sábado, 1 de agosto de 2015

Cinema com o bebê em Sydney

Eu simplesmente amo cinema! Batia ponto nas salas alternativas do Rio e ficava em êxtase todo mês de outubro com o festival de cinema. Teve um ano que realizei o sonho de tirar férias durante a semana do festival, comprei o passe de 20 filmes e fiquei que em pinto no lixo assistindo 3 filmes por dia pra dar conta. Na maioria eu ia sozinha, pois apesar do Thiago até gostar bastante, não tinha pique pras minhas maratonas e também não compartilhamos o mesmo estilo (ele até gosta bastante de drama e assiste comédia romântica numa boa – não que esse último seja meu estilo preferido, longe disso, foi só um exemplo de como o Thiago é versátil –, mas meus filmes asiáticos ou mais alternativos são demais pra ele. rs)

Então quando engravidei foi um baque ter que reduzir minhas incursões ao cinema. Sim, eu sei que grávida pode ir no cinema tranquilo, mas vamos convir que ter que levantar mil vezes pra ir no banheiro durante o filme não é nada agradável. Fora que minha barriga ficou gigantesca e era bem desconfortável (pra não dizer doloroso) ficar sentada por 2 horas seguidas.

Assim já na gravidez reduzi drasticamente minhas incursões ao cinema e também fiquei sem paciência pra assistir filme em casa – o baby brain acabava comigo. Quando o Lucas nasceu isso só piorou, claro, como ir no cinema com um bebê? E se ele chorasse? E se precisasse amamentar/trocar fralda/ ninar pra dormir?

Eis que eu descobri as sessões de mães e bebês aqui (no Brasil também tem, por sinal, pelo menos nas capitais eu sei que tem). Fiquei meio apreensiva de ir a primeira vez, acho que o Lucas tinha uns 2 meses e meio. Mas foi super tranquilo, nessa idade eles ainda dormem bastante e quando ele acordava era só pra mamar.

Em Sydney existem duas opções: no Hoyts, cuja sessão se chama “mums and bubs”, e no Events Cinema, onde a sessão se chama “bring your baby”.

Eu fui na do Events cinema e funciona assim:

- as sessões são as segundas e sextas as 10:30 da manhã e quarta as 12:30, cada semana é um filme diferente (a maioria blockbuster, mas eu também não posso exigir muito, né? rs)

- vc paga $10 (menos da metade da sessão normal) e tem direito a duas poltronas numeradas. Como vem a calhar essas duas poltronas pra colocar as tralhas do bebê!

- vc não pode levar o carrinho pra dentro da sala, dependendo do tamanho desta. Se for pequena vc tem que deixar o carrinho do lado de fora e entrar só com o bebê (e as tralhas). No primeiro dia que eu fui inventei de comprar pipoca e refrigerante (como tava com desejo depois de séculos sem comer!), agora imagina a cena: eu com bebê no colo, mais bolsa dele, mais cobertor dele, mais pipoca e refrigerante. Faltou mão, né? No último filme que vi a sala era enorme e dava pra deixar os carrinhos na parte da frente embaixo das cadeiras. Detalhe que muitas mães deixavam os bebês dormindo no carrinho e iam sentar numa poltrona lá em cima, de onde nem dava pra ver o bebê! Como é descansado esse povo daqui…

- as sessões não são exclusivas para mães com bebês, pode entrar qualquer um, mas eles avisam que é uma sessão especial e as pessoas vão ter que ser mais tolerantes se os bebês chorarem. Nunca vi alguém reclamar, muito pelo contrário, já vieram me parabenizar e as minhas amigas pelos nossos bebês não terem soltado nem um pio o filme todo.

- das duas primeiras vezes que fui, como tinha pouca gente, perguntaram a mim e as outras mães se preferíamos que as luzes da sala ficassem parcialmente acesas pra facilitar cuidar dos bebês. Mas a luz apagada não atrapalhava não, ainda tinha bastante luz da tela e as luzes laterais.

- como o Lucas era bem pequeno no primeiro filme, ele ficou um pouco assustado quando tinha barulho muito alto, mas nada a ponto de chorar. Por outro lado a luz da tela o hipnotizou. Já no segundo filme ele dormiu e teve um pesadelo e acordou aos gritos! Por sorte eu já tava prevendo isso (pois acontecia direto) e me antecipei e saí da sala com ele, acalmei ele lá fora e depois voltei (perdi a parte final do filme, mas como era a porcaria do Cinquenta Tons de Cinza nem me importei).

- no último filme que vi (Aloha, um dos piores filmes que eu já vi na vida, por sinal) o Lucas dormiu por 3 horas seguidas! Um verdadeiro milagre! Pena que o filme era tão ruim… Em compensação nesse dia a sala tava bem cheia de bebês e muitas mães não saíam quando seus bebês choravam, então virou uma sinfonia paralela ao filme e me dificultou bastante entender algumas partes – nem podem colocar a culpa no meu inglês porque estava com uma amiga australiana e ela também boiou em várias partes. Se bem que pode ser também porque o roteiro era ruim demais e não tinha pé nem cabeça mesmo.

Quero muito ir de novo, se bem que agora com o Lucas maior e mais móvel acho que vai ficar mais difícil mantê-lo na cadeira comigo por 2 horas. Se bem que eu já vi num dos filmes um pai com crianças maiores e ele estendeu uma manta no chão e ficou com as crianças ali engatinhando. Vamos ver se funciona comigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário