segunda-feira, 13 de março de 2017

Australia Day


Desculpem o sumiço, é que esse ultimo mes foi bem enrolado. Primeiro mudamos de apartamento pra uma casa (ainda no Shire), depois minha irmã e sobrinho vieram nos visitar (a primeira vez de muitas, espero!), e nesse meio tempo as coisas no trabalho estão bombando com direito a alguns dias com horas extras inimagináveis, saindo do escritório a meia-noite. E pelo menos até final de abril ainda vai estar corrido porque receberemos mais visitas (a irmã e a mãe do Thiago) e o trabalho seguirá bombando, fora que estou numa corrida pra aproveitar o finzinho do verão antes que o longo e tenebroso inverno chegue. Não que eu esteja reclamando, na verdade adoro estar bem ocupada e cheia de programações, mas tem faltado tempo pro blog.

Enfim, esse post na verdade é sobre um evento que fomos em janeiro, no Australia Day. Pra quem não sabe, dia 26 de Janeiro é feriado na Australia, dia que marca a chegada da primeira frota de barcos ingleses em Port Jackson, New South Wales, em 1788. Atualmente, as celebrações do Australia Day refletem a diversidade cultural no país e tradicionalmente são marcadas muitas cerimonias de cidadania nesse dia, dando boas vindas a novos membros a comunidade australiana.
 
Esse feriado também traz uma disputa: os aborígenes reconhecem essa data como o dia em que sua terra foi invadida pelos ingleses, e protestam que essa data seja celebrada como um feriado nacional.

Apesar disso, as comemorações do Australia Day persistem e crescem todo ano. Ocorrem vários shows ao ar livre, churrascos comunitários, competições de esportes, festivais e fogos de artifício. Na baía de Sydney acontece uma tradicional corrida de barcos. Pra quem quiser maiores infos, tem esse site e esse bem completos.

Eu e Thiago apesar de morarmos aqui há 5 anos, nunca tínhamos participado de alguma comemoração pelo Australia Day, não sei bem porque, acho que sempre tínhamos outros planos nessa data ou então eu fugia mesmo da muvuca que fica em todo lugar. rs  Mas esse ano uns amigos nos chamaram pra um piquenique em Kirribili (na parte norte de Sydney, com uma maravilhosa vista da baía) e resolvemos encarar com o Lucas. E o resultado foi: como diabos eu não fui pra lá antes?? Foi sensacional, estava cheio mas não irritantemente cheio, tinham muitas barracas de comida, tava um clima agradável (quente mas nublado), a vista era linda, tinha um palco montado com umas bandas incríveis, um imenso pula-pula pras crianças além de uma área cercada com atividades circenses, o tradicional caminhão de bombeiro pras crianças entrarem e explorarem (o Lucas ama de paixão e é um sufoco tirar ele lá de dentro depois. rs), enfim, foi um dia agradabilíssimo na companhia de amigos queridos. Com certeza ano que vem iremos repetir o programa! E de preferência em Kirribili, porque na City eu imagino que fique bem mais tumultuado. Esse ano na City teve um show do The Wiggles, que é uma banda infantil super popular aqui mas eu nunca fui e nem pretendo ir em show deles porque 1) eu odeio eles! Acho mega irritante um bando de adulto vestido e se portando de forma infantilizada; 2) o Lucas sequer conhece porque eu nunca coloquei pra ele ver devido ao item 1 anterior. haha

Seguem algumas fotos do nosso passeio (fotos em preto e branco são cortesia do Thiago que quando leva a máquina profissional dele só tira foto em preto e branco. Me irrita! haha):
 





(churrasco de picanha delicioso, de uma barraquinha de comida brasileira que tinha por la)

4 comentários:

  1. Bom dia..mechamo emiliano Galabre, morei na Austrália de 2000 a 2003. Sidney e Brisbane, meu visto subclass 801. Expirou em 2008. Pois não vtei mais a Austrália..estou tentando recuperar esse visto e voltar a morar neste país ..poderia me ajudar ..já procurei alguns agentes de imigração.. aguardando respostas .. obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Emiliano. Infelizmente não tenho como te avisar pois não sou agente de imigração. Boa sorte!

      Excluir
  2. Bom dia ..entendo .o que pergunto e se vcs conhecem alguém que entenda de visto australiano ..um advogado ou agente ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De agente de imigração indico a Lohrraine, da soul Migration - https://www.facebook.com/SoulMigrationAustralia/

      Excluir