele tem que fazer pra conseguir o visto”. Dispensa comentários, né?

Outros exemplos que recebo:

1) “Como faço pra aplicar pra residência sendo da profissão x, y ou z?

Por mais que eu queira ajudar, a verdade é que não sei praticamente nada sobre outras profissões. E mesmo a do Thiago, arquiteto, é complicado responder pois não tenho informações atuais. Tudo que o Thiago fez pra validar a profissão ele escreveu no blog, é só ver os posts mais antigos.
Já pra profissão de advogado, tudo o que eu sabia já postei aqui. Infelizmente não sei mais detalhes, não fiz o processo de validação e sequer tenho contato com o direito aqui. Isso porque, apesar de trabalhar num escritório de advocacia, meu escritório não pratica o direito australiano. Então não tenho contato com advogados australianos, não sei como é o mercado, não posso indicar advogado (uma vez me pediram um advogado de família pra indicar, pra tratar de um divórcio) ou muito menos indicar alguém pra vaga alguma.


2) “Como é a vida na Austrália?

Como eu devia responder isso??? To aceitando sugestões... Pra começar que eu não morei em toda cidade/estado da Austrália, então no máximo posso falar de Sydney. Fora que responder a esse tipo de pergunta demandaria escrever um livro em forma de email. Eu sou prolixa, admito, mas nem tanto...rs



3) “Li as informações x, y ou z nos sites que vc indicou, mas não entendo muito bem inglês, vc podia me explicar em português?

Really???? Desculpe, mas se a pessoa não sabe inglês, primeiro tem que aprender se quer aplicar pra uma imigração qualificada. E nem vale a desculpa de que não tem como aprender no Brasil, pois quando pensamos em nos mudar pra Austrália o Thiago falava quase zero de inglês e em menos de um ano de estudo conseguiu tirar a nota mínima do IELTS. Ah, e foi ele quem pesquisou TUDO e aplicou sozinho pro nosso visto, sem ajuda profissional (como agente de imigração). Claro que demandou muita pesquisa, muito foco, muito esforço, mas não é nada sobrenatural ou que qualquer um não possa fazer se se esforçar.

Agora, se a pessoa sequer tem o interesse em ler, aprender, pesquisar (muito), como pode querer imigrar como residente pra outro país???



4) “Qual é o custo de vida na cidade x, y ou z?” ou as variantes: “Como é pra achar apartamento nas cidades x, y ou z?”, “Qual a melhor cidade pra se morar?”.

De novo: eu moro e sempre morei em Sydney (e já escrevi sobre o custo de vida em outro post), não tenho noção de como seja morar em outras cidades. Custo de vida dizem que é mais alto em Sydney, seguido por Melbourne, Brisbane e Perth. Mas não sei mais do que achismo e de ouvir dizer.

Quanto a melhor cidade pra se morar, claro que eu acho Sydney, né, já que escolhi vir pra cá. Mas isso é uma escolha tão pessoal... Tem quem ame a tranqüilidade de Perth, ou o frio de Melbourne (cruzes! rs), ou o aconchego quentinho de Brisbane (minha segunda opção, por sinal). Meu conselho: antes de tomar uma decisão tão definitiva quanto se mudar pra outro país, venha de férias pra Austrália e vá conhecer as principais cidades. Dá pra ter uma boa idéia do que funciona ou não pra vc.

Ah, lembrei de uma variante do item acima: uma vez (há um tempão) recebi um email de uma pessoa dizendo que queria vir passar 3 meses na Austrália. Como não teria dinheiro pra se sustentar, pensou em pedir um visto de trabalho com uma agencia (?!?). E pediu minha opinião sobre se Byron Bay era uma boa escolha pra trabalhar e estudar e se eu podia indicar um local pra essa pessoa ficar. Na maior boa vontade respondi que não existe esse “visto de trabalho” fácil como sugerido, que não dava pra trabalhar com visto de estudante por mais de 20hrs, e que ela devia procurar um agente de imigração. Ainda disse que eu sequer conhecia Byron Bay, mas que as pessoas devem ter em mente que mesmo as grandes cidades da Austrália (Sydney, Brisbane, Melbourne, Perth) não chegam nem perto em termos populacionais das grandes cidades do Brasil (Sydney, a maior cidade, não chega a 5 milhões). Byron Bay então, não tem nem 10.000 habitantes! Fora que esses balneários de praia (como Byron Bay, Gold Coast) ficam cheios na alta estação, mas já ouvi dizer que ficam mais vazios no resto do ano e empregos podem rarear. Enfim, me esforcei pra dar todas as informações que eu podia, dentro do possível. Adivinhem qual foi a resposta? Nenhuma, claro, nem um obrigado.


Tem muito mais absurdos, mas já nem me lembro mais.


Resumo da ópera:

Quem quiser escrever, dividir experiência, dou o maior apoio, adoro receber email de leitores do blog! Também gosto de fazer novas amizades, e nunca me opus a encontrar gente que chegou aqui e ainda tento ajudar como eu posso.

Só peço em contrapartida poucas coisas:


1) “Por favor” e “obrigado” são bem vindos;


2) Se tiver uma dúvida, leia os posts antigos do blog primeiro. Se tiver sem saco de ler tudo, faz uma pesquisa na lupinha simpática que tem no canto superior esquerdo. Não adianta dizer: “li seus posts todos, adoro o blog” e perguntar algo que eu já comentei mil vezes por aqui...


3) Para advogados, infelizmente não sei muito mais sobre a validação da profissão do que já escrevi no blog... Podem perguntar o que quiserem, mas por favor não levem a mal se a resposta for “não sei”. Juro que não é má vontade, é que eu realmente não sei... :(

Também não sei como é o mercado para essa ou aquela área específica do direito, pois como eu disse sequer trabalho com direito australiano.


4) Para aqueles de outras profissões, procurem um agente de imigração ou os órgãos de classe das suas profissões na Austrália se quiserem informações sobre validação da profissão. Se vc abrir a lista da SOL no site da imigração tem ao lado de cada profissão o órgão de classe responsável pela validação. P.ex.: CPA/ICAA/IPA para contadores, AACA para arquitetos, Engineers Australia para engenheiros, etc.

P.S.: Detalhe curioso – o “assessing authority” para “barristers” e “solicitors” é o SLAA. Como eu nunca tinha ouvido essa sigla, joguei no Google pra ver que órgão era. Eis que aparece só páginas do “Sex and Love Addicts Anonymous” na Australia. WTF??? haha

Na verdade SLAA, no contexto certo, significa “State Legal Admissions Authority” e remete aos órgãos estaduais que regulam a profissão de advogado. No caso de NSW, é a Legal Profession Admission Board.


5) Tente ser o mais específico possível na pergunta, vamos combinar que é muito difícil responder coisas genéricas como: “Como é a vida na Austrália” ou “Como faço pra conseguir um visto?” Esse último com o agravante de que a única resposta que a pessoa vai receber será: “Consulte um agente de imigração, eu não posso nem tenho capacidade técnica de dar esse tipo de informação.


6) Não espere que eu sempre responda prontamente. Tá, eu geralmente respondo em no máximo 48hrs, mas isso não significa que a pessoa possa exigir isso no email com frases como: “preciso saber disso urgente”.


7) Não escreva uma mensagem no blog dizendo: “Queria saber algumas informações, vc pode me mandar um email?” Desculpe, não, não posso. Meu email está super acessível no blog, tanto que bastante gente me escreve. Então vamos parar com a preguiça mor e pesquisar um pouquinho. Até porque se não teve sequer a curiosidade/interesse de achar meu email no blog, começou muito mal...


No mais, fiquem a vontade para mandar mensagem/email, trocar experiências, fazer contato quando chegarem na Austrália. Como eu disse, adoro essa troca e já conheci pessoas interessantíssimas assim. :)

13 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei pensando naquele livro "Living and Working in Australia" que sorrateiramente foi presenteado a Tiago um dia no passado. E olha esse blog-nota-dez hoje ;)
    Mas com esse post, acho que esta decretado: Dona Denise: tu vais para o ceu!!!

    bj, Ricardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha É que não recebo tantas dessas sandices, ficou espaçado nos últimos 2 anos...
      Pois é, estamos aqui hj graças a vc e a Flávia! :)
      Bjs

      Excluir
  3. Mais clara do que isso? Impossível!
    E como tem gente sem noção rsrsrsrsr
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. "Como é a vida na Austrália" tá respondido no resto do blog né... rs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Eveline, mas acho que as pessoas não sabem/tem preguiça de ler...

      Excluir
  5. Denise, gostaria de saber como é a vida na Austrália e como faço pra tirar o visto, vc poderia por favor me mandar um email? hahahaha

    Sei bem o que é isso, recebo esse tipo de email direto, tem hora que enche mesmo... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha Até tu!

      Imagino que vc deva receber muito desses também... Agora mesmo vi um comentário no seu blog onde o cara pergunta se vc pode "indicar uma fonte de pesquisa". Juro que nessas horas tenho vontade de responder: "posso sim, Google!" :)

      Excluir
  6. O que mais me entristece é que muitas pessoas nao fazem questao nenhuma de procurar primeiro antes de perguntar. O google hoje responde a praticamente tudo, basta ter paciencia....
    No seu caso Denise, acho que sua paciencia é além do limite.. hahahahha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu disser que eu tenho paciência zero, vc acredita? Sempre fui a típica irritadinha, mas acho que a Austrália tem me deixado mais relax... rs

      Excluir
  7. O Ro já entrou no ignore mode... Heheheheh
    Pra ser blogueiro tem que ter muita paciência...

    ResponderExcluir
  8. Eu ate a pouco tempo fazia parte de uma página do facebook chamada portugueses na Austrália.
    Curioso foi as pessoas abordarem me por mensagem privada para saber quais os passos a dar para vir para a a austrália. Ao seja queriam que eu desse todos os passos. Até como iniciar o processo do visto. Haja paciência!!!
    A ultima ( e com está aprendi a lição) foi de uma jovem arquitecta que queria vir para a austrália a quem dedique uns 30 minutos com links, explicações detalhadas tudo que possa imaginar. Resposta? NADA nem OBRIGADA.
    Aguardei pacientemente por uma resposta dela. 2 meses depois achei que era hora de dar um wake up call a menina. Disse lhe apenas "o mínimo era agradecer, já não pedia mais.
    2 horas depois desfez-se em desculpa e blá blá blá blá.
    Yeah Yeah talk to the hand honey.
    Nunca mais perdi tempo com pessoas a querer explicações e dicas sobre como vir para a austrália. Se nem o básico são capazes de fazer como vai fazer para viver aqui?
    O que mais me choca é a lata desta gente! Não é prefixo nenhum curso para iniciar o processo de emigração para a austrália mas muita leitura em fóruns, sites blogs et voilá tudo ganha forma e a dúvidas acabam por ter resposta.
    A lei do menor esforço impera...

    P.s o seu blog foi um dos que me orientou muito:) mais no sentido de "viver a experiência de estar realmente no país" e ainda hoje recorro a ele quando tenho algumas questões. Por isso bem haja Denise e mais desaparecido Thiago, pela vossa descrição tão fiel do que é viver por estas bandas.
    Um beijo
    Fatima

    ResponderExcluir