sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Sistema de saúde na Austrália

Já falei disso no blog algumas vezes (aqui, aqui, aqui e aqui), mas como sempre recebo emails perguntando sobre esse assunto, resolvi escrever algumas informações adicionais que fui pegando no decorrer dos anos.

Como eu já falei por aqui, o sistema público na Austrália (o Medicare) é muito bom e muita gente mesmo com grana acaba nem fazendo um plano privado. Basicamente o plano privado serve para cobrir serviços que o Medicare não cobre: dentista, acupuntura, quiroprata, naturopata, massagem terapêutica, oftalmologia (o Medicare cobre o exame de vista em si, mas não o óculos/lente), etc. Esses são os chamados “extras cover”, que o plano privado vai cobrir se vc escolher essa opção e dentro dessa opção existem várias possibilidades de cobertura.

Vou colocar aqui a tabela de um dos planos privados (o Medibank) pra vcs terem uma ideia das opções quanto aos “extras cover”:




Além desses extras, vc também pode escolher dentre diversos tipos de cobertura para a parte hospitalar, que pode incluir ou não cirurgias especificas, tratamento de IVF (fertilizacao em vitro), obstetrícia.

Vou colocar aqui a tabela do Medibank pra vcs terem uma ideia das opções quanto aos “hospital cover”:




Outras coisas que se tem que ter em mente na escolha do plano de saúde privado são:


Carência

Todos os planos tem um período de carência chamado de “waiting period”. Essa carência funciona como no Brasil, podendo variar de poucos meses a mais de 2 anos dependendo do serviço a ser prestado. Na foto acima com as coberturas extras do Medibank vc pode ver também a carência para cada item. Então é bom checar isso se vc estiver pensando em fazer o plano pra usar um item especifico no curto prazo.


"Excess"

É tipo uma franquia, o valor anual que vc vai ter que pagar para usar a parte hospitalar do plano. Por exemplo: se vc opta pelo plano com excess de $250, quando vc precisar acionar o plano para a parte hospitalar vc vai ter que pagar esse valor do seu bolso. Essa franquia só é paga uma vez por ano, então se vc usar o hospital digamos em Janeiro, Julho e Dezembro de 2015, vc só vai pagar uma única vez esses $250. Um fato curioso é que apesar do ano fiscal na Australia ser de Julho a Junho, no caso dos planos de saúde o período anual vai de Janeiro a Dezembro.

Claro que quanto menor o excess (que pode ser até zero), mais vc paga mensalmente de plano.


Percentagem de “claim back” para extras

No caso do “extras cover” vc também vai ter que escolher a percentagem que o plano vai te reembolsar, que no caso do Medibank pode ser 55%, 70%, 85% ou 100%.
Exemplo: digamos que vc vá no dentista e a conta fique em $200. Se vc tem o plano de “claim back” 55%, o plano vai te reembolsar $110 e vc vai pagar $90 do próprio bolso. E assim por diante nas demais percentagens.

Aqui, mais uma vez, quanto maior a percentagem de “claim back”, maior o valor pago mensalmente.


“Member’s choice coverage”

São os médicos e hospitais filiados ao plano. A rigor vc pode ir em qualquer médico ou hospital e o plano vai te reembolsar, mas limitado a tabela deles. Se vc vai num dos filiados ao plano, o reembolso é integral pra parte hospitalar. No caso dos extras, os filiados também cobram normalmente um valor menor acordado com o plano, por isso o seu reembolso tende a ser maior.

Eu confesso que nunca fui pesquisar a cobertura dos planos não, pois sempre tive os maiores e mais conhecidos, então imagino que eles tenham a maior cobertura.


Os planos mais famosos são o Bupa e o Medibank, mas existem outros bem conhecidos e o governo disponibiliza um site onde vc pode fazer a comparação entre eles em termos de preço e cobertura.

Eu sinceramente acho eles todos farinha do mesmo saco e os preços são muito parecidos. No meu caso nós fizemos primeiro o Medibank na cobertura básica hospitalar com o mínimo de extra. Depois aumentamos para o “Top hospital cover” quando pensamos em ter filho, pois esse era o único que cobria IVF e obstetrícia, mas mantemos o básico para “extras cover”. Agora recentemente mudamos para o BUPA porque eles tem convénio com a empresa do Thiago e saia mais barato o valor mensal e com cobertura maior de extras.

Quanto ao valor a ser pago mensalmente, vai depender muito do plano que vc escolher, da sua idade, e da sua renda mensal (sim, isso também conta). Se vc for um casal na faixa dos 30 anos, com renda mensal conjunta de uns $90.000-$150.000 por ano, estiver pensando em ter filho e escolher o plano Top Hospital + Extras 55% do Medibank com excess de $250, por exemplo, vai pagar em torno de $300 por mês. Comparado com o valor dos planos no Brasil, eu até acho bem barato.

Ah, e vale dizer que eu uso o Medibank também para seguro de vida e seguro de viagem toda vez que saio do pais (inclusive quando vou pro Brasil, pra não ficar a mercê do SUS caso precise de um tratamento mais caro).

Grande P.S.: Isso tudo que eu falei pode variar para outro estado da Austrália, e só se aplcia pra quem vem com visto de residência. Para outros vistos os tipos de plano de saúde privado são diversos e a cobertura e preço idem.

No próximo post vou dar um exemplo prático de como funciona a cobertura do plano privado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário