quinta-feira, 23 de junho de 2016

Como nos contactar

Já publiquei alguns posts de aviso aos leitores, pedindo encarecidamente pras pessoas lerem primeiro os posts do blog antes de nos enviarem email com perguntas, lembrando que não recebemos um centavo pelo blog nem pra responder email então o mínimo que esperamos é um pouco de educação e cordialidade, etc. Claro que pra muita gente parece que isso entra por um ouvido e sai pelo outro, porque continuo recebendo emails mal educados, gente que não responde pra agradecer porque provavelmente acha que nós somos serviçais seu, e por aí vai.

Mesmo assim, como eu já disse aqui uma vez, continuamos respondendo todos os emails e mensagens que recebemos com a maior boa vontade e o mais rápido possível, até porque entendemos que o processo de imigração é complicado, gera muita ansiedade, e realmente queremos ajudar outras pessoas a alcançarem o que alcançamos.
Nos últimos dias o Thiago tem me pedido pra fazer mais um post de aviso aos leitores e eu vinha dizendo que se ele quisesse ele que escrevesse (bem folgado esse meu marido, abandona o blog e depois quer ditar os posts que eu tenho que fazer. rs), mas como hoje eu estou de bom humor, haha, vou fazer as vontades dele.

O negócio é o seguinte: há um tempo atrás o Thiago deu uma entrevista no blog Brazil Australia sobre o mercado de arquitetura (excelente por sinal, aconselho todos a lerem aqui) e na ingenuidade forneceu o sobrenome dele pra entrevista. Só que com essa informação passou a ficar fácil das pessoas acharem ele no Facebook, e ele passou a receber uma enxurrada de mensagens e pedidos de amizade de gente que ele não conhece.
Aqui um adendo: nós não somos daquelas pessoas que mantém a vida privada super privada, até porque publicamos fotos nossas no blog e nas redes sociais. Só que tanto eu quanto o Thiago acreditamos que o Facebook é uma forma de contato apenas com nossos amigos próximos e família. Não temos o Facebook aberto para visualização por qualquer pessoa, e também não adicionamos pessoas que acabamos de conhecer, temos que ter algum laço de amizade ou contato com quem temos como “amigo” no Facebook. Qualquer contato com pessoas que não conhecemos nós mantemos ou por Linkedin (se for profissional) ou por email (se for do blog). Aliás, mesmo o Linkedin quem usa mais é o Thiago, eu quase não uso e pedidos para me conectar ficam meses perdidos lá no meu perfil. Também não fornecemos o nosso Whatsapp porque só o usamos para falar com família e amigos muito próximos.

Levando em conta esses pontos que acabei de mencionar, vcs podem imaginar como é chato receber uma enxurrada de mensagem no Messenger do Facebook. Até porque, como muitos sabem, se a mensagem vem de alguém que não é seu amigo no Facebook vai pra caixa “outros” ou fica pendendo aprovação, que as vezes demoramos a ver, e a mensagem fica lá “perdida”. E, cúmulo dos cúmulos, o Thiago vira e mexe recebe mensagens desaforadas de gente reclamando que ele não respondeu uma mensagem anterior (que ele nem viu). Já aconteceu comigo também, quando conseguem achar meu Facebook.
Então, queridos leitores, peço encarecidamente que quem quiser se comunicar com a gente o faça ou postando uma mensagem no blog ou por email (o nosso email é facilmente encontrado quando se clica no nosso nome sob o título “colaboradores” no canto direito do blog, mas se vc ainda tem dúvidas é denisefpg@gmail.com e turino@gmail.com). Não adianta nos adicionar no Linkedin porque se não nos conhecemos nós provavelmente não vamos reconhecer seu nome e não vamos aceitar (e se for o meu Linkedin eu muito provavelmente sequer vou ver o pedido) e o Thiago se irritou tanto com essa história de mensagem enviada pelo Facebook que já disse que também não vai mais responder por lá, só por email.

Não pensem que é má vontade não, muito pelo contrário, somos solícitos com todo mundo que nos escreve e nesses 5 anos de blog nunca deixamos de responder uma mensagem/email. Só pedimos que nossos leitores leiam primeiro todos os posts do blog e a entrevista que o Thiago deu no blog Brazil Australia, porque a maioria das perguntas que recebemos já foram respondidas nesses 2 locais. Se depois de ler tudo vc ainda tiver alguma dúvida, ou estiver vindo pra cá e quiser nos encontrar para um café e pra trocar uma ideia, ficaremos muito felizes de poder ajudar. :)

6 comentários:

  1. Vcs estão certíssimos! Vcs já ajudam demais com as informações do blog e e-mails respondidos, eu já sou muito grata pelos e-mails que trocamos e informações que vcs me passaram. Agora, ultrapassar a "barreira" do pessoal é realmente além do necessário, infelizmente não é todo mundo que entende isso. Boa sorte com isso e sucesso para vcs aí! 😀

    ResponderExcluir
  2. Oi Denise, você está certíssima e ainda deu o recado de forma bem educada. Sabe, eu morei in my beloved Aussieland durante 2 anos quando mais nova e pretendo voltar agora com minha filha e marido (que é arquiteto tbem!) e o motivo maior é que não quero criar minha filha com essa cabeça miúda de brasileiro.
    Não sei se você chegou a ler a Carta Aberta do Brasil do Mark Manson (http://markmanson.net/brazil_pt). Neste artigo esse americano casado com uma brasileira descreve exatamente como é a cabeça do brasileiro: sempre colocando os interesses próprios acima do bem e do mal. Aquelas coisas que espero que vcs já tenham até esquecido como, parar em vaga de deficiente "rapidinho", pegar uma contramãozinha pra não ter que fazer um retorno mais longo, entre tantas outras coisa não é mesmo.
    Essas são as mesmas pessoas que exigem resposta (aff...), que não conseguem entender o trabalho lindo que vcs fazem ajudando tanta gente com seus artigos.
    Enfim, minha querida, um dia eu chego aí, e tomaremos um latte com certeza!
    Beijos e tudo de bom pra vcs!
    Jacqueline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jacqueline,

      Li essa carta desse americano sim e concordo em gênero número e grau. Claro que em qualquer lugar do mundo existe gente mal educada, mas o que noto é que aqui na Austrália de uma forma geral as pessoas são mais atenciosas e conscientes do coletivo do que no Brasil.

      Boa sorte no seu processo de imigração! E não deixe de entrar em contato quando chegar aqui, seria um prazer te conhecer! :)

      Excluir
  3. Oi Denise, li a entrevista do seu marido primeiro e por lá encontrei o blog de vocês. Foi ótimo você dar esse aviso, pq acho que na ansiedade de conseguir informações o nosso primeiro impulso é mandar um e-mail cheio de perguntas (prometo que não farei até ler todos os posts sobre o assunto aqui rsrs). De qualquer forma fiquei muito animada em saber que vocês têm disposição em ajudar quem tem interesse no processo. Meu marido também é arquiteto e eu sou engenheira, e depois que a nossa filha nasceu confesso que a vontade de buscar lugares melhores cresceu muito. Um abraço, e obrigada por compartilhar informações conosco. Mariana

    ResponderExcluir