sábado, 13 de abril de 2013

O outro lado

Antes de nos mudarmos pra Austrália, lemos muitos blogs na internet sobre o assunto. Uma coisa que sempre nos incomodou foi o fato de em muitos deles só ser retratado o lado bom da experiência.

Sim, eu sei que as pessoas tendem a só falar das coisas boas, seja em facebook, no twiter, nas redes sociais de uma forma geral. É como se todo mundo fosse feliz e radiante 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Eu entendo isso, de verdade, afinal ninguém gosta de alguém que fica reclamando da vida a todo momento. Só acho que quando se passa por uma experiência tão radical como mudar de país, largar família, amigos, toda a sua segurança, soa falso pensar que tudo possa ser fácil e maravilhoso o tempo todo.

Digo isso pois por mais que eu e Thiago sempre soubemos o desafio que era a experiência, confesso que achava que seria bem mais fácil. Então acho que tenho meio que a obrigação de transmitir isso aos que pensam em fazer o mesmo. Até porque acho que dividir esses sentimentos faz os outros se sentirem um pouquinho melhores por não serem alienígenas e estarem passando por momentos difíceis quando parece que todo mundo a volta está achando a experiência linda e maravilhosa.

Claro que cada pessoa encara a vida de uma forma diferente, há quem saiba lidar melhor ou pior com os obstáculos, mas dizer que tudo é 100% perfeito, 100% do tempo, desculpe, mas é 100% falso.

Já dissemos nesse blog que nem sempre tudo foram rosas. Os primeiros 6 meses foram infernais, os 6 seguintes foram um pouco melhores (ou melhor dizendo, menos piores) e só depois de 1 ano é que as coisas começaram a se assentar.

Hoje digo com toda convicção que não penso em voltar pro Brasil, que estamos felizes aqui. Mas nem sempre foi assim... Muitas vezes pensei em voltar, algumas fiquei deprimida. Amigos e família fazem falta (sempre), lidar com os problemas do dia-a-dia em inglês é cansativo (ou melhor, “exhausting”), tem horas que parece que o cosmos está conspirando contra você. E isso longe da sua “casa”, do seu porto seguro, é muito difícil de lidar.

Por isso, se vc está pensando em vir morar na Austrália (ou qualquer outro país) meus conselhos são:

1) tente não elevar muito suas expectativas, as coisas podem não acontecer como vc espera.

2) venha aberto a uma nova cultura, novos hábitos, novos paladares. Se prender ao que tem no Brasil e não tem aqui só vai te fazer ficar preso no passado e não se abrir a novas experiências.

(isso vindo de alguém que “importa” clandestinamente mate leão do Brasil e mantém um estoque de 3 caixas em casa pros períodos de seca... haha Como diz o ditado: “faça o que eu digo, não o que eu faço”. Em minha defesa tenho a dizer que isso é exceção, de uma forma geral já me desapeguei e “abracei” um novo paladar - TIM TAM, cookies, banana bread... haha)

Um adendo: não estou dizendo pra abandonar de vez as comidas brasileiras e a cultura de seu pais. Claro que não! Nós vamos sempre em Petersham comprar feijão, farinha de rosca, pão de queijo e outros mais. Mas isso não significa que também não tenhamos aderido à vasta opção de restaurantes da cidade, com pratos do mundo todo e provado de tudo.

3) o começo é realmente difícil, todo mundo diz isso e vc só pensa que é conversa pra boi dormir, mas não, daqui a 1 ano vc também vai estar falando o mesmo pra quem acabou de chegar.

4) se permita ficar triste às vezes, faz parte. E todo mundo passa por isso, mesmo aqueles que não contam essa parte.

5) se depois de um tempo vc ainda assim não se adaptar à nova cultura, não tenha vergonha de voltar pro Brasil, ou tentar a vida em outro país. A Austrália é um ótimo lugar pra se viver, mas não significa que essa tenha que ser a opinião de todos. Eu amo, mas tenho uma amiga que está detestando a experiência e só fala em voltar pro país dela.

6) nunca se arrependa do que fez, só do que não fez. Cada caminho que escolhemos não é melhor ou pior que outro, só diferente, e traz seus ônus e bônus.

Pra quem quiser trocar ideias, fique a vontade pra me escrever: denisefpg@gmail.com.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo Blog! Estou começando o meu processo de pedido de visto de trabalho e as informações postadas por vocês são muito interesantes e têm me ajudado bastante!

    Obrigado,

    Igor Eduardo

    ResponderExcluir