terça-feira, 12 de abril de 2016

Custo de vida em Sydney – parte II

Há quase 3 anos atrás eu fiz um post sobre o custo de vida em Sydney e esse é um assunto que até hoje me perguntam bastante, então acho que vale a pena dar uma atualizada nos valores.

Agora nossa realidade é outra, temos um novo membro na família e com isso vcs vão notar que os gastos reduziram em alguns pontos e aumentaram em outros. Vamos as minhas considerações atuais (em itálico como era em 2013 e em negrito como é agora):

1) Aluguel: nos bairros próximos do Centro vc não consegue um apto de 1 quarto por menos de $450-$500 por semana. Nós continuamos nessa mesma faixa de aluguel porque nos mudamos para longe do Centro, então pagamos o mesmo por um apto bem maior.

2) Luz: a conta é trimestral e normalmente fica entre $200-$300 para um casal que trabalha integral durante a semana. Esse valor varia e é mais alto, por exemplo, no inverno se vc usar um aquecedor. Continuamos mais ou menos nessa média, talvez um pouquinho a mais porque agora temos 2 quartos (o nosso e o do Lucas) para ventilar/aquecer.

3) Gás: a conta também é trimestral e fica em torno de $100-$200 nas mesmas condições acima. Continuamos mais ou menos nessa média, talvez um pouquinho a mais porque agora cozinhamos bem mais em casa.

4) Plano de saúde privado: muita gente não faz e fica só com o Medicare gratuitamente fornecido pelo governo. Eu não recomendo, veja minhas experiências aqui. O nosso plano está mais caro porque aumentamos a cobertura, e além disso contratamos um seguro de vida para cada um de nós (essencial na minha opinião quando se tem filhos). Já fiz um post explicando sobre os tipos de cobertura dos planos aqui e se vc quiser comparar os diversos planos existentes é só ir nesse site aqui.

5) Seguro do carro: o valor mínimo mensal fica em torno de $100, mas leve em consideração que uma vez ao ano vc terá que fazer a revisão e pagar um outro seguro exigido pelo governo. A nossa revisão desse ano girou em torno de $800. Nosso seguro ficou até mais barato depois de anos com a mesma empresa sem nenhum sinistro.

6) Combustível: é caro (+/- $1.47 por litro) e o baixo valor que eu contabilizei leva em conta usar o carro só no final de semana. O valor do combustível está mais barato atualmente, variando entre $0.90 e $1.30 (toda semana aumenta e diminui), mas o quanto vc vai gastar depende do seu estilo de vida. Nós agora vamos de carro pro trabalho, então gastamos bem mais de combustível.

7) Pedágio + estacionamento: existem vários pedágios espalhados pela cidade, pra atravessar a ponte para o norte de Sydney, p.ex., paga-se até $4.00. Tem que ficar ligado também que não existe caixa para recolher dinheiro no pedágio, vc tem que ter um “electronic tag or casual user pass” (um dia faço um post sobre isso). Estacionamento também é pago nas principais ruas de movimento, e tem várias regras e preços (também falo disso um dia, me cobrem. rs). Como nos fins de semana costumamos sair de carro, passear pela cidade, parar em algum restaurante, bar, cinema, etc, esse valor entra na nossa planilha mensal. De novo, nesse item gastamos bem mais porque vamos de carro pro trabalho (com isso passamos diariamente no pedágio da M1 – grande rodovia que vai pro centro. Até tentamos evitar esse pedágio fazendo um trajeto alternativo, mas estava aumentando em até 30 minutos nosso percurso por conta de engarrafamentos diários, aí não rola) e temos que parar na City. Até que nós conseguimos estacionamento barato, por $12 por dia, o que é exceção das exceções no centro da cidade. Duas opções bastante em conta na City são o estacionamento do Opera House para dias de semana ($14 por dia se vc reservar pela internet no early bird – entrando entre 6-10 am e saindo entre 3-7:30 pm) e no fim de semana do Domain ($10 o dia todo) ou Darling Harbour ($13 o dia todo se reservar pela internet). Fora esses vc ainda acha algumas pérolas escondidas na City, como o que o Thiago achou recentemente perto do trabalho dele que custa apenas $12 a diária.

8) Transporte público: Esse valor leva em conta um comprando o ticket só de ônibus (my bus 2) e outro o de trem + ônibus (my bus 2), como acontece no nosso caso. Esse valor pode aumentar ou diminuir dependendo do meio de transporte e distancia percorrida. Atualmente onde moramos não andamos mais de ônibus, só trem. E como estamos indo de carro pro trabalho, o gasto com transporte público reduziu bastante.

9) Celular: contabilizei o pacote que usamos da Vodafone, que engloba $750 minutos mensais de ligação + 1.5Gb de dados + $5.00 mensais pelo iphone. Again, esse preço pode ficar mais barato/caro dependendo do provedor (opções mais comuns: Vodafone, Optus, Telstra) ou plano escolhido. O nosso plano teve um upgrade nos últimos anos porque gastamos mais em dados e trocamos por aparelhos mais novos, com isso pagamos um pouco mais.

10) Internet: no nosso caso optamos pela TPG que foi a única que achamos com internet ilimitada por $59.99 mensais (e ainda vem de bônus a linha de telefone fixo). Curiosamente esse valor não sofreu absolutamente nenhum reajuste nos últimos 3 anos.

11) Supermercado: quando chegamos aqui só comprávamos no Aldi, o mercado mais barato, e só os produtos genéricos (tipo Regal ao invés de Coca-Cola... haha). Atualmente fizemos um upgrade pro Coles (que me parece que é o segundo mais barato - seguido pelo Woolworths e por ultimo o IGA) por pura preguiça. Coloquei uma estimativa por baixo de $400, levando em conta um casal que cozinha em casa para pelo menos 6 dias na semana, café/almoço/jantar. Esse valor pode variar pra cima ou pra baixo (e muito) dependendo das opções pessoais. Se vc estiver na duvida, faca uma simulação no site dos supermercados, se não me engano o Coles e o Woolworths tem essa ferramenta. Esse item é meu calcanhar de aquiles ultimamente porque nossos gastos aumentaram muitíssimo. Em parte porque com o Lucas cozinhamos muito mais em casa, além de cozinharmos de forma mais saudável. Não dá mais pra passar dias a base de pão e manteiga quando precisamos dar o exemplo de uma alimentação saudável. Também gasto muito com frutas e legumes semanalmente, e me falta tempo e disposição pra pesquisar preços então acabo comprando no primeiro hortifruti que vejo. Se tem uma coisa cara em Sydney é fruta, e ainda tem o gasto extra com fralda, lenço humedecido (que gastamos loucamente), etc.

12) Academia: pagamos $75 mensais cada um numa academia perto de casa que é a mais em conta que vi até hoje por aqui pelo custo beneficio, pois engloba aparelhos de musculação + aulas de fitness em geral + piscina aquecida. As mais comuns aqui em Sydney são a Fitness First e Jetts (mais um assunto que está na minha lista de posts futuros...). Nossos gastos são similares, mas agora pagamos um clube perto de casa porque aí além da academia temos acesso a piscina gigante de criança pra levar o Lucas.

13) Refeições: estimei $100 semanais por casal, o que não é muito pois comer fora custa caro em Sydney. Claro que varia muito pelo tipo de comida, bairro, etc. Em pubs, p.ex., vc consegue comer por $10 por pessoa + bebida. Em restaurantes normais, um almoço pra casal não sai por menos de $50. Nesse quesito eu tenho a impressão que as coisas ficaram bem mais caras por aqui. Ou então fomos nós que ficamos mais exigentes e não conseguimos mais ir em qualquer pub da vida, fora que ainda adicionamos mais uma boca na equação e o bichinho apesar de não ter nem 2 anos come como gente grande (ai meu bolso).

14) Entretenimento: estipulei só $50 por semana, o que, believe me, é pouco. Uma cerveja custa entre $5-9 dólares, então pra quem bebe os gastos aumentam e muito. Cinema varia de $11-30 por pessoa, depende do tipo de cinema, dia da semana, se é 3D, etc. Entretenimento com filhos? No máximo um playcentre nos dias chuvosos pra gastar a energia do coelhinho duracel. rs Cerveja, o que é isso mesmo? rs Mas o que não gastamos em entretenimento adulto gastamos no infantil, itens de bb de forma geral, etc.

15) Viagem anual pro Brasil: contabilizei $2000 de passagem por pessoa, mais $800 pra gastar na viagem (o que, again, me parece pouco). Esse é o preço normal da passagem, mas claro que sempre tem desconto, a nossa desse ano pagamos $1400 por pessoa. Contabilizo isso dividido por 12 meses, pra dar uma média que tem que ser reservada no orçamento mensal pra essas viagens anuais. Esse é nosso outro calcanhar de aquiles. Aliás acho que nunca vamos conseguir juntar dinheiro pra comprar um apto porque não abrimos mão de viajar. Ano passado foram 3 viagens internacionais, e esse ano vamos passar 5 semanas viajando para Londres, Franca e Rio. Bem assim:



Itens a serem adicionados quando se tem filhos:

1) creche – como já contei nesse post, é muito caro (entre $90-170 por dia). Estamos tentando baratear achando uma creche mais perto de casa, mas tá difícil conciliar o horário do trabalho.

2) faxineira e/ou babá – em torno de $20-30 a hora.

3) gastos extras com médico/remédio/exames – caso vc seja como eu que estou numa maré de azar horrorosa e vivo doente, praticamente todo mês tem um gasto extra nesse quesito.

Acho que em resumo é isso. Lembrando novamente que esses valores variam bastante de família pra família dependendo das suas prioridades. Mas acho difícil uma família com filhos gastar muito menos que isso.

4 comentários:

  1. Oi Denise, ótimo post! Venho acompanhando (devorando!) seus posts há pouco tempo, mas sempre em busca de maiores informações sobre Sydney. Esse, atualizado, sobre o custo de vida é excelente, pois tem sido a minha maior preocupação neste momento de planejamento (estou fazendo o processo de skilled migration). Outra grande preocupação tem sido sobre a forma de encontrar um apartamento para um casal, sem ter que vender um rim pra isso. rs

    Continuo meu planejamento e pesquisas. Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marystela.

      Que bom que gostou! Qt a achar um apto pra casal, não é tão difícil assim é qt mais longe vcs forem do centro de Sydney mais barato fica. Tem bairros otimos aqui a 30-40min de trem do centro onde vc consegue alugar um ótimo apto (ou até uma casa) de 2 quartos por menos de $500 por semana.

      Boa sorte no seu processo de visto!

      Excluir
    2. Que bom saber disso! Meu sonho, achar um casa aí entre $300 - $400 por semana. \o/ Vou ficar de olho e ler mais sobre os bairros.

      Obrigada!

      Excluir
  2. Oi Denise,

    Parabéns pelo post!

    Também acompanho seu blog há bastante tempo e, assim como a Marystela, estou fazendo o processo do skilled migration. Se tudo der certo até o final do ano chego em Sydney com a família!

    Abraço!
    Radamés

    ResponderExcluir