sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Passo a passo para conseguir um emprego na área jurídica em Sydney (parte III)

Finalizando o post anterior, uma pergunta que vc deve estar preparado para responder nas entrevistas é sobre sua pretensão salarial. Algumas vagas vão constar o salário no próprio anúncio, e aí fica fácil pois vc pode pedir o que foi anunciado, mas a maioria não consta. Muitos recruiters vão te dizer espontaneamente qual é a margem que a empresa está disposta a pagar (acredite, eles sempre sabem), outros vão te perguntar primeiro. E aí, o que responder?

Primeiro tenha em mente que as propostas de salário aqui são anuais, e incluem ou não o Superannuation (a previdência privada obrigatória, que se não me engano é um desconto 9.5% sobre o valor bruto do salário). No início é meio confuso saber o quanto um valor mensal significa por mês, e o imigrante normalmente está tão desesperado pela primeira experiência que topa qualquer salário. Mas não custa vc ter uma ideia de quanto se paga na área.

Pra calcular o quanto um valor x mensal representa mensalmente, vc pode usar esse site aqui. Pra saber quanto vc vai gastar por mês, eu fiz um post sobre custo de vida aqui.

Em linhas gerais, o salário mínimo é de AUD$656,90 por semana, o que dá em torno de AUD$35.000 por ano, devendo ainda ser descontado o imposto. Na área jurídica eu nunca vi um salário menor que AUD$45.000 por ano, o que ainda assim é baixo. O que eu considero um valor razoável pra quem tá começando aqui é AUD$50.000-55.000 por ano. Se esse valor for incluindo o Superannuation, tenha em mente que vc vai ter 9.5% descontado disso, mais imposto de renda.

Claro que isso tudo varia muito dependendo da vaga. Já fiz entrevista pra vaga que pagava AUD$45.000, como também já fiz entrevista pra vaga que pagava AUD$60.000.

Então eu acho que um valor razoável pra quem busca o primeiro emprego, sem experiência local, é pedir algo em torno de AUD$50.000-55.000, ou 50K-55K, como eles falam aqui. Aí vão te perguntar: “Super inclusive?” E não custa vc pedir o Superannuation a mais, se colar colou. Tenha em mente que se a empresa tiver disposta a te pagar digamos 60K e vc pedir 50K, eles não vão te pagar menos pensando: “beleza, me dei bem, o cara quer menos então vou economizar”. Se o orçamento deles é pra te pagar x eles vão te pagar no mínimo isso. O interessante de saber o quanto vc vai poder pedir é pra vc negociar um valor maior.

Ah, lembrando que se a vaga for temporária ou casual, o salário normalmente é pago por hora trabalhada, que varia entre $20-30 por hora.

Mas vai tudo depender da vaga. Via de regra, vagas de legal secretary podem pagar melhor pra uma posição iniciante, mas vão te dar menos margem de crescer financeiramente. Dificilmente vc vai achar uma secretária sênior ganhando mais do que 90K por ano. Já para vagas de paralegal, legal assistant e executive assistant, muitas vezes o salário inicial é menor (porque se contrata muito estudante de direito pagando pouco), mas vc pode chegar até a 120K por ano para um paralegal sénior.

Lembrando que o salário do australiano médio é de 60K por ano, e acima de 136K por ano é considerado “high income earner” e a tributação aumenta e os benefícios do governo diminuem ou zeram. Ou seja, a área jurídica paga muito bem. Ainda que numa posição de suporte como legal secretary, paralegal ou legal assistant vc tem chance de ganhar o mesmo ou até mais que profissionais com curso superior de outras áreas.


Vale dar uma lida no site do Fair Work pra saber quais são os direitos trabalhistas na Austrália, assim como pesquisar em sites como o PayScale pra ver a média de salário. Se bem que quando eu pesquisei lá paralegal deu um valor mínimo de $32.000, ou seja, menos que o salário mínimo, o que achei bem estranho…

Nenhum comentário:

Postar um comentário