segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Festa de aniversário em parque

Já devo ter falado aqui no blog que uma coisa que amo na Austrália são os inúmeros parques públicos, inclusive fiz um post relativamente recente com os meus preferidos (aqui). Agora que nosso canguruzinho fez um ano, nada mais natural do que fazer sua festa de aniversário num parque.

Inicialmente cabe esclarecer que as festas de criança aqui são muito diferentes do Brasil. Normalmente é tudo muito simples, íntimo para poucas pessoas e dura pouco, no máximo 3hrs. Acho isso o máximo, até porque nunca entendi o porque da grandiosidade das festas infantis que são mais para ao adultos que para os pequenos. Ah, e todo mundo chega na hora! No nosso caso eu tinha arrumado tudo mais cedo e fui em casa pegar o resto das comidas e o Lucas, e acabamos nos atrasando 15 minutos. Quando cheguei na festa já tinham vários convidados lá, gafe total. Claro que teve gente que chegou mais tarde, até porque com bebe pequeno muitas vezes acontecem imprevistos, mas atrasos não são geralmente bem vistos não. Fora que a festa já dura pouco, se o convidado se atrasar muito acaba perdendo tudo, né.

Já que tenho vários amigos com bebes fazendo 1 ano, além do grupo de mães que participo, desde outubro que os fins de semanas tem ficado lotados de festas infantis. Algumas foram pra mais gente (umas 50), mas outras bem íntimas com no máximo 15 pessoas. Em comum o fato de que todas foram ou em parques ou no quintal de casa. Quanto as comidas servidas varia muito, já fomos em festa vegana em que só tinha obviamente comida vegana (o Lucas absolutamente ama tofu e salsicha vegetariana! A minha amiga vegana até brincou que ele devia ser vegano, mas acho que não porque ele demonstra o mesmo entusiasmo pra comer uma asinha de frango. haha), festa onde só tinha 1 opção de comida: o tradicional churrasco australiano com salsicha servida num pão de cachorro quente (sausage and roll, como eles chamam aqui), festa que foi com o tema de “tea party” então foram servidas só comidinhas de chá da tarde como canapés, mini sanduíches, cupcake.

Decoração é quase inexistente nas festas infantis que fui, no máximo umas bandeirinhas penduradas. A não ser, claro, que a festa seja de brasileiros, aí normalmente tem um tema e é bem decorado, além da grande variedade de comidas. Mas ainda assim nada no padrão brasileiro, diga-se de passagem, é tudo no parque e muito simples preparado pelos próprios pais.

Pra festinha do Lucas eu resolvi fazer tudo eu mesma, da decoração as comidas. A decoração fui fazendo meses antes, aos poucos, até porque como escolhi música como tema, quis fazer também instrumentos musicais pras crianças. Já as comidas me deu um trabalho surreal… Eu quis fazer eu mesma porque queria que tivesse só coisas que o Lucas pudesse comer, ou seja, saudáveis com pouco sal e de preferência zero açúcar. Ele ama comer e eu não queria ficar impedindo ele de pegar o que quisesse na mesa na própria festinha, mas ao mesmo tempo não queria ir contra a alimentação saudável que temos em casa. Ou seja, nada de coxinha, fritura, brigadeiro e afins. O problema foi que a lista de convidados saiu do controle e no fim tínhamos 40 adultos + 15 crianças. Fiquei até com medo do cardápio que eu tinha preparado não dar pra todo mundo, mas no final correu tudo bem.

O menu ficou assim: empanadas de carne moída, sanduíches de queijo com presunto/pasta de ovos/ricota com tomate, pão de queijo, muffin de banana, cookie de coco e um grande prato de frutas com tangerina, morango, frutas vermelhas, kiwi, melão e uva. De bebida: suco de melancia, suco de laranja e água. Foi uma delicia ver as crianças se esbaldando com as frutas frescas e os cookies saudáveis.
Um dos problemas de fazer festa no parque é a imprevisibilidade do tempo. Em algumas festas que fui teve chuva fina, tempo nublado, e uma delas teve que ser transferida de emergência pra uma casa porque chovia torrencialmente. Então claro que eu estava tensa com a festinha do Lucas, até porque no começo da semana a previsão era de 60% de chance de chuva. Mas no decorrer da semana foi mudando e acabou fazendo um dia lindo de sol. Mas aí veio outro problema: o sol forte e calor. Por sorte conseguimos pegar emprestado com amigos 2 tendas grandes, que somadas a um umbrelone que tenho cobriu bem as mesas de comidas e bebidas. Mesmo assim foi meio problemático manter as crianças pequenas fora do sol, e o Lucas ficou meio incomodado com o calor (nem parece carioca esse menino, odeia sol e calor. rs). Mas nada muito ruim ou que estragasse a festa.

Quanto aos presentes, aqui também se dá, mas é absolutamente normal dar algo simples e barato como um livro que custe uns $15, ou um brinquedinho simples no mesmo preço. Claro que tem gente que dá coisa mais cara, mas não é necessário.

Existem outras opções de festa infantil, claro, tem alguns salões (normalmente da prefeitura) pra alugar (mas só aluga o espaco físico mesmo, vc é que tem que fazer toda a decoracao e levar as comidas), tem festas em lugares temáticos, mas como o Lucas ainda é pequeno não cheguei nesse universo. Certamente para festa de 1 ano eu acho que o melhor mesmo é fazer em casa (se o tamanho permitir) ou num parque, até porque a grama é a melhor opção pros bebes que ainda engatinham ou estão começando a andar.
 
Pra finalizar, algumas fotos da festa:








9 comentários:

  1. Achei lindinha a festinha e AMO ver as crianças comendo coisinhas saudáveis também. Aqui no Brasil não dá pra fazer assim, a não ser que a mãe faça parte de um grupo de mães mega saudáveis, o que deve existir, mas não faço ideia de onde!! rs
    Muito fofo e parabéns por ter pique de fazer tudo sozinha!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Fernanda!
      Já ouvi sobre festas assim no Brasil sim, inclusive um site que uso bastante como inspiração para receitas saudáveis é o "Delicias do Dudu". Mas realmente é coisa rara em terras brasileiras, infelizmente. Se bem que aqui também é, nunca fui em nenhuma festinha que não tivesse um monte de doces, mesmo em festinhas de 1 ano.

      Excluir
  2. Parabéns pelo esforço, tenho certeza de que o resultado final compensou as horas trabalhosas. Lucas foi deliciosamente homenageado.

    ResponderExcluir
  3. Esqueci de juntar o meu perfil, daí o "anônimo" rsrs

    ResponderExcluir
  4. Que delícia conhecer o blog de vocês depois de tanto tempo! E que delícia participar à distância da festinha do Lucas! Fiquei com uma dúvida: para fazer a festa no parque público, precisa de alguma autorização da prefeitura ou algo do tipo?! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi! Que bom te ver por aqui!

      Não precisa de autorização pra festinha no parque não, vc só tem que chegar cedo pra pegar uma mesa disponível. Eu cheguei às 8 da manhã e mesmo assim não consegui a mesa que eu queria na sombra, tive que me contentar com outra e arrumar toldos emprestaria de amigos pra dar conta do sol de rachar que fez.

      Ah, mas se for casamento no parque tem que ter autorização sim! Não sei ao certo como funciona, mas acho que é simples o pedido e custa pouco, no máximo uns $500, dependendo do local.

      Beijos

      Excluir
  5. olá Denise, meu no é Vinicius tenho 19 anos, e procurando sobre intercambio para Austrália encontrei o blog de vocês. Estou apaixonado pelo pais e seus posts,e resolvi pedir ajuda rsrs... Por favor gostaria de saber se tenho chances de quando me formar conseguir atuar no pais e o processo para isso também, gostaria de conversar sobre o assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vinicius,
      Sua pergunta é muito ampla, vai depender de inúmeros fatores como a sua área de formação, experiência profissional, nível de inglês. O ideal seria vc conversar com um bom agente de imigração aí na sua cidade pra que ele possa te orientar sobre o melhor caminho a seguir.

      Excluir