quinta-feira, 11 de abril de 2013

Sobrenomes - a saga!

Se vc é brasileiro e tem mais de um sobrenome (caso da esmagadora maioria) esse post é pra vc! haha

Tudo bem que eu sempre achei que meus pais exageraram nos meus 3 sobrenomes (com um “de” no meio pra ser a cereja do bolo), que juntos somam 22 letras, mas nunca achei que iam me causar tantos transtornos como aqui na Austrália...

Explico: aqui a regra geral é name + middle name + surname. O segundo é opcional. Na prática se usa o primeiro nome e o sobrenome de família.

Daí porque ninguém entende como eu posso ter 3 sobrenomes! E grandes!

Toda vez que tenho que soletrar meus sobrenomes me sinto como naquelas competições de crianças que vc vê nos filmes/seriados americanos, saca? Pois é, inglês não é minha língua nativa, até hoje eu confundo o som do “e” e “i” na hora de soletrar e sou agraciada com um sobrenome grande e cheio de “es” e “is”, com silabas como “uei” e "au" que os australianos simplesmente não conhecem e não sabem pronunciar.

A situação é tão recorrente que sempre que me pedem meu sobrenome já falo de antemão: “sim, tenho 3 sobrenomes. Não, meus pais não quiseram me sacanear, é só tradição no meu país”. haha

Pra vcs sentirem o meu drama, seguem algumas das situações que já passei:

- pra cada cadastro que faço resolvem abreviar meu sobrenome de uma forma. Acho que não tenho 2 cadastros iguais...

- na hora de comprovar residência pra tirar a carteira de motorista, exigiram um “bank statement” com meu nome completo. Fui no banco e me disseram: “mas seu nome todo não cabe no nosso sistema” (?!?). Minha resposta: “se vira” (de forma mais educada que isso, claro. rs). E se viraram...

- eu tinha 2 contas de superannuation (tipo um fundo de pensão, um dia falo dele) com a mesma empresa, e não conseguia consolidar pela discrepância de sobrenome (abreviado em uma delas). Como não era algo urgente, deixei pra lá. Até que alguns meses depois a empresa se deu conta de que era eu em ambas as contas e fez a consolidação espontaneamente. Vai entender...

- tentava acessar o site do plano de saúde, digitava meu nome + sobrenome e nada. Até que liguei pra lá e descobri o que impedia: meu sobrenome (um deles) estava cadastrado como primeiro nome (?!?). É uma festa, as vezes acho que as empresas fazem loteria com meu nome na hora de fazer o cadastro...

O Thiago tem 2 sobrenomes, mas como são curtos as pessoas aqui acham que o primeiro sobrenome é o nome do meio e passa batido. Já eu...

Se vc está pensando em vir morar na Austrália e tem 3 sobrenomes ou mais, o que tenho pra dizer é: meus pêsames!

3 comentários:

  1. Mas é TOTAL assim.

    Meu sobrenome são duas partes, mas a primeira são duas palavras. Os aussies não sabem o que fazer com tanto nome.

    ResponderExcluir
  2. Ahahah adorei!
    Complicado, né?
    Imagina Dom Pedro morando aí ahhahahah
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Meu filho tem primeiro nome composto mais dois sobrenomes. Será que eles vão confundir isso também? rsrsr

    ResponderExcluir