quinta-feira, 4 de abril de 2013

Festival português em Petersham

Alguns domingos atrás – dia 17 de março, pra ser mais precisa – fomos no festival português que acontece todo ano em Petersham (mais conhecido como o bairro português).

Além das barraquinhas com comidas típicas (nos acabamos nas sardinhas, nas bifanas – sanduíche de carne de porco -, no pastel de Belém, nos tremoços) tinham outras com cerveja e vinho português, artesanato, e um palco com atrações tipicas, sendo que o ponto alto do dia foi o show do “The Gift”, banda de rock portuguesa de muito sucesso por lá (ótima, por sinal).

Minha única crítica foi em relação a “intromissão” do Brasil na festa, com uma ou outra barraca com salgadinhos e um grupo tocando axé e capoeira. Não me entendam mal, longe de mim não gostar das tradições do meu país e de sua vasta cultura. Só não acho justo que sempre tenha algo do Brasil nas festas portuguesas e a recíproca não seja a mesma. Aliás, com nossos amigos portugueses temos visto que eles sabem muito mais sobre a cultura brasileira do que nós sabemos da deles. Os portugueses no Brasil são muito lembrados pelas piadas e estereótipos (que eles detestam, com toda razão), mas fora isso não vejo muito interesse dos brasileiros. Talvez isso se deva ao fato do Brasil ser muito fechado culturalmente (na minha humilde opinião) a tudo que vem de fora (tirando os EUA, lógico). Claro que temos uma cultura muito rica, uma música sensacional, mas acho meio injusto que o mercado brasileiro seja tão fechado a tanta coisa boa que é feita mundo afora e não apenas em língua inglesa. Há muita banda sensacional na América Latina (sou fã da música latina, diga-se de passagem), e em muitos outros países dos quais nem ouvimos falar. Essa banda portuguesa mesma, o “The Gift”, tocam uma música de altíssima qualidade, fazem sucesso não só em Portugal como em outros países, e nem ouvimos falar no Brasil, mesmo eles falando português, o que em tese facilitaria a comunicação.

Então eu acho sim, que se o festival é português deve ter só comida e música portuguesa. Ou então que pelo menos haja a recíproca nos festivais brasileiros. E tenho dito! :-)

Vamos as fotos:

Churrasco português



Cerveja portuguesa – Sagres



Barraquinha de artesanato



Show do “The Gift”




Os brasileiros invadindo a festa




Pra terminar, uma aula de "português" para brasileiros. Diz o Thiago (e nossos amigos portugueses) que eu preciso de um intensivo dessas aulas, enquanto ele já tira onda com seu vocabulário repleto de "comboio", "autocarro" "que, pá", etc. Quem sabe ele um dia não se anima a retornar ao blog para dar uma aula particular... ;-)



Um comentário:

  1. Concordo com você: Portugal não é Brasil!
    São países bem diferentes (mesmo falando a mesma língua ...).
    Não temos que misturar as coisas.
    Que façam Festa Brasileira com toda nossa cultura, que é vastíssima!
    Beijos.

    ResponderExcluir